A sexualidade pode ser expressada na maneira como nos vestimos.
Recentemente, em uma roda de conversa sobre sexualidade com pessoas idosas, eu perguntei para os participantes se já haviam ido a um Sex Shop[1] e se sim, se acreditavam que tal ambiente pudesse ser acolhedor a pessoas mais velhas.
CONFIRA TAMBÉM:
Alguns disseram que não, mas que já haviam comprado algo pela internet para se “descobrir”, mas a resposta que gerou maiores reflexões veio de Jandira (nome fictício):
– “A única vez em que fui a um Sex Shop eu comprei um pijama!”.
Todos rimos, mas fiz questão de agradecer a sua frase e coragem pelo compartilhamento de sua experiência, sem deixar de discutir as reflexões que sua frase gerou.
A primeira delas retorna a um dos principais pontos quando abordamos a sexualidade. Trata-se de algo extremamente amplo, que pode ser expressado na maneira como nos vestimos, nas relações que desempenhamos, no olhar ao espelho, no passar uma maquiagem e também em usar um pijama e gostar da sensação: seja com a libido e satisfação em dormir, mas também em sentir um tecido gostoso tocando sua própria pele.
Por isso, apesar da reação inicial de todos os presentes ter sido o riso, manifestar a própria sexualidade comprando tal vestimenta diz muito sobre nossa liberdade e experiências.
Em segundo lugar, tal manifestação corrobora com mais uma ideia, a de que pode ser muito bom ter alguém para compartilhar de nossa expressão da sexualidade. Entretanto, sentir-se bem, desejar a si mesma e até mesmo se masturbar são atividades que não precisam de mais ninguém além de nós mesmos.
Nesse sentido, com uma frase aparentemente inocente, Jandira iluminou todos os presentes com uma grande sabedoria. O fato de ter ido a um sex shop e ter comprado um pijama superficialmente poderia indicar que sua sexualidade estaria adormecida ou prestes a adormecer, mas na verdade revelou o contrário: está acordada e pronta para começar o dia.
Nota
[1]Loja especializada na venda de artigos eróticos e relacionados com o sexo ou destinados a proporcionar prazer sexual, de acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa: https://dicionario.priberam.org/sex%20shop.
Foto de cottonbro studio/pexels.
Saiba mais
https://www.youtube.com/@envelhesercaxt