Seminário “Envelhecer com futuro”, inscrições abertas

Seminário “Envelhecer com futuro”, inscrições abertas

Seminário apresenta os resultados finais das 10 pesquisas contempladas pelo Edital Acadêmico de Pesquisa 2022, apoiadas pelo Itaú Viver Mais e Portal do Envelhecimento. Inscrições abertas.


O Seminário: Envelhecer com futuro, a ser realizado presencialmente no dia 20 de outubro (sexta-feira), das 8 às 18 horas, no auditório da PUC-SP/Unidade Vila Mariana/Unifai, em São Paulo, apresenta pesquisas inéditas contempladas pelo Edital Acadêmico de Pesquisa 2022. Entre os temas a serem discutidos estão: violência financeira; meio ambiente, gênero e interculturalidade; velhices LGBTQIA+; transmasculinidades e envelhecimento; velhices negras; vulnerabilidades sociais e programáticas; e a intergeracionalidade nas organizações. Inscrições abertas e gratuitas (link).

O evento acadêmico é promovido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento – NEPE, da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde (FACHS), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e conta com o apoio do Itaú Viver Mais e Portal do Envelhecimento.

Edital Acadêmico

O Edital Acadêmico surgiu em um período de redução dos investimentos científicos, negacionismo e descaso com as políticas de ciência e tecnologia do País, em 2021, especialmente com temáticas que envolvem a longevidade, e concretiza uma nova modalidade de investimento social voltado à pesquisa acadêmica, ampliando nosso compromisso em colaborar para a construção de conhecimento, fator chave para a longevidade e a participação plena na sociedade.

“Encontrar recursos públicos para custear pesquisas brasileiras nunca foi tarefa fácil. Encontrar recursos privados tampouco. Esta última realidade é bastante diferente nas culturas norte-americana e europeia, em que é corriqueiro programas inteiros de pesquisa e até grandes instituições devotadas ao ensino e ciência serem total ou parcialmente sustentados por recursos privados, vindos de investidores/patrocinadores ou ação benevolente de doadores”, assinala o professor da UnB Otávio de Tolêdo Nóbrega, no prefácio do ebook gratuito “Envelhecer com futuro”, Volume 1, o qual traz o resultado das pesquisas realizadas em 2021.

O envelhecimento populacional é um dos fenômenos a ser enfrentado pela academia, governo e sociedade. Afinal, hoje são 32 milhões de pessoas idosas, representando 16% da população total do país.

As pesquisas a serem apresentadas no “Seminário: envelhecer com futuro” contribuem para ampliar o compromisso da própria Universidade em colaborar para a construção de conhecimento com grande impacto social, a fim de possibilitar maior dignidade às velhices de hoje e de amanhã.

Programação

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Manhã
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Mesa: Saúde financeira e segurança de internet
1) A violência financeira às pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social face às inovações tecnológicas (Belém/PA);
2) Os Impactos do Sistema de Regulação do Crédito Consignado no Enfrentamento a Violência Financeira Contra Pessoas Idosas (Paraíso do Tocantins/TO)

11h – Mesa: Desenvolvimento sustentável e solidário
1)  A percepção de problemas ambientais urbanos e suas influências nas vidas de mulheres mais velhas em Belém e em Curitiba: um choque entre o Brasil do Norte e o do Sul (Curitiba/PR);
2) Envelhecimento, educação ambiental e interculturalidade: por uma velhice virtuosa e feliz (Araraquara/SP)

Tarde
13h30 – Credenciamento
14h – Mesa: Envelhecimento e diversidade: Intergeracionalidade
1) Inclusão da pessoa idosa e a importância da Intergeracionalidade nas organizações: experiência, conhecimento e potencialidade da pessoa idosa transmitida para as novas gerações;
2) Convívio Intergeracional e Representações Sociais de Velhices LGBTQIA+: uma revisão de escopo (São Paulo/SP)

15h15 – Mesa: Envelhecimento e diversidade: Transmasculinidades e velhices LGBTQIA+ 
1) Transmasculinidades e Envelhecimento: perspectivas sobre cuidado e atenção à saúde (São Paulo/SP);
2) A velhice da população da LGBTQIA+ e as políticas de direitos humanos no Brasil (Santa Cruz do Sul/RS)

16h30 – Mesa: Envelhecimento e diversidade: Velhices negras
1) Representações da velhice negra na publicidade em vídeo brasileira (São Paulo/SP);
2) Diversidades na Velhice: Vulnerabilidades Sociais e Programáticas. Segundo Recorte de Cor de Pele e Gênero (São Paulo/SP)
17h45 – Encerramento

Serviço
Seminário: Envelhecer com futuro
Data: 20/10/2023
Horas: das 9h às 12h15 e das 14h às 18h
Local: Auditório da PUC-SP/Unidade Vila Mariana/Unifai
Endereço: R. Afonso Celso, 671/711 – Vila Mariana, São Paulo (Próximo ao metrô Santa Cruz/linha azul)
Inscrições: Gratuitas (já estão abertas). Vagas limitadas
Público: geral (estudantes, profissionais de diversas áreas, gestores e interessados)
O evento terá emissão de certificado
Maiores informações: [email protected]


Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4301 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS