Caderno de Exercícios de Estimulação Cognitiva, disponível gratuitamente

Caderno de Exercícios de Estimulação Cognitiva, disponível gratuitamente

Este caderno de exercícios, disponível gratuitamente, é um recurso pedagógico que ajuda na estimulação cognitiva de pessoas idosas, alfabetizadas ou não.


Este e-book gratuito de exercícios de estimulação cognitiva foi elaborado por alunos do curso de Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo) para a unidade curricular de Desenvolvimento Humano, sob supervisão das professoras Dra. Andreia Silva da Mata e Dra. Maria Adelina França.

Para a confecção deste material, realizamos a coleta de outros materiais e e-books extraídos da internet e, em seguida, adaptamos esses materiais para que melhor servissem ao nosso propósito, qual seja, organizar um caderno de exercícios que pudesse ajudar na estimulação cognitiva de idosos, sendo estes alfabetizados ou não. Todas as devidas referências dos materiais utilizados encontram-se no final deste e-book.

Inicialmente, o caderno traz uma apresentação dos principais conceitos relacionados às funções cognitivas, como por exemplo, a memória, linguagem, atenção, funções executivas, coordenação motora e percepção visuoespacial, relacionando-os ao conceito de estimulação cognitiva.

As atividades aqui reunidas têm como objetivo ajudar as pessoas idosas a exercitarem o raciocínio, a linguagem, a memória e tantas outras funções cognitivas importantes para a melhora da qualidade de vida da população idosa.

Algumas dessas atividades não dependem de escolarização para serem realizadas, como as atividades de colorir, já para as atividades do tipo palavra cruzada a escolaridade é necessária. Ainda, cada atividade pode exigir diferentes níveis cognitivos, assim, logo, cabe aos familiares ou companheiros(as) da pessoa idosa analisarem previamente as atividades e escolher aquelas que se adequem melhor às necessidades da pessoa.

As atividades mais complexas apresentam instruções e lista de materiais necessários para sua realização. Estas, precisam necessariamente do suporte de um familiar ou companheiro(a) para confeccionar previamente os materiais.

Por fim, é importante que a pessoa idosa possa ter a liberdade de escolher aquelas atividades da qual ela gostaria de fazer ou as quais ela sabe que pode realizar, sem cobranças ou julgamentos, pois além dos estímulos cognitivos, buscamos com este material proporcionar à pessoa idosa momentos também de descontração, divertimento e bem-estar.

Recebe as últimas notícias!

Não perca nenhuma notícia, receba cada matéria diretamente no seu e-mail!

Acesse na íntegra o Caderno de Exercícios

Serviço
Caderno de Exercícios de Estimulação Cognitiva
Organizadoras: Claudia Fontalva Jacintho, Mathaus Martins Santos, Michelle Cristine da Silva Modesto, Pedro Gimenes Camargo, Pedro Monteiro Bedoian, Thaísy Midori Sunada Rosa, Andreia Silva da Mata e Maria Adelina França
Ano: 2023

Foto destaque de Geert Fasseur/pexels


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/novo/courses/curso-gravado-sindromes-geriatricas/

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4193 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Email

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading