Exames são a melhor forma de prevenir o câncer de próstata

O novembro azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Urologista explica que a prevenção deve ser feita em duas etapas: a primária e a secundária

Por Sandra Capomaccio (*)


O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. O urologista Daher Cezar Chade, professor da Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com ênfase em Uro-Oncologia, explica que os cuidados devem ser mais frequentes a partir dos 50 anos.

Os tumores de próstata podem ser de baixa, média ou alta agressividade. Os exames regulares são muito importantes para detectar o câncer na próstata logo na fase inicial da doença. Fase essa em que o câncer não apresenta sintomas, segundo o urologista da USP. 

Sintomas

Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Entre os sintomas estão as dores nos ossos, dor para urinar, vontade constante de urinar e a presença de sangue na urina. 

Receba as últimas notícias!

Não perca nossas principais notícias e notícias que você precisa saber todos os dias em sua sua caiza de entrada.

A prevenção do câncer na próstata é feita em duas etapas: a primária e a secundária. A primária está relacionada a hábitos saudáveis de vida. Já a secundária inclui os exames periódicos. 

Esse tipo de câncer chega a atingir 16% dos homens e sua frequência aumenta com a idade. O especialista diz que a  escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um, de acordo com a fase da doença. 

(*)Sandra Capomaccio escreve para o Jornal da USP. Fonte:Jornal da USP no Ar 

Foto: Reprodução/Freepik


Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4189 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo