Edital Acadêmico de Pesquisa: inscrições prorrogadas até 7 de janeiro!

Edital Acadêmico de Pesquisa: inscrições prorrogadas até 7 de janeiro!

O pedido foi atendido, as inscrições para a 3a Edição do Edital vão até 07/01.


Foram muitos os pedidos que nos chegaram, solicitando a prorrogação do prazo de inscrição para a 3a edição do Edital Acadêmico de Pesquisa: envelhecer com futuro. Entendemos a loucura em que todos e todas estamos neste período do ano.

E por isso acolhemos as diversas solicitações, desde aquelas colocadas em nosso meet de tira-dúvidas, até outras que chegaram por e-mail, prorrogando as inscrições até o dia 7 de janeiro. Portanto, não deixe de inscrever seu projeto.

As pessoas interessadas em apresentar um projeto e que não puderam estar presentes no meet de tira-dúvidas, colocamos a seguir as perguntas mais frequentes que apareceram até o momento:

1 – Quem pode se inscrever na 3ª edição do Edital Acadêmico de Pesquisa?
Podem se inscrever pessoas físicas que possuam título superior em qualquer área.

2 – O pesquisador proponente precisa estar vinculado a alguma instituição?
Não. O pesquisador pode ou não estar vinculado a alguma instituição.

3 – A pesquisa deve ser individual ou coletiva?
A pesquisa pode ser feita das duas formas: individual ou coletiva. Quando for individual, o pesquisador proponente colocará apenas as suas informações na plataforma. Quando for coletiva, a equipe de pesquisa deve eleger o pesquisador proponente, o responsável por fazer a inscrição, e este colocará na plataforma tanto os seus dados como dos demais membros da pesquisa. Ou seja, o projeto deve ter um(a) único(a) proponente responsável pela submissão do mesmo, pela sua gestão e entrega dos produtos científicos. A única exceção é a categoria C (R$25.000,00) que exige que a pesquisa seja feita de forma coletiva.

4 – Se a pesquisa for coletiva, todos os membros precisam estar definidos no momento da inscrição?
Sim. Os membros da equipe de pesquisa devem estar definidos no momento da inscrição, uma vez que é necessário identificá-los na plataforma, inclusive com o envio dos CPFs de cada um deles.

5 – Quando a pesquisa é coletiva, todos os membros precisam possuir título superior?
Não. Apenas o pesquisador proponente precisa apresentar o título superior.

6 – O mesmo pesquisador pode estar vinculado a mais de uma pesquisa inscrita neste edital?
Não. Tanto o pesquisador proponente quanto os pesquisadores participantes só poderão estar vinculados a um único projeto de pesquisa. Constatando-se que o nome do pesquisador aparece em mais de um projeto, será somente considerada válida a sua participação no último projeto inscrito.

7 – Possuir outro fomento é impeditivo para a participação neste edital?
Não. Pesquisadores proponentes mesmo já tendo outro apoio financeiro para suas pesquisas podem se inscrever no Edital Acadêmico de Pesquisa.

8 – O projeto de pesquisa necessariamente deve se encaixar nas linhas descritas no regulamento da 3ª edição do Edital Acadêmico de Pesquisa?
Sim. A pesquisa deve, obrigatoriamente, se enquadrar em uma das 7 linhas:
a) Educação e saúde financeira
b) Segurança de acesso a bens e serviços
c) Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
d) Envelhecimento e diversidade
e) Feminização da velhice
f) Novos modelos de negócio e geração de renda
g) Educação e Aprendizagem ao longo da vida
Ademais, sugere-se que os projetos contribuam com subsídios para a formulação de políticas públicas dirigidas à população idosa.

9 – O orçamento a ser enviado deve corresponder ao valor exato colocado no edital?
Sim. O orçamento deve necessariamente corresponder a algum destes três valores:
a) Categoria A: Projetos com orçamento de R$ 9.000,00
b) Categoria B: Projetos com orçamento de R$ 17.000,00
c) Categoria C: Projetos com orçamento de R$ 25.000,00

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10 – O orçamento pode conter quais tipos de itens?
O pesquisador poderá colocar o valor do seu trabalho no orçamento assim como destinar parte do apoio recebido para gastos diretamente ligados à realização da pesquisa proposta, como por exemplo: material permanente, material de consumo, serviços de terceiros, despesas de transporte, entre outros. O pesquisador deve descrever detalhadamente todos os itens de acordo com os objetivos da pesquisa. O pesquisador deve também, necessariamente, prever gastos para participação em evento presencial em São Paulo, com duração de dois dias e também para despesas decorrentes do pagamento do apoio. Maiores informações podem ser encontradas no item 8 do regulamento do edital.

11 – Se a pesquisa precisar de aprovação do comitê de ética, este documento deve ser enviado no ato de inscrição?
Caso o proponente não tenha ainda o parecer de aprovação, deve encaminhar no ato da inscrição o comprovante de submissão do projeto fornecido pela Plataforma Brasil, e enviar o comprovante de submissão, via a Plataforma Longeviver, até a data limite de 15/05/2024 e subir o parecer com aprovação, sob pena de desclassificação. Caso o proponente já tenha o parecer de aprovação do Comitê de Ética, se assim o projeto demandar, deve enviar no ato da inscrição do projeto.

12 – No caso de aprovação do projeto, como será o monitoramento da pesquisa?
O Monitoramento será mensal, a partir da entrega de relato escrito e foto com os avanços do projeto e da participação da supervisão online para compartilhar os avanços e desafios a serem enfrentados pelo projeto junto aos demais pesquisadores. Os pesquisadores devem seguir o cronograma de execução aprovado e desenvolverem os produtos especificados para suas categorias que podem ser verificados no item 5 do edital.

