No ato de cozinhar, uma homenagem de amor às mães!

A pandemia nos levou a repensar em muitos valores, e um deles é como presentear no dia das mães. Nossa sugestão é surpreendê-la na cozinha.


Em uma busca sobre a importância de datas comemorativas me deparei com o valor ressaltado pelo Dia das Mães. Uma pesquisa me chamou a atenção, porque estamos saindo de um período de isolamento social e repensando novos valores sobre o que presentear no dia das mães, data que se aproxima, qual atividade você faria para homenagear sua mãe no dia dela? Aliás, esta foi a sugestão dada pela equipe do Portal do Envelhecimento, e como chef de cozinha adorei a ideia e fiquei surpresa com o resultado que encontrei das minhas pesquisas:

RespostasPorcentagem
1- refeição especial em casa34% | 33%
2- pedir delivery em um bom restaurante 12% | 7%
3- assistir conteúdo muito citado12% | 11%
4- conversar à distância  – virtual11% | 9%
5- compras online com minha mãe  5% | 4%
6- passeio fora de casa 5% | 4%

Na condição também de Educadora Alimentar que utiliza os alimentos como instrumentos para educar e a importância de estar à mesa com a família, minha sugestão é: vamos cozinhar e preparar uma surpresa para a mamãe; pode ser um brunch que nada mais é do que café da manhã prolongado ou refeição matinal que serve ao mesmo tempo de desjejum e almoço. O importante é proporcionar momentos para estarem juntos!

Em nosso blog Sabor & Saber você encontra sugestões e dicas sobre o tema (brunch e encontros) e como calcular as quantidades para o número de pessoas que estarão presentes. Sugiro você dar uma olhar nessas duas postagens aqui do Portal:

Café da manhã e brunch para alimentar relações
Encontros: como calcular a quantidade de alimentos?

Que tal conhecer um pouco sobre a data?

O Dia das Mães é uma celebração que surgiu nos Estados Unidos, fundada por Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis. O dia foi criado por Anna como uma forma de homenagear sua mãe falecida em 1905.

No Brasil foi oficializado pelo decreto 21.365 assinado em 1932. O então presidente Getúlio Vargas definiu o segundo domingo do mês de maio como o Dia das Mães. A data faz parte da nossa cultura e ressalta a importância dessa figura que para muitos é sinônimo de amor, proteção, força e acolhimento. Em outros países as datas são diferentes.

Sugestões

Vamos agora às novas sugestões, com mesa posta arrumada que surpreenda, louças improvisadas e um bom aliado é o forno para servir tudo quentinho e permanecer muito tempo conversando, sentindo o verdadeiro sentido da vida juntos  nos alimentando à mesa, isso é muito especial.

Comece planejando, horário, convidados, toalha, flores e louça para cada preparação. Não esqueça de abrir os links sugeridos aqui do Portal, onde você vai encontrar suco verde, água saborizada, patês, finger foods, saladinhas e aperitivos. Vou deixar mais sugestões.

Importantíssimo: Não deixe de dizer à mãe o quanto é amada.

1- Especial queijo brie assado com massa folhada

Em homenagem a cidade de origem, Brie, na França, esse queijo é produzido com leite cru de vaca. Sua casca branca aveludada é resultado da ação de um fungo – Penicillium camemberti – que promove a maturação de fora para dentro. Sua cor é pálida, sua textura macia, seu sabor é suave e intenso. Sua característica diferenciada é ser de massa mole com mofo branco, tem uma fina crosta de bolor Penicillium branco, que se tornam impregnadas de cores castanhas e amarelas à medida que esses queijos maturam. Recomendamos fortemente que a casca desses queijos seja consumida, pois é excelente!

Obs.: As geleias de frutas vermelhas, damasco e mel harmonizam de forma especial com os queijos cremosos.

Queijo brie assado com massa folhada

Ingredientes
– 200g queijo brie
– 150g massa folhada ou massa filo
– 50 (ml) mel de laranjeira ou geleia preferida
– 50g amêndoa laminada
– 5g de alecrim – opcional se gostar
– 250g de manteiga sem sal
Obs.: Veja a opção sugerida a seguir, mas outra possibilidade é derreter o queijo sem recheá-lo, apenas cobri-lo com massa folhada, assada e dourada. Assim que sair do forno decorar com nozes, castanhas, passas. Servir à parte com patês salgados tradicionais e agridoces. É algo pessoal de acordo com o gosto de cada pessoa que irá degustar.

Modo de preparo
1- Pré-aqueça o forno a 180°C.
2-  Abra a massa folhada sem retirar o plástico de baixo, desenrolando. Leia as instruções da caixa para uso, principalmente se for utilizar a massa filo. Ambas são fáceis de ser encontradas em mercados na parte de congelados.
3- Coloque o queijo brie sobre uma das extremidades da massa e, sobre ele, coloque a amêndoa laminada e o alecrim (se gostar), conforme o seu paladar.
4- Por cima do queijo (com as amêndoas e o alecrim) espalhe com cuidado o mel, com auxílio de uma colher pequena, também de acordo com o seu paladar.
5- Feche a massa e pressione-a com as mãos rente ao queijo. Corte o excesso da massa, rente ao queijo, deixando uma borda pequena. Com o restante da massa faça uma decoração no formato de coração ou de acordo com sua criatividade.
6- Coloque a manteiga em um recipiente pequeno e derreta no micro-ondas, por cerca de 20 segundos ou até derreter. Com auxílio de um pincel culinário, pincele a manteiga derretida sobre o envolto de massa folhada. Depois, transfira-a para uma assadeira média e leve ao forno 180°C por 20 minutos, ou até dourar.
7- Retire do forno e, se preferir, para servir coloque sobre uma tábua de madeira ou um prato de sua preferência.
8- Decore a tábua com frutas secas e frescas.
Sirva quente com torradas e pães frescos.

2- Salada de frutas com suspiros e ganache

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

O Brasil é riquíssimo em frutas, nossa biodiversidade é incrível de sabores únicos que nem todos brasileiros conhecem. Elas fazem parte de nossos cardápios diários. Utilize preferencialmente as frutas regionais.

As frutas são essenciais no nosso dia a dia. Fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, ajudam no bom funcionamento do organismo e contam com poucas calorias. Para sair da rotina confira o passo a passo da salada de frutas com ganache e suspiros. Use sua criatividade e monte taças ou deixe cada participante criar a sua.

É interessante deixar as frutas higienizadas, picadas e bem montadas, pois as suas cores e frescor merecem cortes diferentes. É bom serem servidas com chocolate amargo ou ao leite, depende dos convidados, suspiros para a crocância, se ainda arriscar um chantilly fresco! Hummmmm…

Ingredientes para a receita
– 375g (1 lata) de creme de leite;
– 200g de chocolate meio amargo;
– 1 colher (sopa) de limão;
– 10 morangos limpos, sem folhas e picados;
– 1 maçã (fugi ou verde), sem sementes, com casca e em cubos;
– 10 uvas verdes cortadas ao meio;
– 2 kiwi picados;
– 1 banana maçã ou prata picada;
– Outros frutos sazonais da região
– 1 colher (chá) de raspas de limão.
– Suspiros grande tipo mini- tortinhas assadas ou mini gotinhas de suspiros
Decoração: Folhas de hortelã, castanhas em lascas e raspas de limão

Modo de Preparo
1- A higienização das frutas é importantes com bucha ou escovas.
2- Tirar as cascas é elegante pois algumas pessoas não gostam e aí você aproveita as mesmas para o preparo de chá ou aromatizar a água.
3- Algumas frutas, como maçã e banana, são importantes conservá-las com suco de limão, senão escurecem.
4-  Corte as frutas usando sua criatividade com relação ao tamanho de corte ou utilizando boleadores ou cortadores especiais para frutas ou vegetais.
5- Depois de cortado mantenha tampado na geladeira para melhor conservação e frescor.

Preparo do Ganache
1- Pique o chocolate, coloque o creme de leite (com soro)
3- Junte as raspas de limão e misture bem. Sirva em Taça ou recipiente a parte para cada um fazer sua montagem.

Chá especial de cascas de frutas

Ingredientes: Utilize as cascas que cortou para sua salada de frutas ou que cortou e conservou embalada na geladeira. Um lembrete importante é da higiene das cascas das frutas que devem ser lavadas em agua corrente com escovinha ou bucha própria para higiene.

Ingredientes sugeridos
– Casca de 1 maçã
– Casca de 1 abacaxi
– Casca de 1 maracujá
– Casca de 1 laranja
– 4 cravos-da-índia ou 1 galho de alecrim
– Canela em pau a gosto
– 1 ½  litro de água
– 1 colher (sopa) de chá de camomila – 1 sachê
– 1 colher (sopa) de chá de erva-doce –Opcional
Opcional: açúcar ou adoçante a gosto

Modo de preparo
– Lave bem as cascas com uma escovinha e corte-as
– Em uma panela, leve ao fogo médio as cascas, a agua as especiarias, ferva por 8 a 10 minutos
– Adoce se quiser
– Adicione os chás e desligue o fogo. Deixe descansar, por 3 minutos,  tampado. Coe e sirva quente.
– Reserve as especiarias para decorar.  

Fotos: Arquivo


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/estimulacao-cognitiva-aprimoramento/

Ana Maria Ruiz Tomazoni

Ana Maria Ruiz Tomazoni - Doutora em Educação (PUC-SP), Mestre em Gerontologia Social (PUC-SP) e Pós-Graduada em Hotelaria e Eventos pelo Senac SP. É fundadora e Diretora Pedagógica da Escola de Gastronomia Sabor & Saber. Atua como docente, educadora alimentar, pesquisadora, escritora e palestrante. É avó de 7 netos e uma eterna aprendiz. E-mail: [email protected]. Site: www.saboresabergastronomia.com.br. Facebook Sabor & Saber Gastronomia. Instagram: saboresabergastronomia

Compartilhe:

Avatar do Autor

Ana Maria Ruiz Tomazoni

Ana Maria Ruiz Tomazoni - Doutora em Educação (PUC-SP), Mestre em Gerontologia Social (PUC-SP) e Pós-Graduada em Hotelaria e Eventos pelo Senac SP. É fundadora e Diretora Pedagógica da Escola de Gastronomia Sabor & Saber. Atua como docente, educadora alimentar, pesquisadora, escritora e palestrante. É avó de 7 netos e uma eterna aprendiz. E-mail: [email protected]. Site: www.saboresabergastronomia.com.br. Facebook Sabor & Saber Gastronomia. Instagram: saboresabergastronomia

Ana Maria Ruiz Tomazoni escreveu 51 posts

Veja todos os posts de Ana Maria Ruiz Tomazoni
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

-->

Conecte-se com a gente

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS