Curso Memórias Lúdicas: da USP para o Portal do Envelhecimento

Curso Memórias Lúdicas: da USP para o Portal do Envelhecimento

Estão abertas as inscrições para o curso Memórias Lúdicas, que começa em 21/02.


Em 1993, por iniciativa da professora Ecléa Bosi, surge a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), vinculada à pró-reitoria de cultura e extensão da USP, antecipando em dez anos o Estatuto da Pessoa Idosa (2003), que determina em seu capítulo 5, artigo 25: “O poder público apoiará a criação de uma universidade aberta para as pessoas idosas”. Desde então, milhares já se “formaram” em cursos oferecidos pelas Universidades Abertas de todo o Brasil.

Na USP, o aluno pode escolher entre disciplinas de graduação ou optar por cursos complementares (didático-cultural ou físico-esportivo), criados especialmente para esta população. A pessoa idosa não faz testes para entrar nem se exige dela trabalhos e, normalmente, a frequência é uma ou duas vezes por semana. As inscrições são semestrais, em fevereiro para o primeiro semestre e em junho/julho para o segundo (confirmem no site da USP60+ ou nas UATI de sua cidade).

Em 1997, Manoel Chaparro, professor da ECA/USP, propôs à Unati/USP (hoje USP 60+), o curso Aventura de Fazer Jornal. Definiu-se que o tom das narrativas – independente do tema – deveria ser de otimismo, tal qual o espírito do grupo, descrito assim por Isaura Marques: Porque a vida não se esgota, renova-se. Porque é preciso viver intensamente cada minuto.

As histórias criadas pelo grupo foram editadas e publicadas no jornal Reproposta, que o próprio grupo distribuía na universidade e em locais como supermercados, farmácias, postos de gasolina, condomínios etc. Aos poucos, o grupo percebe que, para criar suas histórias, recorrem à memória. E Memória é o tema da sétima edição do Reproposta, lançado em 1999, Ano Internacional do Idoso, de acordo com resolução da ONU.

Em 2004, Chaparro se aposenta e, em seu lugar, assume a professora Cremilda Medina, que coloca os idosos em sala de aula junto aos alunos de graduação e pós-graduação, como na proposta original de Ecléa Bosi. A intergeracionalidade e a interdisciplinaridade são revolucionárias. No lugar do jornal, os textos passam a integrar os livros da série temática São Paulo de Perfil.

O tempo passa, a professora se aposenta e se afasta, em parte, da universidade, deixando as aulas de graduação, a Unati, e passando a se dedicar somente à pós-graduação. Em 2018, uma antiga aluna, Etty Veríssimo, convence o coordenador atual da USP60+, professor Egídio Dórea, a convidar a professora para retomar o projeto. Ela topa e o longevo curso, com o título de Narrativas da Contemporaneidade/Memórias Lúdicas, volta a ser oferecido pela ECA/USP.

Em 2019, já com a parceria do Portal do Envelhecimento, o curso migra para as dependências do prédio histórico da USP/Maria Antônia. No início de 2020, porém, surge a Covid 19 e tudo é suspenso. Diante da frustração dos alunos e para quebrar o isolamento, o Portal do Envelhecimento coloca sua plataforma on-line à disposição da professora para uma experiência à distância com o grupo. O curso passa a ser gerido pelo Espaço Longeviver e todos se adaptam rapidamente produzindo um livro histórico: 2020 – O Ano em que o Mundo se Afetou.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

As produções dos alunos, suas memórias, passam a ser publicadas em livros pela Portal Edições. A cada semestre, um novo volume. Os mais recentes tratam de temas específicos como Biografias Anônimas, Ruas de Nossa Vida, Sagas da Viagem etc., dinamizando as produções e mexendo com a memória dos participantes.

Oficinas de Memórias Lúdicas

Cada curso rende um livro e cada livro é um curso. Para conhecer este projeto por dentro, que ajuda a resgatar suas melhores memórias de um jeito lúdico, inscreva-se, pois as vagas são limitadas. Conduzido pela professora sênior Cremilda Medina, uma das mais importantes da ECA/USP, o curso está dividido em dez oficinas, de duas horas cada, de fevereiro a abril de 2024. A professora orienta cada aluno como se fossem candidatos ao bacharelato, mestre ou doutor. Se você está desenvolvendo uma dissertação, uma tese, um TCC, ou simplesmente quer colocar no papel uma boa recordação e vê-la publicada em livro, não perca a oportunidade. Aproveite, também, para adquirir os livros produzidos pelos participantes das edições anteriores do curso Memórias Lúdicas com descontos especiais.

Serviço
Oficinas de Narrativas online: Memórias Lúdicas com Cremilda Medina
Datas: de 21 de fevereiro a 24 de abril
Dias: sempre às quartas-feiras
Horário: das 15h às 17h
Carga horária: 20 horas
As aulas serão gravadas e disponibilizadas
Inscrições aqui


Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

Compartilhe:

Avatar do Autor

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

Mário Lucena escreveu 95 posts

Veja todos os posts de Mário Lucena
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS