Recomendações para Carnaval

Recomendações para Carnaval

Especialistas do InfoGripe fazem alertas para os foliões aproveitarem o Carnaval com festividade e segurança

Lidiane Nóbrega (*)


Com a chegada do Carnaval, especialistas do Boletim InfoGripe Fiocruz fazem alertas para os foliões aproveitarem a festividade em segurança. O cenário atual é positivo e mostra que, diferentemente desse mesmo período nos anos anteriores, a maioria do país mantém queda ou está em uma situação compatível com a oscilação natural de casos graves de problemas respiratórios.

Apesar da pandemia estar em uma situação mais controlada, o pesquisador Marcelo Gomes destaca que, em eventos com grande aglomeração, a transmissão de vírus respiratórios em geral é facilitada. “A principal recomendação nesse Carnaval é em relação a quem está com sintomas respiratório próximo às festas, aos blocos e aos desfiles. Se a pessoa está carregando o vírus da Covid-19 ou influenza, que também continua em baixa, fica o alerta de evitar passar em grandes eventos porque pode facilitar o processo de aumento de casos na sua localidade”, pontua o coordenador do InfoGripe. 

O especialista reforça ainda a importância da campanha de vacinação de Covid-19 (com a vacina bivalente), que se inicia no dia 27 de fevereiro. Nesse momento, a imunização está focada na população com maior risco de desenvolver casos graves de Covid-19, como idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência. “É extremamente importante que ela tenha uma alta adesão. Caso, de fato, haja um novo ciclo de aumento de casos nos próximos meses, o que está dentro do esperado, é fundamental ficar em dia com a quantidade de doses recomendadas para o seu caso em particular para que isso não gere impacto significativo em casos graves”, comenta Gomes. 

Boletim InfoGripe

O último Boletim mostra que, embora ainda não reflita no agregado nacional, é possível observar aumento de casos positivos para os vírus influenza A e Sars-CoV-2 (Covid-19) no estado do Amazonas nas semanas recentes. Apesar do volume relativamente baixo, essa tendência pode ser um indicativo de início de temporada de crescimento de casos. “Na semana passada, já tínhamos dado destaque ao ligeiro aumento dos casos positivos associados ao Influenza A no Amazonas, e, nessa atualização, o sinal já é mais claro. Por causar impacto na tendência de aumento de novos casos semanais nas semanas recentes entre o público adulto, esse dado requer um pouco mais de atenção, em particular, no estado do Amazonas”. 

Receba as últimas notícias!

Não perca nossas principais notícias e notícias que você precisa saber todos os dias em sua sua caiza de entrada.

O estudo aponta para queda de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todas as faixas etárias adultas e crescimento entre as crianças e adolescentes. O aumento no público infantil é observado em estados de diferentes regiões do país. “Como esse dado está concentrado somente entre o público infantil, isso é bastante sugestivo de que não se trata de Covid-19, mas sim outros vírus respiratórios, que eventualmente podem estar aproveitando o momento de retomada das aulas para gerar um impacto um pouco maior nesse grupo em particular”, afirma o pesquisador. 

Os dados indicam manutenção do predomínio dos casos positivos para Sars-CoV-2 (Covid-19) em todas as faixas etárias da população adulta.

(*) Lidiane Nóbrega escreve para a Agência Fiocruz de Notícias

Foto destaque e Toni Canaj/pexels


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/novo/cursos/palestra-presencial-nise-da-silveira-principais-marcos-biograficos-de-um-percurso-de-vida-longeva/

Compartilhe:

  • Especialistas do InfoGripe fazem alertas para os foliões aproveitarem o Carnaval com festividade e segurança Lidia...', 'https://portaldoenvelhecimento.com.br/recomendacoes-para-carnaval/' )">
Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4149 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver


Newsletter semanal

Receba as últimas notícias da área do envelhecimento!

Newsletter Diária

Receba atualizações diárias!

Junte-se a 4 outros assinantes