Harmonia e sabor: cerimônia do chá com biscoitos japoneses de matcha

Harmonia e sabor: cerimônia do chá com biscoitos japoneses de matcha

Os diversos festivais de chá são importantes para a preservação das tradições e cultura japonesa.


Em viagem de férias de final de ano, para visitar netos e familiares na Austrália, planejamos também conhecer o Japão. Gosto muito dos aprendizados com culturas diferentes e também fazer cursos relacionados à alimentação e tradição local. Como professora de gastronomia, é fundamental novos saberes e novidades para enriquecer e atualizar os cursos de minha escola de arte culinária. Entre as novidades está a Cerimônia do chá.

O planejamento da viagem incluía fazer um curso de Cerimônia do Chá e doces tradicionais no Japão. No Brasil, já dei aula e preparei muitas vivências relacionadas à Cerimônia do Chá Ocidental e seus segredos com tradições e respeito, mas os saberes orientais são diferenciados. No Japão, tive uma experiência incrível num curso tradicionalíssimo na cidade de Kyoto, com direito a traje tradicional (“kimono”), uma vestimenta longa de seda com cores vibrantes, não só eu como também meu marido e filho. 

Antecedendo a cerimônia, aproveitamos o dia e também fizemos o curso do doce clássico “nagachi” (se refere a tipo de doces tradicionais japonês, feitos com ingredientes de plantas – que é uma planta da família do inhame, com textura diferenciada). Fizemos doces coloridos, macios, cheios de cuidados com a estética e historia. Foi uma jornada cheia de aprendizados e conexão com a cultura. Veja algumas fotos desse momento de muita felicidade.

A Cerimônia do Chá no Japão, chamada de “chanoyu” ou “sado”, é uma prática tradicional profundamente enraizada na cultura japonesa, que vai além do simples ato de preparar e consumir chá, exemplo do matcha. Trata-se de um chá verde pulverizado e movimentado com água quente, como um batedor especial. Esse batedor chama-se “chasen”, é de bambu e tem várias hastes finas, que ajudam a misturar o pó de matcha, criando uma espuma leve e cremosa no topo. Esse é um ritual altamente simbólico e é considerado uma forma de arte que envolve vários procedimentos como a preparação cuidadosa do ambiente, a estética, a meditação, o ritual e o respeito.

A cerimônia é uma expressão de harmonia entre o anfitrião e os convidados. Todo o ambiente é cuidadosamente preparado e cada gesto do anfitrião visa proporcionar uma experiência de respeito, criando uma atmosfera de paz e tranquilidade. São momentos de muita concentração e aprendizado para quem busca conhecimento e respeito das tradições, com reflexões profundas.

A Cerimônia do Chá na contemporaneidade continua com muita força, preservando as tradições. Nas escolas tradicionais, a prática é rigorosamente mantida com o uso de questões específicas, o cultivo de técnicas e a preservação dos códigos estéticos e rituais. Para aqueles que praticam a cerimônia do chá como um caminho de aprendizado (semelhante a um estudo formal), o processo pode ser uma forma de atingir a “iluminação” ou autoconhecimento.

O estilo de vida moderna teve algumas adaptações no Japão atual e no turismo. Hácerimônias menos formais e mais simplificadas, exclusivas para pessoas que desejam uma experiência mais rápida e acessível. Por exemplo, algumas versões contemporâneas podem incluir oficinas de chá em cafés ou em eventos culturais, onde o foco é mais na experiência social e na apreciação do chá, em vez de seguir todas as regras tradicionais de etiqueta. Mesmo assim, nota-se influências de movimentos e expressões culturais como o zen ou equilíbrio mental e paz, a “interpaz” interior.

Qual é o significado do chá no Japão?

Em um mundo cada vez mais conectado, o chá mantém seu papel de protagonista social e espiritual. Símbolo de hospitalidade e celebração, é presença constante em festivais e no cotidiano, provando sua relevância na sociedade moderna.

Os festivais de chá são importantes para a preservação das tradições e cultura japonesa e, parte deles, é criado pela conexão de mestres tradicionais experientes, com música, num ambiente de audiência cultural, já desfrutando hoje das inovações tecnológicas, mudanças rápidas que encantam, preservam e educam com respeito suas raízes.

Em um mundo cada vez mais agitado, as Cerimônias de Chá oferecem um momento de reflexão e tranquilidade, buscando a serenidade em meio ao caos. Através da promoção da harmonia e comunhão social, equilibram tradição e modernidade, fomentando um turismo cultural efetivo com conexão global. Além disso, os festivais de chá se tornaram uma forma de atração turística, proporcionando intercâmbio cultural e experiências marcantes para aqueles que buscam um respiro da vida moderna.

Principais Festivais de Chá no Japão
Festival Uji Matcha – Uji é uma das cidades mais renomadas matcha.
Local: Uji, na província
Quando: Geralmente em calendário regional

Festival do Chá de Nihoncha (Nihoncha Matsuri)
Local: Shizuoka
Quando: em maio

Festival de Chá de Takayama (Cerimônia do Chá Takayama)
Local: Takayama
Quando: acontece durante a primavera

Festival de Chá de Fukuoka (Festival de Chá de Fukuoka)
Local: Fukuoka
Quando: em novembro

Biscoitos japoneses com matcha

A história do nosso biscoito para o chá é fascinante! Imigrantes japoneses, ao se estabelecerem nas zonas rurais, adaptaram sua receita tradicional ao paladar local, criando um sabor único. Quer aprender a fazer? Assista ao nosso vídeo com o passo a passo!

