O IV Congresso Internacional de Envelhecimento Ativo: Envelhecimento e Desigualdades Sociais em Contexto Pós-Pandêmico da Covid-19, a ser realizado de 29/11 a 01/12, na UNESP, campus de Franca/SP, está com inscrições abertas. O evento, promovido pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), tem por objetivo promover a troca de experiências, mobilização, organização, formação cultural e socialização da produção intelectual de cientistas sociais, com ênfase no/a pós-graduando/a, docentes, profissionais das diversas áreas, sobre o envelhecimento humano na sociabilidade do capital, marcado pelas desigualdades sociais de classes, gênero, raça, etnia, dentre outras, no contexto pós-covid-19.
O evento pretende propiciar discussões sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas e suas relações com o envelhecimento e a ampliação das desigualdades sociais no contexto pós-covid-19. Pretende também debater sobre as políticas sociais para as pessoas idosas em contexto de avanço do neoconservadorismo e ultraneoliberalismo contemporâneos. Além de discutir o ageísmo e a estigmatização da velhice na contemporaneidade e refletir sobre a contribuição do marxismo para a compreensão e transformação da realidade e do envelhecimento da classe trabalhadora.
CONFIRA TAMBÉM:
Aventuras e desventuras de uma mulher idosa
- 06/07/2023
A não escuta como violência à pessoa idosa
- 09/06/2023
O IV Congresso Internacional de Envelhecimento Ativo: Envelhecimento e Desigualdades Sociais em Contexto Pós-Pandêmico da Covid-19, visa ainda fortalecer e divulgar as contribuições produzidas por profissionais, estudantes, docentes e pesquisadores nacionais e internacionais (latino-americano, europeu, africano e cubano), do Serviço Social e outras áreas afins, sobre a conquista e desafios da longevidade.
Visa também estabelecer intercâmbios nacionais e internacionais de experiências de investigação e fortalecer as redes de pesquisas já implementadas e de grupos de pesquisas na área de concentração do PPGSS UNESP Franca.
Entre as atividades a serem desenvolvidas no evento, estão: Conferências, Cursos, Mesas Redondas, Apresentação Cultural, Lançamentos de Livros e Apresentações de Comunicações Orais.
A inovação do evento é a realização do I Encontro internacional de pesquisadores/as sobre o envelhecimento humano na perspectiva da totalidade social, discutindo sobre a Pesquisa no Serviço Social e a sua contribuição à produção do conhecimento sobre o Envelhecimento Humano na Perspectiva da Totalidade Social.
Eixos
O evento aceitará o envio de trabalhos até o dia 20/11/23, dentro dos seguintes eixos:
1 – Envelhecimento e desigualdade social pós pandemia da COVID-19
2 – Política de envelhecimento ativo suas possibilidades e limites frente à ofensiva neoliberal
3 – Envelhecimento e as opressões na sociabilidade do capital: classe social, raça, etnia e gênero
4 – Direitos e políticas sociais na velhice
5 – Trabalho, instrumentalidade e Serviço Social na atenção à população idosa
6 – Velhice, Direitos Humanos e Violação de Direitos
7 – Envelhecimento, família e cuidados de pessoas idosas
8 -Estado, Movimentos Sociais e Políticas Públicas
9 – Seguridade Social: Assistência Social, Saúde e Previdência
Programação
A programação consiste em cursos e mesas temáticas. Entre os cursos satélites estão os seguintes temas: Envelhecimento, Família, Cuidados e Políticas Sociais; Políticas sociales para personas mayores: cuidados, estrategias de profesionales, calidad de vida y pandemia; Crise atual do capital e desafios para classe trabalhadora; Envelhecimento e Trabalho de Assistentes Sociais: contribuindo com a construção de políticas de cuidado de longa duração; e Consolidar avanços, superar limites e enfrentar desafios: os fundamentos de uma formação profissional crítica.
Já os temas das Mesas Temáticas, contam com os seguintes temas: Desigualdades Sociais na Perspectiva de Interseccionalidade (Classe, Gênero e Raça); Políticas Sociais para Pessoas Idosas em Contexto de Avanço do Neoconservadorismo e do Ultraneoliberalismo; Envelhecimento e Ageísmo; e Resultados da Pesquisa “Mulheres Idosas em Distanciamento Social Durante a Pandemia do Covid-19: Acesso a Direitos Sociais no Brasil e em Cuba”; e Morbimortalidade de Pessoas Idosas Durante a Pandemia da Covid-19.
As apresentações de Comunicações Orais acontecerão no dia 01 de dezembro no período da manhã.
A Conferência de Abertura, intitulada “Envelhecimento e Desigualdades Sociais em Contexto Pós-Pandêmico da Covid-19” será ministrada por Alexandre da Silva, Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e Laura Sánchez Pérez, professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana e vice-presidente acadêmico da Cátedra Universitária do Idoso (CUAM), e Secretária da Seção de Psicogerontologia da Sociedade Cubana de Psicologia. A mesa será coordenada por Nanci Soares, da UNESP – Campus de Franca. Já a Conferência de Encerramento, intitulada “Contribuição do Marxismo para Compreensão e Transformação da Realidade Social e do Envelhecimento da Classe Trabalhadora”, será coordenada por Edna Maria Campanhol, do Centro Universitário de Franca, e contará com os seguintes palestrantes: Eneida Haddad, Ivo Tonet e Nanci Soares.
Serviço
IV Congresso Internacional de Envelhecimento Ativo: Envelhecimento e Desigualdades Sociais em Contexto Pós-Pandêmico da Covid-19
Data: 29/11/2023 a 01/12/2023
Local: Anfiteatro II – Marielle Franco – Superior, Campus de Franca – Unesp – Franca – São Paulo – Brasil
Endereço: Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 – Prolongamento Jardim Dr. Antonio Petraglia, Franca.
Prazo para submissão de trabalhos: até dia 20/11/23
Inscrições: https://www.even3.com.br/ivcongressointernacionaldeenvelhecimentoativo/
Vagas: limitadas