Blogs

Os BLOGs aqui apresentados são de responsabilidade de profissionais convidados pelas suas práticas junto ao segmento idoso assim como seu comprometimento quanto a construção da cultura da longevidade em suas mais diversas dimensões. Estes espaços vão desde compartilhamento de experiências e desafios sobre nosso longeviver até a disseminação de conhecimento científico.

60+saúde

Este blog é para se pensar sobre nosso longeviver: os cuidados e as formações dos profissionais, assim define a médica Maria Elisa Gonzalez Manso, que é Mestre em Gerontologia Social, Doutora em Ciências Sociais pela PUC SP com pós.doc em Gerontologia Social pela PUC-SP. Neste espaço ela escreve sobre experiências médicas que soam como um alerta para um cuidado humanístico, mais acolhedor. O blog trata ainda de questões relacionadas à promoção da saúde e prevenção de doenças, sempre com ênfase em um envelhecimento ativo e saudável e focado no sujeito.


AMPID

Este Blog, chamado AMPID, tem como objetivo contribuir para o diálogo social e a promoção dos interesses dos idosos e pessoas com deficiência. Será a voz da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID, criada para promover e defender os direitos das pessoas idosas e das pessoas com deficiência e que tem atuação em âmbito nacional desde 2004. O espaço será coordenado por seu presidente (gestão 2017-2019), Alexandre de Oliveira Alcântara, Promotor de Justiça – Ministério Público do Estado do Ceará (17ª Promotoria de Justiça Cível – Núcleo do Idoso e Pessoa com Deficiência), e Professor da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará- ESMP, e por Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, Promotor de Justiça titular da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Núcleo Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro) e também membro da AMPID. Os  conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados neste espaço são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da AMPID nem dos responsáveis em administrar este Blog.



Aprender é viver

Este Blog “Aprender é viver”, está sob a responsabilidade do jornalista, bacharel em Psicologia e editor Mário Lucena, quem escreve através de Manuel de Barro – madeirense, torcedor do Nacional, economista com mestrado em Coimbra e doutorado em Aveiro, aposentado, viúvo, pai de dois filhos e avô de duas netas (gêmeas) e um neto -, português de meia viagem e brasileiro de coração. Mário Lucena narra sua experiência na USP-Butantã e na EACH (USP-Leste), como estudante da UnATI, Universidade Aberta à Terceira Idade, a partir de seu personagem Manuel de Barro.


Descomplicando o orçamento

O Blog “Descomplicando o Orçamento”, sob a responsabilidade de Luiz Carlos Betenheuser Júnior, pretende ser um canal de comunicação com pessoas interessadas em saber mais sobre políticas públicas, controle social e gestão orçamentária. A proposta tem como premissa abordar esses temas numa linguagem acessível, incentivando mais brasileiros e brasileiras a se interessarem pela temática orçamentária, algo que interfere diretamente durante todas as etapas da vida. Nele, serão apresentadas algumas experiências vivenciais de quase 30 anos de setor público (25 deles na área financeira), na Prefeitura de Curitiba, além dos últimos cinco anos atuando em Conselhos Municipais da área de assistência social (o de Assistência, o dos direitos de Criança e do Adolescente e o dos direitos das Pessoas Idosas). A proposta deste canal também é o de interagir com os leitores (que poderão enviar mensagens eletrônicas para o endereço [email protected]), trocando ideias de temas, explicando pontos de vistas, ouvindo sugestões e críticas. Este espaço também será usado para divulgar pesquisas acadêmicas do grupo de Políticas Públicas da UFPR, a convite do professor Huáscar Fialho Pessali, do qual o responsável por este blog faz parte.



