Manifesto “Somos longevos!” foi lido por Walter Feldman no encerramento da V Longevidade Expo+Fórum, em São Paulo. A 6a. edição será de 1 a 3/10 de 2024. Agende-se!
Somos longevos. Somos ricos em diversidade e em complexidade. Somos únicos, indivíduos e coletivos, colaboradores e cooperativos. Somos longevos, temos um passado e insistimos em termos, também, um futuro.
Reunidos, aqui na V Longevidade Expo+Fórum, fica evidente que encontramos ressonância na esfera pública e na iniciativa privada. O caminho para a visibilidade dos longevos é cada vez mais sólido. Igualmente são os desafios.
Entre estes, dois se destacam: o envelhecimento em um país tão desigual. E o idadismo, o grande último tabu, um preconceito tão pernicioso como universal e estruturante.



Foram três dias de muito debate, de muita aproximação e esclarecimento, mas fundamentalmente de usufruir da oportunidade ímpar que a Longevidade Expo+Fórum oferece, que é a do diálogo, da interação, da criação de lugares de fala, de escuta e de ação. Sempre com um compromisso norteador: o de estimular a harmonia entre as gerações.
também:
Nós, longevos, fazemos parte das urgências que o contexto mundial nos impõe: as crises climáticas, sociais, políticas e econômicas mundo afora evidenciam que nós, como sociedade, precisamos nos responsabilizar, precisamos romper com um modus operandi que evidentemente é perverso e improdutivo.
Trata-se de uma mudança crucial para o nosso bem-viver. E depende de uma conscientização individual e coletiva da nossa prática como cidadãos, associada a ações de governantes do nosso país e do planeta.
Ao longo destes três dias ouvimos repetidamente que, para chegar bem aos 100, é preciso se preparar. Quanto mais cedo, melhor: nunca é tarde demais. Mas não basta apenas o esforço individual; ele deve estar amparado em políticas públicas e, também, do setor privado.
E o que isso tem a ver com a Longevidade Expo+Fórum? Absolutamente, tudo. A longevidade e a sustentabilidade se entrelaçam. Sem amanhã não há propósito e sem propósito não há presente.
Vamos saudar esta iniciativa de reunir e aproximar o poder público e a iniciativa privada da comunidade longeva. É através da interação e da integração que a Longevidade Expo+Expo nos viabiliza, que conseguiremos colaborar com as novas demandas desta sociedade, que se vê frente ao desafio e oportunidade de se reinventar mais plural, tolerante e inclusiva. E o tempero vem das organizações da sociedade civil que, sem amarras, podem representar as vozes, muitas vezes caladas, daqueles que são mais vulneráveis e invisíveis.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o envelhecimento ativo e saudável representa a maior conquista social dos últimos 100 anos. Por outro lado, é também um imenso desafio para os próximos cem. Temos que reconhecer esse fato de primordial importância.
Temos hoje representatividade no Congresso Nacional e temos que comemorar esse ganho, porque a questão da longevidade, que é transversal e suprapartidária, passará a ser pautada na dinâmica legislativa e executiva do país.
Estamos envelhecendo juntos, a cada minuto, e esta é a oportunidade de construção do exercício pleno da nossa cidadania, para juntos ressignificarmos questões que viabilizarão uma vida mais plena e, certamente, digna e feliz. A vida já se tornou mais longa; é preciso também torná-la mais ampla.
Nosso eminente Ariano Suassuna já nos disse (ele, um longevo eterno): A tarefa de viver é dura, mas fascinante. Sejamos fascinantes!
ATENÇÃO
A 6a edição será de 1 a 3 de outubro de 2024. Agende-se!

Em tempo
A V Longevidade Expo+Fórum terminou em uma grande celebração no Dia Mundial da Pessoa Idosa, 1º de outubro, embalada por um show do grupo Demônios da Garoa. Cerca de 10 mil pessoas acompanharam uma programação intensa de painéis, debates e atividades direcionadas ao público 50+, além de conferir as últimas novidades e lançamentos das mais de 100 marcas expositoras voltadas ao mercado da longevidade, no pavilhão amarelo do Expo Center Norte. Nesta edição, as pautas principais foram de economia, tecnologia, empreendedorismo e mercado. O Fórum São Paulo de Longevidade promoveu mais de 100 palestras divididas em oito eixos temáticos, abordando diversos aspectos do processo do envelhecimento. Entre os assuntos debatidos, destaque para economia, inovação e sustentabilidade. O Portal do Envelhecimento e Longeviver tem orgulho de fazer parte dessa comunidade desde 2019. E seguimos juntos rumo à VI Edição, em 2024!
Fonte: Longevidade Expo+Fórum
Fotos: Divulgação
Atualizado às 10h49
