Comemore o Dia dos Pais com torta holandesa original

Comemore o Dia dos Pais com torta holandesa original

Que tal preparar uma gostosa sobremesa para o Dia dos Pais? A sugestão do mês é a torta holandesa, a original e uma versão dela.


Neste mês, nossa sugestão de sobremesa especial, a pedido de filhas e filhos para o “Dia dos Pais” é uma torta que foi muito famosa nos anos 90 e continua como a queridinha, principalmente como sobremesas internacionais: a torta holandesa. O que poucos sabem é que a receita original dessa torta foi criada por uma brasileira e que com tanto sucesso foram feitas muitas versões, para chegar ao sabor da tão famosa “torta holandesa” que virou sobremesa em milhões de restaurantes pelo Brasil até os dias de hoje. A sugestão segue a receita original e uma outra versão modificada com leite condensado, fácil de fazer e de congelar.

A sobremesa “torta holandesa” que, apesar de seu nome, é totalmente brasileira, não tem nenhum vínculo com a Holanda, onde as sobremesas são, geralmente, preparadas assadas e com muitas frutas frescas e não geladas.

A “torta holandesa” foi criada m 1990 pela cozinheira e empresária campineira Silvia Maria do Espírito Santo, no então Café Bruges, no centro de Campinas, São Paulo. A história começa por conta de Silvia  ter sofrido uma perda e um acidente, fatos que a fizeram viajar para a Inglaterra, em 1989, para estudar e trabalhar, onde ficou por um ano trabalhando como governanta na casa de uma família holandesa. Lá, ela preparava deliciosas sobremesas utilizando principalmente as frutas que cresciam no quintal da casa da família e na vizinhança, como maçãs e framboesas.

Quando voltou ao Brasil, tornou-se proprietária de um pequeno café no centro de Campinas. Na ocasião, ela recebeu um convite para ir até a casa da amiga de uma vizinha, cuja anfitriã ofereceu um pavê, feito com bolachas Maria em camadas alternadas com creme branco, com cobertura de chocolate cremoso. Esse pavê impressionou Silvia por conta de sua simplicidade e sabor, o que a motivou a recriar a receita em casa, porém de forma mais adequada a ser servida em seu café. Silvia então fez uma torta com apenas duas camadas de bolacha, uma embaixo e uma em cima, com recheio de creme branco.

Ao colocar a sobremesa à venda em seu café, Silvia percebeu que a receita tinha se tornado um sucesso e, então, decidiu aprimorar a receita, trocando as bolachas Maria que decoravam a sobremesa por bolachas Calipso que, ao contrário das demais bolachas, não murchavam. Após ter aprimorado a receita, Silvia decidiu então batizar a sobremesa que havia criado em homenagem à família (seus ex-patrões) de quando trabalhava na Inglaterra, que eram holandeses.

Assim, no ano de 1990, no Café Bruges, no centro da cidade de Campinas, São Paulo, foi criada a torta holandesa, sobremesa que viria se tornar uma das sobremesas mais famosas do Brasil, carregando muitas lembranças afetivas e de sabor da família holandesa com que conviveu na Inglaterra.

Após o sucesso da sobremesa, Silvia vendeu o Café para seu irmão e abriu uma empresa para venda apenas de tortas pronta entrega, junto com seu então marido Marcos Leite, a Holandesa & Cia. O foco da empresa era a venda de doces e sobremesas para restaurantes, mas mais da metade de sua demanda vinha da venda de tortas holandesas. Após desentendimentos entre Silvia e o  responsável pelas finanças, a empresa foi vendida em 2005 para a atual “Mr. Bey Alimentos”, até os dias de hoje com muito sucesso no mercado.

Agora que você já conhece a origem da torta, desejo que a faça e se surpreenda com a torta holandesa original, pois é deliciosa! Aproveite para celebrar a vida em festa e na mesa com a família, especialmente com os pais.

Segue receitas para você leitor do Portal do Envelhecimento.  

Torta Holandesa Original

Ingredientes
Base da Torta:
150g de biscoito maisena
80g de manteiga derretida

Recheio da Torta:
200 g de manteiga temperatura ambiente (Ponto pomada)
200g de açúcar de confeiteiro peneirado
3 gemas peneiradas
2 latas de creme de leite (reserve o soro)
1 pacote de bolacha Calipso
1 colher de café de essência de baunilha

Cobertura Clássica:
300ml de leite
30g de manteiga
1 colher de sopa de açúcar
125 de achocolatado ou chocolate

Cobertura Moderna (ganache):
200 g de chocolate em barra meio amargo
100g de creme de leite (pode ser o soro do creme de leite)
1 colher de sopa de licor de cacau

Modo de Preparo
Base da Torta:
– Triturar os biscoitos Maria ou Maisena, no processador ou liquidificador (ou mixer) juntamente com a manteiga derretida! Formará uma farofa.
– Coloque em forma (22 cm) de fundo removível, aperte bem para fixar o fundo e nas laterais coloque as bolachas Calipso. Observe que o lado do chocolate deve ficar para fora, para decorar.
– Leve ao freezer por 4 horas ou mais.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Recheio da Torta:
– Bater na batedeira a manteiga e o açúcar, bata até obter um creme bem claro.
– Junte as gemas peneiradas e continue batendo, formará um creme.
– Acrescente o creme de leite sem soro e continue batendo em velocidade baixa agora, até formar um creme leve. Junte gotas de baunilha e bata novamente.
– Coloque-as no fundo da forma preparada com as bolachas.
– Adicione o creme preparado e leve ao freezer por 24h
– Só então retire do freezer e coloque a cobertura.

Cobertura – Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo ou micro-ondas, até reduzir e formar um creme espesso. Desligue espere esfriar um pouco para cobrir a torta.  Coloque novamente no freezer. Retire 1 hora antes de servir e deixe na geladeira.

Cobertura Moderna (outra opção),  usando chocolate em barra meio amargo
– 200 g chocolate em barra meio amargo
– 100 g de creme leite (1/2 xícara)
– se quiser 1 colher de sopa de licor de cacau. 

Preparo: Derreter o chocolate com creme de leite no microondas, mexendo até ficar cremoso e brilhante. Deixe amornar e cubra a torta. Leve para gelar. Importantíssimo: servir bem gelada ou semicongelada.

Torta Holandesa Versão Diferente

Ingredientes
– 1 pacote de bolacha calipso
– 1 pacote de bolacha de maisena
– 2 colheres de sopa (50g) de manteiga

Creme para o recheio
– 1 lata de leite condensado
– 1 xícara de chá leite
– 1 colher de sopa de gelatina incolor em pó
– 3 colheres de sopa de agua
– 3 gemas peneiradas
– 1 lata de creme de leite sem soro
– 200 gramas de manteiga

Cobertura
– 300 gramas de chocolate meio amargo picado
– 1 caixa (200) de creme de leite
– 1 colher de sopa de licor de cacau

Modo de preparo
Deixe todos os ingredientes na geladeira.

Base da Torta
Triture (liquidificador) as bolachas Maria ou Maisena, como farofa e misture com manteiga, coloque no fundo de uma forma e reserve.

Recheio da Torta
– Forme as laterais da forma com bolacha calipso.
– Em uma panela, adicione leite condensado, leite e gemas, mexa até que fique cremoso, desligue.
– Hidrate a gelatina com água e deixe 30 segundos no microondas, acrescente ao creme pronto. Incorpore vagarosamente.
– Bata, em batedeira de bolo, o creme de leite e manteiga por 4 minutos até ficar bem fofo e misture o creme anterior. Bata por mais 2 minutos, coloque na forma. Leve para o freezer por 4 horas.

Cobertura
– Derreta o chocolate em banho maria com creme de leite, mexa até ficar cremoso. Junte o licor e misture bem. Espere amornar e coloque por cima da Torta congelada.
– Volte à geladeira se for consumir no mesmo dia, ou freezer. É importante servir essa Torta Holandesa bem gelada, ficará mais saborosa!


Ana Maria Ruiz Tomazoni

Ana Maria Ruiz Tomazoni - Doutora em Educação (PUC-SP), Mestre em Gerontologia Social (PUC-SP) e Pós-Graduada em Hotelaria e Eventos pelo Senac SP. É fundadora e Diretora Pedagógica da Escola de Gastronomia Sabor & Saber. Atua como docente, educadora alimentar, pesquisadora, escritora e palestrante. É avó de 7 netos e uma eterna aprendiz. E-mail: [email protected]. Site: www.saboresabergastronomia.com.br. Facebook Sabor & Saber Gastronomia. Instagram: saboresabergastronomia

Compartilhe:

Avatar do Autor

Ana Maria Ruiz Tomazoni

Ana Maria Ruiz Tomazoni - Doutora em Educação (PUC-SP), Mestre em Gerontologia Social (PUC-SP) e Pós-Graduada em Hotelaria e Eventos pelo Senac SP. É fundadora e Diretora Pedagógica da Escola de Gastronomia Sabor & Saber. Atua como docente, educadora alimentar, pesquisadora, escritora e palestrante. É avó de 7 netos e uma eterna aprendiz. E-mail: [email protected]. Site: www.saboresabergastronomia.com.br. Facebook Sabor & Saber Gastronomia. Instagram: saboresabergastronomia

Ana Maria Ruiz Tomazoni escreveu 43 posts

Veja todos os posts de Ana Maria Ruiz Tomazoni
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS