‘Memórias Lúdicas’, um curso que eterniza bons momentos em livro

‘Memórias Lúdicas’, um curso que eterniza bons momentos em livro

O propósito do curso é resgatar memórias com leveza, presentificá-las por meio de narrativas que serão estimuladas a partir dos exemplos trazidos pela professora e colegas


São dez oficinas on-line comandadas por Cremilda Medina, professora sênior da ECA/USP, uma das melhores na área de humanidades da Universidade de São Paulo e, quiçá, do Brasil. Os encontros se dão às quartas-feiras, das 15h às 17h, conforme programação disponível no nosso site de cursos. Quem não puder acompanhar ao vivo, as aulas ficam gravadas e disponíveis por todo o período do curso e até o fechamento do livro de memórias da turma. Mas o privilégio de compartilhar os conhecimentos da professora, sua experiência e história de vida é de tamanha riqueza que vale todos os sacrifícios para estar ‘presente’ ao máximo de encontros para discutir com ela suas propostas e ideias e ouvir suas histórias afetuosas.

O propósito das oficinas é resgatar memórias com leveza, presentificá-las por meio de narrativas que serão estimuladas a partir dos exemplos trazidos pela professora e pelos colegas repetentes, pois o curso é tão gostoso que muitos repetem, repetem e repetem. Depois da pandemia (que rendeu o livro 2020 – o ano em que o mundo se afetou), a professora tem proposto temas para facilitar aos participantes o resgate de memórias. Exemplo disso são os livros de 2023, Sagas da Viagem, nosso lançamento, e Ruas de Nossa Vida, do primeiro semestre.

O próximo curso/livro de memórias lúdicas terá como tema Escola. Quem não carrega memórias saborosas dessa etapa da vida? Etapa, aliás, que nunca passa, pois estamos sempre aprendendo, sem contar que a vida é uma escola. Portanto, o campo é fértil para boas narrativas que contarão com a supervisão primorosa da professora Cremilda, que lê todos os textos (sem julgar, sem corrigir, porque a ideia é colocar memórias no papel com total liberdade, sem se preocupar com regras de escrita, sem amarras). A professora aponta alternativas para enriquecer o texto de cada participante de forma personalizada, usa os truques de quem passou por muitas redações de jornais e revistas e de sua convivência com estudantes de jornalismo e pós-graduação. Aos 81 anos a professora segue ativa na orientação de TCC, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Abro aqui um parêntese para contar que conheci a professora depois dos 60 anos, quando passei a frequentar cursos na USP 60+, nome atual da Universidade Aberta à Terceira Idade, criada pela professora emérita Ecléa Bosi, no início dos anos 1990 do século passado, para colocar lado a lado alunos de graduação e pessoas idosas, uma troca intergeracional na qual todos ganham, por isso a USP 60+ é um sucesso e segue cada vez mais forte (atualmente sob a batuta do professor Egídio Dórea).  

Com a pandemia, em 2019, convidei a professora para apresentar seu valioso curso na plataforma do Portal do Envelhecimento, parceria que já rendeu sete cursos/livros (todos com descontos de 30% que ainda se soma ao desconto padrão do site, + 10% para dois livros e + 20% para três ou mais livros, válido até o final de outubro, mês do idoso). O curso também está com preço promocional neste período, é só usar o cupom LONGEVIVER30.

Receba as últimas notícias!

Não perca nossas principais notícias e notícias que você precisa saber todos os dias em sua sua caiza de entrada.

Portanto, a proposta do curso Memórias Lúdicas, comandado pela professora Cremilda Medina, é resgatar com leveza bons momentos de vida e eternizar esses momentos em um livro. Não perca a oportunidade, pois não sabemos quando haverá outro curso nesses moldes, faça já sua inscrição, vagas limitadas, e se sinta uma pessoa privilegiada por ter esta rica convivência que com o desconto de 30% está saindo por um valor irrisório, por volta de R$10,00 a hora/aula.

Serviço
Curso online Memórias Lúdicas
Datas: de 21 de fevereiro a 24 de abril/2024
Dias: quartas-feiras, das 15h às 17h
Carga horária: 20 horas
Plataforma: google meet
Inscrições aqui


Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

Compartilhe:

Avatar do Autor

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

Mário Lucena escreveu 86 posts

Veja todos os posts de Mário Lucena
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.