13 – No caso de aprovação do projeto, como será o pagamento?
Os apoios concedidos serão pagos pelo Portal do Envelhecimento. O proponente poderá providenciar seu CNPJ enquanto MEI (Micro Empreendedor Individual) e emitir as Notas Fiscais solicitadas ou alternadamente demonstrar seu interesse pelo Recibo de Pagamento Autônomo (RPA). No orçamento deve estar previsto os gastos decorrentes desta formalização e os tributos previstos para a modalidade escolhida.

14 – Quais documentos são necessários no momento de inscrição?
Os documentos solicitados no momento da inscrição do projeto são:
a) Cópia do RG e CPF (se não constar no RG) dos pesquisadores.
b) Cópia do Certificado ou Diploma de Graduação ou Pós-Graduação.
c) Parecer de aprovação do Comitê de Ética se assim o projeto demandar e o proponente já ter posse do documento. Caso não tenha ainda o parecer de aprovação, encaminhar o comprovante de submissão do projeto.
d) Cronograma de execução – detalhado para até 8 meses (duração da pesquisa e suas etapas de evolução). No cronograma deve constar a entrega prevista para cada produto. 
e) Planilha orçamentária – com descrição detalhada de despesas;
f) Cópia descritiva do projeto acadêmico, de no mínimo 8 páginas e no  máximo 12,  com Fonte Arial, 12, espaçamento 1,5.

15 – Quais elementos o projeto deve ter:
a) Carta de Intenção: a carta deve apresentar os motivos que levaram o pesquisador a se interessar pelo tema (até 1.500 caracteres).
b) Título do projeto de pesquisa
c) Resumo: descrição dos objetivos, justificativa, metodologia e resultados esperados. (até 1.000 caracteres) e Palavras-chave: até 4 (quatro) palavras-chave.
d) Introdução: essa seção deve conter o que motivou a pesquisa, mais o problema de pesquisa e as razões que justificam a realização da mesma.
e) Objetivos: geral e específicos (o que se quer pesquisar e qual é sua contribuição acadêmica para a sociedade).
f) Justificativa: descrição aprofundada do contexto onde o projeto será realizado, contendo fundamentação teórica.
g) Metodologia: descrever os caminhos/estratégias de investigação a serem utilizadas para responder os objetivos e que tipo de materiais estão previstos.
h) Cronograma de execução: detalhado para até 8 meses (duração da pesquisa e suas etapas de evolução).  No cronograma deve constar a entrega prevista para cada produto. Caso seja um projeto da categoria C, o produto técnico deve ser especificado.
i) Planilha orçamentária: com descrição detalhada de despesas.
j) Resultados esperados: descreva se haverá outros resultados além dos produtos demandados para cada categoria.
k) Proponente: nome do proponente e mini-currículo (até 1.000 caracteres).
l) Equipe do projeto: descrever se haverá outros participantes da pesquisa, quem são e qual a contribuição de cada.
m) Referências: descrever ao final todos os autores citados do projeto no formato ABNT.

16 – Quais são as etapas de avaliação do projeto?
Os projetos de pesquisa enviados passarão por três etapas:
a) Documental
b) Comitê Técnico de Avaliação
c) Comitê Especialista

17 – Quais serão os critérios de avaliação?
Uma vez que a parte documental esteja correto, os projetos serão avaliados com base nos seguintes critérios:
a) Mérito do projeto de pesquisa: Articulação do texto, Fundamentação teórica, Metodologia clara e explicitada, Formas de análises bem desenvolvidas, e Consistência interna.
b) Adequação da proposta às linhas de pesquisa estabelecidas no edital.
c) Inovação na abordagem e nos procedimentos de investigação.
d) Potencial de impacto acadêmico e social.
e) Orçamento com justificativa clara e detalhada para todos os gastos previstos.

18 – Quando será divulgado o resultado?
A divulgação dos projetos selecionados ocorrerá no dia 16/02/2024.

19 -Qual o período da pesquisa?
Início da pesquisa: 26/02/2024
Término da pesquisa: 31/10/2024
Data final de entrega dos produtos: 31/10/2024
Apresentação do Produto 1: previsto para a semana do dia 29/09 a 05/10 de 2024 (data passível de alteração).

20 – Por quais canais é possível acompanhar o Edital Acadêmico de Pesquisa e tirar eventuais dúvidas?
Pelos canais do Instagram:
a) Itaú Viver Mais: @itauvivermais
b) Portal do Envelhecimento: @portaldoenvelhecimento


Beltrina Côrte

Jornalista, Especialização e Mestrado em Planejamento e Administração do Desenvolvimento Regional, Doutorado e Pós.doc em Ciências da Comunicação pela USP. Estudiosa do Envelhecimento e Longevidade desde 2000. É docente da PUC-SP. Coordena o grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação, e é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE), ambos da PUC-SP. CEO do Portal do Envelhecimento, Portal Edições e Espaço Longeviver. Integrou o banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Basis/Inep/MEC até 2018. Integra a Rede Latinoamericana de Psicogerontologia (REDIP). E-mail: [email protected]

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Jornalista, Especialização e Mestrado em Planejamento e Administração do Desenvolvimento Regional, Doutorado e Pós.doc em Ciências da Comunicação pela USP. Estudiosa do Envelhecimento e Longevidade desde 2000. É docente da PUC-SP. Coordena o grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação, e é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE), ambos da PUC-SP. CEO do Portal do Envelhecimento, Portal Edições e Espaço Longeviver. Integrou o banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Basis/Inep/MEC até 2018. Integra a Rede Latinoamericana de Psicogerontologia (REDIP). E-mail: [email protected]

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