Publicação traz conteúdos sobre intergeracionalidade, como indicação de livros, filmes e dinâmicas que dialogam com o envelhecimento e com a troca entre gerações.
Ingrid Rochelle Rêgo Nogueira e Adriana Costa Batista (*)
Para além dos dados demográficos, que apontam um crescente e avançado processo de envelhecimento populacional brasileiro, as relações intergeracionais assumem papel de destaque quando pensamos que o Brasil é uma sociedade que caminha a passos largos para a velhice e deseja viver cada vez mais, entretanto não enxerga a pessoa idosa em sua integralidade, não se reconhece nela e não valoriza as múltiplas velhices existentes em nosso país.
CONFIRA TAMBÉM:
Tal afirmação se assenta nos diversos estereótipos contra pessoas idosas, no crescente idadismo, ainda mais evidenciado durante a Pandemia da COVID-19; nas escassas e, muitas vezes, ineficientes e fragmentadas políticas de atenção à pessoa idosa, na desvalorização desse público e na diversa e crescente violência.
Compreendendo que a transformação desse cenário envolve fatores socioculturais, políticos e educacionais, o estímulo e fortalecimento das relações e coeducação entre as gerações significam uma das possíveis ferramentas para forjarmos um cenário social no qual as diferentes gerações tenham seus direitos garantidos e sejam valorizadas, respeitadas e cuidadas.
Assim, a intergeracionalidade se apresenta como um importante elemento contribuinte para a garantia de direitos de pessoas de todas as idades, prevenção ao idadismo e violência, bem como para a construção de uma sociedade justa e digna para todos/as. Dessa forma, a presente publicação – Intergeracionalidade: prevenção ao idadismo e construção de uma sociedade para todas as idades – tem como objetivo fomentar discussões e práticas acerca das relações intergeracionais, sendo dividida em partes, nas quais oferecem respectivamente elementos teóricos para debates e ferramentas para a intervenção junto às diversas gerações.
A publicação trata primeiramente das Relações intergeracionais: importância, desafios e estratégias; depois fala sobre Intergeracionalidade e prevenção ao idadismo: construção de uma sociedade para todas as idades; em seguida traz excelentes referências sobre a Literatura infantil assim como da Literatura para adultos a respeito da temática; posteriormente apresenta Referenciais teóricos e outros materiais técnicos sobre relações intergeracionais; assim como Relações intergeracionais e cinema, trazendo uma amostra de alguns filmes a respeito.
Finalmente, o e-book Intergeracionalidade: prevenção ao idadismo e construção de uma sociedade para todas as idades indica Jogos, dinâmicas e atividades. Ou seja, esta publicação é uma verdadeira caixa de ferramentas para quem quer atuar com a temática ou qualificar a atuação de quem já vem trabalhando com a intergeracionalidade.
Por considerar que estamos em constante transformação e que nesse processo, gerações e suas relações também se modificam, nesta publicação não pretendemos esgotar a discussão sobre o tema, nem mesmo apontar todas as estratégias possíveis para o fortalecimento das relações intergeracionais, mas visamos enfatizar a importância do tema, atrair para ele um olhar e indicar ferramentas para que ele seja propagado, debatido e construído na interação dos diversos sujeitos sociais.
Dessa forma, esperamos que as reflexões, ferramentas e atividades propostas possam contribuir para a construção de ricas interações, fortalecimento das relações e propostas intergeracionais.
Referência
NOGUEIRA, Ingrid Rochelle Rêgo e BATISTA, Adriana Costa. Intergeracionalidade: prevenção ao idadismo e construção de uma sociedade Rochelle Rêgo Nogueira, Adriana Costa Batista. Brasília: SESC/DF, 2022.
(*) Ingrid Rochelle Rêgo Nogueira e Adriana Costa Batista são autoras do e-book. As ilustrações são de Julião Jr., e foram extraídas do e-book. Adriana atua no Sesc-DF.
Atualizado às 21h13
Saiba mais