Aproveite até o dia 02 de Julho para participar do Edital Itaú Viver Mais de Seleção de Projetos via Fundo de Direitos da Pessoa Idosa!
Vários foram os pedidos para prorrogarmos as inscrições do Edital Itaú Viver Mais 2023 de Seleção de Projetos via Fundo de Direitos da Pessoa Idosa. Os motivos também foram diversos, desde dificuldade de as organizações da sociedade civil obterem a documentação exigida junto ao conselho do idoso de seu município/estado até abertura de edital de chamamento para apresentação de projetos. Identificamos ainda que a legislação de alguns municípios não aprova projetos para captação, dificultando o desenvolvimento social do seu próprio território. Enfim, foram muitos os motivos que levaram o Itaú Viver Mais e o Portal do Envelhecimento a prorrogar as inscrições, esticando esse prazo até o dia 2 de julho, às 11h59.
CONFIRA TAMBÉM:
De acordo com depoimentos de dirigentes de algumas organizações da sociedade civil (OSC), enquanto alguns conselhos de idosos dificultaram os trâmites, inclusive negando alguns documentos obrigatórios, outros foram exemplo de boas práticas de cidadania, providenciando a entrega a cada OSC de um “Kit” com toda documentação necessária, facilitando assim a inscrição dos projetos já aprovados das organizações, uma demonstração que buscam fortalecer a rede de proteção dos direitos das pessoas idosas de sua região.
Apesar de termos esclarecido no curso “Projetos Sociais: elaboração e captação de recursos”, gratuito e em EAD, e na oficina de elaboração de projetos sociais, além de matérias escritas a respeito, que o Edital Itaú Viver Mais 2023 de Seleção de Projetos via Fundo de Direitos da Pessoa Idosa é dirigido unicamente a projetos já aprovados pelos respectivos conselhos de idosos apresentados por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos; desde a abertura das inscrições temos recebido muitas perguntas de pessoas físicas perguntando se poderiam apresentar seus projetos. E aqui de novo respondemos: pessoas físicas não podem participar do Edital Itaú Viver Mais de Seleção de Projetos via Fundo de Direitos da Pessoa Idosa, apenas OSCs.
Ou seja, o Edital Itaú Viver Mais 2023 permite a participação de projetos que possuam aprovação e autorização para captação de recursos através do Fundo do Idoso. No ato da inscrição, não é obrigatório enviar o documento comprovatório, mas os projetos selecionados terão até o dia 21 de julho, impreterivelmente, para enviar o comprovante de aprovação do projeto pelo Fundo (cópia da publicação no D.O. do respectivo município/estado/união) ou a carta de autorização para captação de recursos cujo período compreenda integralmente os meses de novembro e dezembro de 2023.
O objetivo do Edital é selecionar projetos sociais que serão financiados por meio do repasse de recursos aos Fundos do Idoso, podendo ser de qualquer valor. O Itaú terá a prerrogativa de decidir quanto será repassado a cada projeto, levando em consideração a avaliação e classificação de cada proposta nas etapas de seleção, bem como a disponibilidade de recursos.
Atenção para a data 21 de julho
A Data limite para envio de comprovante de aprovação do projeto no Fundo de Direitos da Pessoa Idosa continua sendo 21/07, até às 23h59. Pode ser cópia da publicação no D.O. do respectivo município/estado/união ou carta de autorização para captação de recursos).
Inscrições
Edital Itaú Viver Mais 2023
Inscrições: até 02 de julho, às 23h59.
Onde: Somente através da plataforma Longeviver por meio do link: https://plataforma.longeviver.com/conecta/edital-itau-2023
Quem pode participar: Organizações da Sociedade Civil (OSCs), sem fins lucrativos, de direito privado, devidamente regularizadas, que existam há pelo menos 2 (dois) anos, e que tenham projetos aprovados pelo Conselho do Idoso do seu município ou estado.
Mais informações: enviar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato via WhatsApp (011) 93225-3060.