Direitos do Longeviver

Este Blog “Direitos do Longeviver”, está sob a responsabilidade de Natalia Carolina Verdi – advogada, bacharel em direito, Especialização em Direito Médico, Odontológico e Hospitalar, Especialização em Direito da Medicina na Universidade de Coimbra e Mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP. Tem como objetivo trazer à discussão questões relacionadas aos direitos dos idosos nas mais variadas ordens. Elas são abordadas de maneira simples e objetiva, visando esclarecer sobre o emaranhado de direitos que tocam à pessoa idosa. Abordam-se reflexões acerca de temas variados, muitas vezes em vigência, mas desconhecidos do grande público, ou ainda por estarem em discussão midiática, mas de maneira superficial ou distorcida do que a lei realmente traz como norma a ser seguida. O Blog fica totalmente aberto às críticas, às sugestões ou às dúvidas, sempre almejando aclarar de maneira cada vez mais satisfatória os temas por ele abordados.



Gerontoblog

Sob a responsabilidade de Beltrina Côrte, Luciana Helena Mussi e Ruth G. da Costa Lopes, este Blog visa disseminar conhecimento científico produzido na PUC-SP a partir de cursos de graduação, especialmente Psicologia, além do mestrado em Gerontologia e eventos diversos, como os que são produzidos pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Nepe). A ideia é popularizar as produções acadêmicas sobre nosso longeviver, levando para a sociedade em geral informações qualificadas.



Perspectivas da Sexualidade

Este blog convida à reflexão sobre assuntos relacionados à “Revolução da Longevidade” e ao respeito à singularidade das pessoas idosas, em questões de saúde coletiva, sexualidade e diversidade, sob a curadoria de Milton Crenitte, médico geriatra, doutor em ciências pela USP, coordenador do ambulatório de sexualidade do Serviço de Geriatria do HCFMUSP e apresentador do podcast EnvelheSER caxt.

Poética da Velhice

Cristiane Tenani Pomeranz é Arteterapeuta e mestre em Gerontologia pela PUC-SP. Idealizadora do Projeto Faça Memórias que trabalha a Arte e o afeto como estímulo de pensamento aos idosos com problemas de esquecimento e do Atelier Arte&Inclusão que faz uso da Arteterapia a favor das pessoas com deficiência. Entusiasta da Vida, aposta na Arte como meio de explicar e resignificar velhices. Clarificar a Gerontologia sob a ótica da Arte é a proposta deste Blog.



Recorda-me

Simone de Cássia Freitas Manzaro (Psicóloga, pós-graduada em Gerontologia, com aperfeiçoamento em Atenção Domiciliar, capacitação em Saúde da Pessoa Idosa e capacitação em Doença de Alzheimer e condições similares pela ABRAz- Nacional) e, convidados especiais, narram sua atuação profissional dentro do âmbito do envelhecimento fragilizado e dissertam sobre o tema a partir de experiências e reflexões pessoais, destacando as diversas faces de intervenção deste contexto, oferecendo promoção de saúde e qualidade de vida enquanto possível. Aposta na informação como veículo para um cuidado precoce, humanizado e afetuoso, afinal, quando criamos possibilidades de cuidado para outras pessoas, abrimos caminhos de conhecimento para nós mesmos.


Sabor & Saber

O blog Sabor&Saber, coordenado pela doutora em Educação e mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP, Ana Maria Ruiz Tomazoni, trata de questões relacionadas à promoção da saúde, priorizando alimentos naturais ao prazer de comer, valorizando o ato de cozinhar com técnicas gastronômicas, memórias gustativas, afetivas e sua cultura, na busca de um envelhecimento ativo e saudável. Celebra o alimento como uma dádiva, ou como disse Hipócrates, o pai da medicina: Que o alimento seja teu único remédio.


Tempo de viver

Este Blog “Tempo de viver…” é composto por mim, Luciana Helena Mussi, engenheira, psicóloga, mestre em Gerontologia e doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Escrevo sobre as velhices, a espiritualidade, o cinema, a gerontologia social e a psicogerontologia. Sou autora dos livros: O envelhecer diante da ameaça de morte e do desejo de vida – Uma reflexão Bergmaniana (Portal Edições) e Representações sociais do nazismo no cinema: Estudo sobre a desumanização e resistência à desumanização (Editora CRV). Integra-se às minhas reflexões o ilustre Barão de Lavapés, nacionalidade brasileira, profissão esperança, entre outros colaboradores.



LinkedIn
Share
WhatsApp
Email