Este guia traz reflexões acerca da educação profissional e tecnológica para pessoas idosas, desde elementos teóricos, sugestões de temas e metodologias sugeridas pelos/as velhos/as
Ingrid Rochelle Rêgo Nogueira e Francisco Vanderlei Ferreira da Costa (*)
Este Guia Didático é parte da Dissertação Entre Demandas e Invisibilidades: velhos(as) de Fortaleza e suas expectativas sobre A Educação Profissional e Tecnológica, elaborada como pré-requisito para conclusão do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
CONFIRA TAMBÉM:
O “Guia didático: Envelhecimento e educação profissional e tecnológica”, disponível online e gratuitamente, tem como objetivo apresentar reflexões acerca da Educação Profissional e Tecnológica para pessoas velhas, incluindo elementos teóricos, sugestões de temas e metodologias sugeridas pelos/as velhos/as participantes da pesquisa, que originou a referida dissertação, bem como indicações de materiais para trabalhar a temática.
A concepção de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) aqui abordada, não se refere à educação restrita a atender as necessidades do mercado de trabalho e do capital, mas uma educação que considera as trajetórias e contextos de vida, as necessidades e potencialidades de seus participantes e que seja dotada de uma perspectiva de educação integral, crítica e emancipatória.
A respeito deste Guia Didático, diríamos ao(à) leitor(a) que é possível enxergá-lo em três dimensões. A primeira, na apropriação do tema, que embora apresentado de forma resumida, problematiza as principais questões quando se pensa a EPT para pessoas velhas; segundo, no apresentar um rico acervo de materiais, que perpassam todas as dimensões, sentidos e percepções, o que contribui no pensar a educação para velhos(as), e mesmo no refletir a importância das gerações na constituição de um projeto de sociedade; e por fim, uma proposta de sequência didática, pensada para a última etapa da educação básica, que contribui na educação de jovens do ensino médio a olharem para o processo de envelhecimento, num nítido movimento de romper preconceitos e visões preestabelecidas sobre esse público.
Este Guia busca promover, dessa maneira, uma formação significativa para educandos(as) velhos(as), de modo que se interseccionem os conceitos de EPT e Gerontologia. Para tanto, a autora e o autor têm a compreensão de que a educação precisa ser analisada a partir de fatores fundamentais, dentre eles a conexão com os determinantes socioeconômicos presentes na vida dos(as) educandos(as) e com as políticas e os programas educacionais, ou seja, a educação não pode ser analisada de maneira isolada ao seu macro contexto. É imprescindível, pois, observar toda a dimensão do processo educativo para que haja coerência sobre o que é planejado e as ações pedagógicas que estão sendo realizadas.
Ademais, salientamos que este Guia Didático não encerra a discussão sobre o tema, nem contempla todas as possibilidades de oferta de uma Educação Profissional e Tecnológica para todas as gerações, incluindo a geração mais velha, mas aponta possibilidades, considerando os olhares das pessoas velhas participantes da pesquisa que o originou.
Leia o Guia na íntegra a seguir ou acesse por este link:
Serviço
Guia didático: envelhecimento e educação profissional e tecnológica
Autores: Ingrid Rochelle Rêgo Nogueira e Francisco Vanderlei Ferreira da Costa
Ebook: online
Acesso: gratuito
Ano: 2023
(*) Ingrid Rochelle Rêgo Nogueira – Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, é especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família e Especialista em Saúde da Pessoa Idosa. É assistente social do Ministério Público do estado da Bahia (MPBA) na área de Direitos Humanos, com ênfase em Direito da Pessoa Idosa. Coordenou o Trabalho Social com Idosos do Serviço Social do Comércio em Fortaleza (SESC). É especialista em Gerontologia titulada pela SBGG. É técnica no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF), da Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: [email protected]
Francisco Vanderlei Ferreira da Costa – Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp. Mestrado em Linguística e Graduação em Letras, ambos pela UnB. Pós-doutoramento sobre educação Intercultural na UNIRIO. É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia no Campus de Porto Seguro. Coordena a Ação Saberes Indígenas na Escola. É líder do grupo de pesquisa GETII – Grupo de Estudo em Temática Indígena e Interculturalidade e participa do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica OIIIIPe.
Foto destaque de @Alcides Freire Melo, colaborador do Portal do Envelhecimento
Agende-se!
Não perca nossa live, na próxima quarta, dia 30, às 19 horas