Em Braga, residências senior ganham prêmio 5 estrelas

Em Braga, residências senior ganham prêmio 5 estrelas

O Centro Social do Vale do Homem atua com Lar de Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia para Pessoas com Alzheimer e outras Demências.


Avaliada pelos clientes, o Centro Social do Vale do Homem foi distinguido como ícone nacional em 2023 e recebeu o Selo Cinco Estrelas. Este reconhecimento, concedido em Portugal, decorre da avaliação de um grupo restrito de empresas e entidades que se evidenciam pela sua excelência e elevado nível de satisfação de seus clientes e usuários.

O Centro Social do Vale do Homem – CSVH, é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), fundada em 2006, presente na região do Vale do Homem, Cávado e Neiva, nomeadamente, em Amares, Barcelos, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vila Verde.

O CSVH presta serviço para mais de 300 pessoas (idosas e com Doença de Alzheimer e outras Demências), contendo 5 estruturas em pleno funcionamento:
– Centro Social (Vila Verde);
– Lar das Termas (Amares);
– Casa da Citânia – Saúde Mental (Vila Verde);
– Casa da Alegria – especializada em Alzheimer e outras Demências (Vila Verde)
– FelizMENTElar (Gualtar – Braga).

Para o futuro próximo prevê-se o Clube dos Pequenos: Berçário e Creche em Braga; a Quinta do Senhor: “Casa Mãe” – no âmbito da deficiência e Habitação Colaborativa em Vila Verde; e ainda, as Casas do Minho – com respostas para a deficiência numa perspetiva inovadora do ecocohousing em Barcelos.

O Centro Social do Vale do Homem atua sobre a área social, saúde e cultural, com as respostas de Lar de Idosos/Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia para Pessoas com Alzheimer e outras Demências.

O Centro Social do Vale do Homem disponibiliza aos seus usuários e comunidade, uma ampla e abrangente oferta de serviços especializados (veja aqui):

FelizMENTElar em sua completude, um lugar onde reina a harmonia

A notícia da premiação divulgada no início de abril em nada surpreendeu-me, uma vez que em março visitei uma das 5 unidades do Centro Social do Vale do Homem que é, verdadeiramente, um centro de excelência na prestação de serviços destinados às pessoas idosas e às pessoas com Doença de Alzheimer e outras Demências.

Em missão pela Associação StopIdadismo, acompanhei o José Carreira (Presidente) à cidade de Braga, que incluiu uma visita ao FelizMENTElar, uma das unidades do Centro Social do Vale do Homem. Lá fomos recebidos pelo Arquitecto Jorge Pereira, Sócio-Fundador e Presidente do CSVH, que gentilmente nos levou a conhecer aquele Lar em todos os seus detalhes.

Visitamos todas as dependências do FelizMENTElare conhecemos os diferentes tipos de atendimentos e serviços que lá são oferecidos pelos profissionais que lá trabalham. No horário do almoço, pudemos ver o tratamento atencioso e gentil concedido aos moradores que lá habitam. Destaco a harmonia que reinava no lugar, a qual se vislumbrava no semblante dos residentes e dos colaboradores.

Testemunhei pessoalmente a qualidade do serviço prestado e a preocupação com a dignidade da pessoa idosa que ali reinava – fatores que justificam a atribuição do Selo Cinco Estrelas ao CSVH.

Recebe as últimas notícias!

Não perca nenhuma notícia, receba cada matéria diretamente no seu e-mail!

O FelizMENTElarestá instalado na Casa de Charme, imóvel belamente preservado da antiga Quinta da Igreja, em Gualtar. De arquitetura notável, apresenta detalhes arquitetônicos refinados como, por exemplo, as “namoradeiras” existentes nas suítes de uma ala denominada “premium”.

Estes são serviços e espaços existentes naquele Lar excepcional:
– Piscina Dinâmica
– Banho Vichy/Hidromassagem
– Ginásio
– Fisioterapia
– Rooftop e barbecue com vista panorâmica
– Biblioteca
– Sala Snoozelen
– Cabeleireiro
– Jardim Inglês/jardim exterior com bioginásio
– Espaço de culto

O que é o Prêmio Cinco Estrelas em Portugal

Por meio de um inquérito nacional, com nomeações diretas feitas pela população, a entidade identifica os ícones nacionais mais relevantes para os portugueses: elementos culturais, recursos naturais, monumentos e patrimônio, aldeias, vilas e cidades, gastronomia e produtos naturais e típicos do país.

Conheça as demais marcas portuguesas e ícones de referência nacional que para 2023 foram destacados pelos consumidores portugueses como realmente Cinco Estrelas.

Fotos: arquivo pessoal


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/novo/courses/fragilidades/

Silvia Triboni

Repórter, Advogada com MBA em Gestão Pública pela FGV, residente em Lisboa, Portugal, 64 anos. Criou o projeto Across the Seven Seas, cujo objetivo é o desenvolvimento do protagonismo sênior. É palestrante e membro da rede internacional Aging2.0. Faz parte da Consultoria Longevida, especializada na área do envelhecimento. Empreendedora, levou para a nação lusitana o curso brasileiro Repórter 60+ Portugal.

Compartilhe:

Avatar do Autor

Silvia Triboni

Repórter, Advogada com MBA em Gestão Pública pela FGV, residente em Lisboa, Portugal, 64 anos. Criou o projeto Across the Seven Seas, cujo objetivo é o desenvolvimento do protagonismo sênior. É palestrante e membro da rede internacional Aging2.0. Faz parte da Consultoria Longevida, especializada na área do envelhecimento. Empreendedora, levou para a nação lusitana o curso brasileiro Repórter 60+ Portugal.

Silvia Triboni escreveu 24 posts

Veja todos os posts de Silvia Triboni
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Email

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading