O Natal é um encontro intergeracional marcado pela diversão e pela partilha entre gerações, se possível com muitas animações.
O Natal é uma época mágica de muitas emoções, convidando-nos a refletir sobre o ano que passou, a expressar gratidão, compartilhar alegrias e aproximações entre diversas gerações… É um momento especial de conexão, celebração e generosidade. O Natal é intergeracional!
Em grande tradição e magia as famílias reúnem bisavós, avós, netos, bisnetos (e até tataranetos), filhos, tias e amigos em momento único de grandes trocas em todos os sentidos: conversas, brincadeiras, presentes, degustações de pratos diferenciados nas casas das famílias ou mesmo contratando buffets ou em restaurantes. O mais importante é estar junto, à família, amigos ou colaboradores da nossa caminhada.
O que é o Natal, afinal?
O Natal ou Dia de Natal é um feriado cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro e que, de acordo com a maior parte dos historiadores, é uma festa originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol. Em pesquisas encontramos que essa festa foi ressignificada pela Igreja Católica, no século III, para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.
CONFIRA TAMBÉM:
Estamos ante uma crise de solidão?
- 23/06/2024
Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial, vestir roupa nova e a exibição de decorações diferentes, incluindo árvores de Natal e presépios. Não podemos deixar de mencionar o Papai Noel, conhecido como uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças e todos os significados de desejos!
Este ano passarei o Natal na cidade de Perth (Austrália), com os três netos australianos. As famílias de lá têm como tradição reunirem-se em grandes pick nicks a beira do rio Suam, que passa no centro da cidade. Meus netos e os muitos amigos franceses da vovó materna e amigos ingleses do vovô australiano, preparam muitos pratos típicos e tradicionais de boas lembranças de família, proporcionando uma explosão de sabores e saberes com culturas diferenciadas! Vivências indescritíveis.
E nessa magia, principalmente nos países capitalistas e grandes cidades, não importa o nível social, a etnia, tudo nos convida a consumir e correr muito nos dois últimos meses do ano, qualquer que seja o segmento de trabalho ou de vida, “parece que o mundo vai acabar”. Muitas pessoas criam agendas para orar mais, para ressignificar verdadeiros momentos de estar junto com quem amam! Esses momentos normalmente envolvem troca de presentes e culminam na festa de Natal, ocasionando um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos. O Natal tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para o comércio que utiliza promoções atraentes. O impacto econômico da comemoração é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos, em todas as partes do mundo.
Mas quando se fala de “Natal Intergeracional”, se fala das relações entre gerações, em que um necessita do outro, pois não se basta sozinho. Por isso fica fácil definirmos o Natal como encontro de famílias, amigos, pessoas que convivem, que estão juntas em relações de trocas, não só de conhecimento, mas afetividade e vínculos que dão sentido de vida, num movimento de crianças, jovens, adultos e idosos. Uma convivência verdadeira. Por isso, se tivermos a sabedoria de criarmos ações e brincadeiras intergeracionais envolventes, teremos momentos inesquecíveis para as melhores celebrações, contemplando ao mesmo tempo todas as idades!
O Natal é, portanto, um encontro marcado pela diversão e pela partilha entre gerações, se possível com animações, envolvendo os convidados com escolha da música preferida, anotar em papel e ir sorteando, fazer uma simulação de karaoquê, todos podem acompanhar e cantar juntos.
Outras sugestões para tornar os encontros mais envolventes e participativos é o amigo oculto levando um presente unissex, pois pode ser para uma pessoa de qualquer idade ou sexo, para sorteio. Apresentações especiais de Natal, onde os convidados trazem seus trajes e exibem seus talentos, sejam musicais ou poemas ou declamação de sentimento para desejar boas vibrações. É muito envolvente e a família eterniza as brincadeiras e o momento! Tempo de Ouvir e Esperançar, dar a palavra a cada pessoa para uma reflexão ou expor seus sonhos. Um momento propício para ouvir o coração do outro, oportunidade de falar e ser ouvido por todos.
Trata-se de uma data em que compartilhamos histórias do ano que passou, expressarmos gratidão pelas experiências vividas e olhamos para o futuro com esperança renovada. É um tempo para celebrar as pequenas vitórias e aprender com os desafios superados. Celebramos não apenas o presente debaixo da árvore de Natal, mas também a riqueza das relações que construímos e podermos ser ouvidos!
Como receita do mês de festa, vou lembrar uma deliciosa marinada para assados, com técnicas e segredinhos de família!
Marinada para assados
As marinadas, geralmente, contêm três elementos: óleo, ácidos e aromáticos (especiarias, ervas e vegetais), cada um com seu papel.
– Ervas do jardim, como manjericão, cebolinha, tomilho, alecrim, orégano, hortelã.
– Um elemento ácido, como vinagre, vinho, iogurte ou suco de limão.
– Uma parte aromática, como ervas frescas ou secas e especiarias.
– Uma parte de vegetais frescos, como cebola, alho, cenoura, tomilho, aipo ou salsão.
– O mais importante é a personalização do seu tempero ao seu gosto e de seus convidados
– Secos: pimenta, cominho, orégano, urucum.
Vamos conhecer uma das mais antigas marinadas, a vinhadalhos?



A vinhadalhos (vinha-d’alhos ou vinha-d’alho) é uma marinada típica de Portugal e da Europa como um todo! Como o nome indica, é feito basicamente de vinho e alhos, mas contendo sempre sal e, muitas vezes, outros temperos, tais como o cominho e o colorau. Deixar marinando suave, suíno, ou bovino, por 24horas na geladeira, tampado com um plástico filme.
Vamos para nossa receita de Natal, um belo presente!
Lombo ou pernil assado com molho rôti
Ingredientes
– 1 lombo ou pernil suíno de 1 ½ kg – temperado com a marinada caseira em repouso por 24 horas
Modo de Preparo
– Descongele o lombo ou pernil de acordo com as instruções da embalagem.
– Em um recipiente coloque o lombo com o marinado. Feche com plástico-filme e deixe na geladeira por 24 horas.
Leve ao forno em assadeira com a marinada, cubra com papel alumínio por 1 hora ou conforme as instruções do fabricante. Após, retire o papel alumínio e deixe mais 20 minutos ou até dourar e ficar no ponto desejado.
Molho Rôti
Vamos começar pelo nome que explica tudo, ou quase. Rôti significa “assado” em francês. O molho Rôti deve ser preparado com os sucos que ficaram no fundo da forma (assadeira) que assou. Esse é um molho muito rico em vitaminas e sais minerais e com muitos sabores.
Pois é, depois do pernil assado pronto é que começa nosso molho Rôti.
Você retira a carne da assadeira e coloca a assadeira/panela sobre a chama do fogão em fogo baixo. Junte na assadeira uma ou duas taças de vinho tinto para as carnes vermelhas ou vinho branco para as brancas. Com uma colher de pau “limpe” o fundo raspando para soltar todos os deliciosos sabores que grudaram no fundo da assadeira. Quando reduzir para uma terça parte do volume, misture o roux que nada mais é do que uma 1 colher (sopa) de manteiga e 1 colher de farinha de trigo, abaixe o fogo e continue mexendo, até engrossar e ficar brilhante. Passe por uma peneira e sirva quente em uma molheira à parte.
Fotos: arquivo pessoal
