É possível ter vida longa com boa saúde ocular

É possível ter vida longa com boa saúde ocular

É possível observar que pessoas centenárias se apresentaram com boa saúde ocular, enquanto outras, ainda jovens, se apresentam com problemas de saúde típicos

Rádio USP (*)


O envelhecimento tem muito a ver com a frequência de doenças oculares que prejudicam a visão e é sobre isso que o professor Eduardo Rocha fala em sua coluna. “Glaucoma, catarata, problemas da retina e da córnea são mais frequentes nos idosos”, diz ele. “Estudos mostram que problemas herdados e influências do ambiente podem acelerar ou proteger a saúde visual.”

Ocorre que os mecanismos ainda não são bem conhecidos, mas é possível observar que pessoas centenárias vivendo em São Paulo se apresentaram com boa saúde ocular, enquanto outras pessoas, ainda jovens, se apresentam na clínica com problemas de saúde típicos e mais frequentes dos idosos.

De acordo com o colunista, os fatores de risco mais conhecidos estão relacionados à proteção oferecida pela menor ingestão calórica. “Reparem que eu não estou falando em desnutrição, nem em passar fome, mas em receber os elementos na quantidade e qualidade apropriadas, e também a atividade física, são reconhecidos protetores da saúde, inclusive da saúde ocular.”

As pesquisas em saúde nas últimas décadas têm mostrado que tanto restrição calórica como atividade física mantêm ativos os mecanismos de reparação dos tecidos, controlam a inflamação exagerada, melhoram o desempenho metabólico e da atividade dos hormônios.

Receba as últimas notícias!

Não perca nossas principais notícias e notícias que você precisa saber todos os dias em sua sua caiza de entrada.

Vai daí a importância do cuidado com os olhos e a busca da boa saúde através de medidas saudáveis como a prática de atividade física e a restrição de exageros na alimentação, ainda as melhores receitas para prolongar o funcionamento da visão por mais tempo.

(*) Rádio USP – A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

Foto destaque de Karolina Grabowska/pexels


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/novo/courses/curso-gravado-sindromes-geriatricas/

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4184 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.