Os primeiros integrantes da Geração X chegaram aos 60, gerando a necessidade de ajustes nas ferramentas de marketing.
A Geração X, também conhecida Geração Coca-Cola, integrada por pessoas nascidas entre 1964 e 1980 chegaram aos 60 anos. Tecnicamente e segundo a OMS são consideradas Pessoas Idosas pois nos países em desenvolvimento esta marca é atingida aos 60 anos e em países desenvolvidos, aos 65. Até então os Boomers, geração nascida entre 1945 e 1963, eram os mais associados aos cabelos brancos e ao fato de terem cruzado a linha dos 60. Pois mudança que começa exatamente este ano começa a integrar a Geração X ao grande e diverso grupo 60+.
O que isso causa além de permitir o embarque no grupo prioritário ou requerer o cartão para vaga especial no estacionamento? Nada, ou melhor, bem pouco no que se refere ao estilo de vida e comportamento. Se os Boomers já não eram os mesmos do grupo com 60 anos ou mais de 30 anos atrás, imaginem os Geração X atuais.
Quando acrescentamos as alterações fisiológicas e biológicas nos sentidos e cognição, naturais e esperadas para quem alcança e irá avançar além dos 60 anos, teremos pontos bem importantes e que são amplamente tratados e aplicados no Aging in Market, conceito desenvolvido em 2016 pela SeniorLab e que propõe ajustes e aperfeiçoamentos nas ferramentas de marketing, design e negócios. Da internalização de conhecimento nas áreas criativas e de desenvolvimento e aplicação na comunicação, produtos e estratégia. Sempre de forma discreta, apropriada e natural.
O Marketing 60+ começa a ganhar novos desafios de uma Persona “Geração X60+” inédita no nosso ambiente. Vamos conhecer um pouco mais de quem estamos falando e leva a arte de se relacionar com os 60+ para outro nível de desafio:
CONFIRA TAMBÉM:
1) Os integrantes da Geração X são conhecidos por serem autossuficientes, por priorizar o trabalho com criatividade, mais do que somente por dinheiro ou status, buscando através do trabalho a realização dos desejos materiais, pessoais seus e de seus filhos;
2) Valorizam muito seu tempo livre e buscam atividades que a relaxem e a conectem com seus amigos e família;
3) Apreciam horários flexíveis para conciliar trabalho e vida pessoal;
4) Cresceram em um período de grandes mudanças tecnológicas e se adaptaram rapidamente às novas ferramentas, modelos de computadores, celulares e softwares;
5) São ágeis e proativos em buscar soluções inovadoras para os desafios do seu trabalho;
6) Buscam sua própria autonomia e tomam decisões de forma assertiva;
7) Valorizam a liberdade para escolher seus próprios caminhos e não se deixam influenciar facilmente pelas opiniões dos outros;
8) Desenvolveram uma forte ética de trabalho desde jovens e acreditam que o esforço e a dedicação são essenciais para o sucesso;
9) São responsáveis e comprometidos com seus projetos, realistas focam em resultados;
10) Buscam soluções práticas e eficientes para os problemas do dia a dia e não se perdem em idealismos que não tenham propósito e objetivos claros;
11) Com anos de experiência profissional, possuem um vasto conhecimento em suas áreas de atuação e nas que o cercam, tornando-os bons generalistas;
12) Buscam compartilhar seus conhecimentos com os colegas mais jovens e valorizam a troca de experiências;
13) Gostam de analisar as situações por diferentes ângulos e não têm medo de questionar o status quo;
14) Ávidos por novas informações e perspectivas, estão em busca de aprimorar seus conhecimentos e projetar alternativas para sua vida profissional;
15) Sentem uma certa nostalgia pela época em que cresceram, com a música, os filmes e os hábitos daquela geração, no Brasil conhecida como a Geração Coca-Cola que viu o nascimento do rock nacional;
16) Começam a se preocupar com bastante inquietação sobre seu próprio envelhecimento sob os aspectos físicos, fisiológicos, estruturais e financeiros;
17) Enxergam o horizonte da aposentadoria do INSS como um sonho ainda distante do imaginado, considerando 65 anos para homens e 62 para mulheres e mesmo quando alcançado, não suficiente para bancar o atual padrão de vida, sonhos e necessidades que sabem que terão ao observarem o envelhecimento dos seus pais.
Quando iniciei minha jornada profissional há 10 anos, esperava por este momento. Onde cruzamos um marco biológico e fisiológico, com o comportamento de uma nova geração que já chega bem diferente de quem alcançou os 60 anos há 10, 20 e principalmente 30 anos.
Bem-vinda aos 60 anos Geração X. O Aging in Market está pronto para garantir que marcas, produtos e serviços possam lhe entender, atender e criar relações cada vez mais sólidas.
Foto de Borja Lopez/pexels.