Ingredientes
1 ovo inteiro
70g de açúcar
65 g de polvilho doce ou fécula de arroz
5 g de bicarbonato de sódio ou sal amoníaco
250g de farinha de trigo peneirada
Se necessário, junte 1 ou 2 colheres de água
Opcional: chá em pó de matcha a gosto

Modo de preparo
1 – Bata o ovo inteiro com a manteiga, temperatura ambiente (não derretida), e o açúcar.
2 – Misture bem, batendo manualmente coloque o polvilho, o bicarbonato ou sal  amoníaco e a farinha peneirada.
3 – Misture tudo com as mãos até a massa ficar lisa, depois faça pequenas bolinhas.
4 – Coloque no forno 170ºC até começar a dourar as bordas.
Para dar um sabor brasileiro, antes de assar pode misturar castanhas do Brasil ralada ou picadinhas ou coco flocado.
5 – Decore alguns com chá em pó de Matcha
6 – Deixe esfriar para saborear! Os biscoitos devem ter uma textura crocante por fora e um pouco macios por dentro. Se você optar por adicionar algo como matcha, eles terão uma cor verde suave e, depois de assado, você pode também polvilhar um pouco de açúcar por cima antes de assar para dar um toque extra.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Chá de matcha –  leite de macha

O tão tradicional macha é um tipo de chá verde em pó muito popular no Japão, diferente do chá verde comum, onde as folhas são infundidas (introduzidas, despejadas) em água e depois secas. O matcha é feito a partir de folhas de chá verde finamente moídas.

É interessante entender que as folhas de chá usadas para fazer matcha são cultivadas à sombra por algumas semanas antes da colheita. Isso aumenta a clorofila e dá ao chá uma cor verde escuro e vibrante.

Assim, após a colheita, as folhas são vaporizadas, secas e moídas em um pó fino. Esse processo preserva os nutrientes e antioxidantes das folhas. É importante também entender o intrigante sabor do matcha que tem um sabor  um pouco amargo, mas também pode ter notas doces e umami, dependendo da qualidade do pó.

O matcha é rico em antioxidantes, aminoácidos (como a L-teanina), e pode oferecer benefícios como aumento de energia e foco. O matcha frequentemente usado na Cerimônia do Chá é japonês, onde sua preparação é uma prática meditativa, contemplativa e ritualística.

Em nossa gravação, o  matcha foi preparado com leite, como tomei lá na minha viagem ao Japão, notei ser super popular, especialmente em bebidas como o **matcha latte**. Quando se mistura o matcha com leite (pode ser leite de vaca ou alternativas vegetais, como leite de amêndoa ou aveia), o resultado é uma bebida cremosa e deliciosa!

Receita de Matcha Chá ou Matcha Latte

1 – Prepare o Matcha: use cerca de 1 a 2 colheres de chá de matcha em pó e misture com 200ml  de água quente (não fervendo) para formar uma pasta.

2 – Bata com um batedor para criar uma espuma leve, ou com auxílio de garfo.

3 – Opção com leite:  Adicione o leite (200ml para cada colher de sopa de pó Matcha). Aqueça o leite de sua escolha e despeje sobre a mistura de matcha. Você pode também espumar o leite para uma textura mais cremosa.

4 – Adoce a gosto: se quiser, adicione mel, açúcar ou qualquer outro adoçante.

Essa combinação traz um sabor único e é uma ótima maneira de aproveitar os benefícios do matcha com a cremosidade do leite.

Fotos: arquivo pessoal


Ana Maria Ruiz Tomazoni

Ana Maria Ruiz Tomazoni - Doutora em Educação (PUC-SP), Mestre em Gerontologia Social (PUC-SP) e Pós-Graduada em Hotelaria e Eventos pelo Senac SP. É fundadora e Diretora Pedagógica da Escola de Gastronomia Sabor & Saber. Atua como docente, educadora alimentar, pesquisadora, escritora e palestrante. É avó de 7 netos e uma eterna aprendiz. E-mail: [email protected]. Site: www.saboresabergastronomia.com.br. Facebook Sabor & Saber Gastronomia. Instagram: saboresabergastronomia

Compartilhe:

Avatar do Autor

Ana Maria Ruiz Tomazoni

Ana Maria Ruiz Tomazoni - Doutora em Educação (PUC-SP), Mestre em Gerontologia Social (PUC-SP) e Pós-Graduada em Hotelaria e Eventos pelo Senac SP. É fundadora e Diretora Pedagógica da Escola de Gastronomia Sabor & Saber. Atua como docente, educadora alimentar, pesquisadora, escritora e palestrante. É avó de 7 netos e uma eterna aprendiz. E-mail: [email protected]. Site: www.saboresabergastronomia.com.br. Facebook Sabor & Saber Gastronomia. Instagram: saboresabergastronomia

Ana Maria Ruiz Tomazoni escreveu 51 posts

Veja todos os posts de Ana Maria Ruiz Tomazoni
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

-->

Conecte-se com a gente

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS