Parceria entre MPCE e Sesc leva serviços de saúde, educação e cultura a ILPIs

Parceria entre MPCE e Sesc leva serviços de saúde, educação e cultura a ILPIs

A ação permite que os idosos recebam, sem sair das ILPIs, serviços de saúde, educação e cultura do Sesc


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) assinou no dia 18/10, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, Termo de Cooperação com o Serviço Social do Comércio (Sesc) para beneficiar residentes de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) no Ceará. O projeto-piloto, inédito no país, é desenvolvido em 15 ILPIs de Caucaia desde o ano passado e deve ser ampliado em 2024 para outras comarcas. A ação permite que os idosos recebam, sem sair das instituições, serviços de saúde, educação e cultura do Sesc, o que impacta direta e indiretamente na qualidade de vida e bem-estar físico e emocional dos atendidos. 

Representando o MPCE, estiveram presentes na assinatura do termo o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, e os promotores de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara, coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), e Camila Leitão, secretária executiva das Promotorias de Justiça da Comarca de Caucaia. Ambos atuam na tutela da defesa da pessoa idosa. Também participaram do momento a diretora de Programação do Sesc, Sabrina Veras; a gerente da Unidade Operacional do Sesc Fortaleza, Ana Carmélia; e a presidente em exercício da Associação Cearense Pró-Idosos (Acepi), Ana Lúcia Gondim. 

De acordo com o procurador-geral de Justiça, o MP Estadual permanece empenhado em promover a articulação, integração e o intercâmbio para garantia na defesa da cidadania da pessoa idosa. “Esse trabalho social é de extrema importância e coloca mais uma vez o Sesc como instituição parceira para abraçar o projeto. Esperamos que esse desafio seja ampliado e beneficie ainda mais pessoas que tanto contribuíram e continuam sendo importantes para a sociedade”, frisou o PGJ. 

Iniciado em Caucaia em 2022, o projeto consiste em levar atendimento em saúde, cultura, educação, assistência social e desenvolvimento comunitário. “É um trabalho de protagonismo, assistência e de valorização da autoestima da pessoa idosa. As visitas são sistemáticas”, explicou Sabrina Veras. Entre os trabalhos há também a realização de oficinas de artesanato, música, artes cênicas, pintura em tela e escrita, dentre outras. “O atendimento também se estende para trabalhadores e cuidadores das ILPIs, no sentido de qualificar as equipes técnicas para atividades de prevenção em saúde”, complementou Ana Carmélia. A Prefeitura de Caucaia, quando necessário, contribui com a cessão de transporte para os técnicos do Sesc. 

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

“Os benefícios são inúmeros. Há melhora na autoestima, em aspectos cognitivos, na interrelação entre os próprios idosos, na sociabilidade e, consequentemente, na própria saúde física e mental. A pandemia, devido ao isolamento social, trouxe muitos problemas para as ILPIs. A maioria dessas instituições, como são carentes, têm recursos limitados. Portanto, essa é uma forma de garantir que os idosos tenham acesso a direitos fundamentais”, ressaltou o promotor de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara. 

Para a promotora de Justiça Camila Leitão, é importante destacar que esse público precisa ser valorizado enquanto ser humano e detentor de vocações e talentos que podem ser aperfeiçoados. “Quando eles entram em uma ILPI, a história de vida deles não deve ser apagada. Ao contrário, deve ser ressaltada. Eles cantam, pintam, fazem artesanato. A música tem um efeito impressionante neles”, enalteceu a promotora. Há expectativa de que, em 2024, o projeto seja ampliado para outros municípios cearenses. 


AMPID

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID tem atuação em âmbito nacional desde o ano de 2004 e contribui para o diálogo social e a promoção dos interesses dos idosos e pessoas com deficiência. Site: http://www.ampid.org.br/

Compartilhe:

Avatar do Autor

AMPID

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID tem atuação em âmbito nacional desde o ano de 2004 e contribui para o diálogo social e a promoção dos interesses dos idosos e pessoas com deficiência. Site: http://www.ampid.org.br/

AMPID escreveu 66 posts

Veja todos os posts de AMPID
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

-->

Conecte-se com a gente

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS