Edital Itaú Viver Mais: inscrições abertas!

Edital Itaú Viver Mais: inscrições abertas!

As inscrições, gratuitas, para o Edital Itaú Viver Mais 2025, já estão abertas e vão até 12 de junho às 18h. Agende essa data e horário!


O Edital Itaú Viver Mais tem se mostrado uma importante ferramenta de desenvolvimento social que seleciona projetos sociais, aprovados nos Fundos Municipais, Estaduais ou Nacional de Direitos da Pessoa Idosa, para serem apoiados financeiramente pelo Itaú com recursos do Imposto de Renda (Pessoa Jurídica e Pessoa Física).

O objetivo é estimular a execução de projetos que fortaleçam a rede de proteção dos direitos da pessoa idosa, bem como o ciclo de políticas públicas orientadas ao envelhecimento populacional. O Edital apoia projetos que promovem e garantem os direitos da população 60+, conforme determina o Estatuto da Pessoa Idosa.

O período de inscrição dos projetos do Edital Itaú Viver Mais, por meio do Fundo de Direitos da Pessoa Idosa, teve início no dia 14 de maio e

encerra-se às 18h do dia 12 de junho de 2025.

Quem pode participar?

Podem participar Organizações da Sociedade Civil (OSCs), sem fins lucrativos, de direito privado, devidamente regularizadas, que existam há pelo menos 2 (dois) anos, conforme documentação comprobatória. A submissão do projeto pode ser realizada por qualquer representante da OSC, desde que esteja autorizado pela organização e o projeto atenda integralmente aos requisitos estabelecidos no edital. O projeto precisa ter sido previamente aprovado no Fundo Municipal/Estadual ou Nacional de Direitos da Pessoa Idosa.

Assista o vídeo contendo alguns aprendizados do Edital ao longo de suas edições a fim de qualificar melhor o seu projeto:

Sobre o Edital Itaú Viver Mais 2025

Serão priorizadas no processo de seleção de projetos aprovados nos respectivos Fundos, as propostas que promovam os seguintes eixos:

Apoio à infraestrutura: construção, reforma, ampliação, compra e aquisição de bens com foco na garantia dos direitos da pessoa idosa.

Promoção e garantia de direitos: produção de conhecimento socioterritorial por meio de diagnósticos, formação de conselheiros, planejamento e gestão da rede e dos atores locais/organizações que trabalham com a pessoa idosa, entre outras atividades afins.

Fortalecimento e Letramento sobre Empreendedorismo e novas formas de geração de renda: promoção do protagonismo e da autonomia financeira das pessoas idosas, com foco na inserção e reinserção produtiva.

Letramento financeiro: promoção de iniciativas que garantam a acessibilidade, reflexão e a adoção de boas práticas em relação ao dinheiro com temas como, por exemplo, controle do endividamento, prevenção à violência patrimonial, gestão de reservas financeiras, combate à fraude e educação financeira.

Letramento e inclusão digital: promoção de iniciativas que integrem as pessoas idosas ao âmbito digital e sua acessibilidade, ampliando sua presença e conexão com a sociedade.

Cultura: promoção de iniciativas que por meio de práticas culturais ampliem a qualidade de vida e bem-estar de pessoas idosas, além do fortalecimento de vínculos comunitários.

Esporte: apoio a programas socioeducativos que, através da prática esportiva, melhorem a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas idosas, contribuindo também para o fortalecimento dos laços comunitários.

O Guia abaixo traz informações úteis que podem contribuir para um maior entendimento sobre o Edital Itaú Viver Mais 2025:

Além dos eixos definidos neste Edital, serão priorizadas as propostas que articulem transversalmente em suas atividades os seguintes temas:

Ambiência: Promoção de ações que envolvam o ambiente doméstico e privado e os arranjos de moradias institucionais, em contextos urbanos/rurais.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Meio ambiente: Promoção de iniciativas que colaborem para a preservação do meio ambiente, redução dos impactos negativos provocados pelo clima, educação ambiental e promoção do bem-estar e sustentabilidade.

Intergeracionalidade: Promoção de interações sociais entre indivíduos de idades distintas e troca de experiências de vida, valores e princípios, e fortalecimento de laços familiares e comunitários.

Cidadania: Promoção, valorização e implementação de práticas que oportunizem o desenvolvimento pessoal e coletivo, as potencialidades do envelhecimento, e a participação das pessoas idosas na vida econômica, política e social do país.

Pontos adicionais

Além dos eixos e temas transversais, os projetos que contemplem os itens abaixo receberão 0,5 ponto para cada item adicional na fase de análise técnica:

Diversidade: Iniciativas de combate a discriminações étnicas, raciais, de gênero e de idade, para promover a participação e valorização das velhices da população negra, povos indígenas, pessoas com deficiência e comunidade LGBTI+.

Território: Projetos realizados na região Norte do Brasil.

Atenção para as inscrições
A inscrição se realiza pelo preenchimento de um formulário, composto por questões obrigatórias e opcionais, e envio de documentos. Neste link estão disponíveis o regulamento do Edital e o formulário de inscrição a ser preenchido diretamente via internet. Para acessar o site de inscrição, sugerimos utilizar o navegador Google Chrome, pois outros navegadores podem apresentar incompatibilidade, além disso, é recomendável que a inscrição seja realizada por meio de um computador.

Serviço
Edital Itaú Viver Mais 2025
Abertura do período de inscrições: 14/05/2025
Envio de dúvidas sobre o edital: até dia 01/06/2025
Fim do período de inscrições: 12/06/2025 até às 18h00
Período de análise dos projetos: de 23/06/2025 a 06/10/2025
Divulgação do resultado do edital: 15/10/2025
Repasse para projeto aprovado na conta do Fundo de Direitos da Pessoa Idosa: até 31 de dezembro de 2025

Mais informações
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (11) 93225-3060

Assista a live de lançamento e veja as principais dúvidas colocadas a respeito do Edital:

Atualizado às 15h42


banner em fundo verde anunciando curso de ultimos socorros

Beltrina Côrte

Jornalista, Especialização e Mestrado em Planejamento e Administração do Desenvolvimento Regional, Doutorado e Pós.doc em Ciências da Comunicação pela USP. Estudiosa do Envelhecimento e Longevidade desde 2000. É docente da PUC-SP. Coordena o grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação, e é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE), ambos da PUC-SP. CEO do Portal do Envelhecimento, Portal Edições e Espaço Longeviver. Integrou o banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Basis/Inep/MEC até 2018. Integra a Rede Latinoamericana de Psicogerontologia (REDIP). E-mail: [email protected]

Compartilhe:

Avatar do Autor

Beltrina Côrte

Jornalista, Especialização e Mestrado em Planejamento e Administração do Desenvolvimento Regional, Doutorado e Pós.doc em Ciências da Comunicação pela USP. Estudiosa do Envelhecimento e Longevidade desde 2000. É docente da PUC-SP. Coordena o grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação, e é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE), ambos da PUC-SP. CEO do Portal do Envelhecimento, Portal Edições e Espaço Longeviver. Integrou o banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Basis/Inep/MEC até 2018. Integra a Rede Latinoamericana de Psicogerontologia (REDIP). E-mail: [email protected]

Beltrina Côrte escreveu 124 posts

Veja todos os posts de Beltrina Côrte
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

-->

Conecte-se com a gente

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS