MPCE: audiência sobre atribuições do CMDPI de Fortaleza

No próximo dia 25/04 haverá uma audiência pública virtual para debater a regularidade no funcionamento e exercício das atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), de Fortaleza.


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza, promove na terça-feira (25/04), às 09h, uma audiência pública virtual para debater a regularidade no funcionamento e exercício das atividades do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), na Capital. O evento é aberto à população e ocorrerá de forma on-line na plataforma Microsoft Teams, com transmissão pelo Youtube do MPCE.  

Instituído pela Lei Ordinária nº 9.402/2008 do Município de Fortaleza, o Conselho tem a competência legal de acompanhar e fiscalizar a execução da política municipal voltada à pessoa idosa. Segundo o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, promotor de Justiça Alexandre Alcântara, um dos deveres do CMDPI é monitorar a concessão de auxílios e subvenções sociais a entidades socioassistenciais, sem fins lucrativos, atuantes no atendimento à pessoa idosa.

“Vamos realizar essa audiência considerando a falha do Conselho na execução do mister legal, o que provocou a instauração de 12 procedimentos nesta Promotoria de Justiça, tudo para fins de apurar a lisura do controle e fiscalização da execução dos termos de parceria e outros instrumentos de transferência de valores provenientes do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso”, explica o promotor de Justiça Alexandre Alcântara. 

Serão convidados a participarem da audiência os seguintes órgãos e entidades: Ministério Público de Contas (MPC) do Estado do Ceará; Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania); Município de Fortaleza; Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS); Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS); Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e para as Pessoas com Deficiência do Estado do Ceará (Copid); Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/CE; Associação Beneficente do Idoso (ABI); Associação Beneficente Social Passo a Passo para Idosos (ABSPI); Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ); Associação Cearense Pró Idosos (Acepi); Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE); Fórum Cearense de Políticas Para a Pessoa Idosa (FOCEPI); Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Ceará (SBGG).  

Serviço 
Audiência Pública sobre atribuições do CMDPI de Fortaleza 
Data: 
25 de abril (terça-feira) 
Hora: 09h 
Transmissão: Microsoft Teams e youtube.com/MinisterioPublicoCE

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Foto destaque de Kei Scampa/Pexels

Atualizado às 14h05 de 11/04/2022.


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/estimulacao-cognitiva-aprimoramento/

AMPID

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID tem atuação em âmbito nacional desde o ano de 2004 e contribui para o diálogo social e a promoção dos interesses dos idosos e pessoas com deficiência. Site: http://www.ampid.org.br/

Compartilhe:

Avatar do Autor

AMPID

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID tem atuação em âmbito nacional desde o ano de 2004 e contribui para o diálogo social e a promoção dos interesses dos idosos e pessoas com deficiência. Site: http://www.ampid.org.br/

AMPID escreveu 57 posts

Veja todos os posts de AMPID
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS