A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e o Movimento Nacional Vidas Idosas Importam lançam mais um Caderno Pedagógico dirigido à população idosa.
Sara Jane Cerqueira e Crismédio Neto (*)
O Caderno Pedagógico Avosidade em Ação é uma publicação da Universidade Estadual de Alagoas em parceria com o Movimento Nacional Vidas Idosas Importam, organizado por Efigênia Magda de Oliveira (Maranhão), Karolline Leite Guedes de Oliveira (Natal) e Sara Jane Cerqueira Bezerra (Alagoas). O caderno aborda a valorosa missão da avosidade na sociedade: a intenção desse recurso didático é oportunizar uma leitura prazerosa e reflexiva que alimenta a alma, revigore o ânimo e mantenha sempre viva a magnitude do papel da avosidade.
CONFIRA TAMBÉM:
Memórias Lúdicas chega à quarta edição
- 01/09/2022
Para onde você quer ir, mamãe?
- 16/07/2022
O caderno foi organizado em três seções: a primeira seção traz uma fundamentação conceitual sobre a avosidade e práticas intergeracionais, assim como apresenta uma breve reflexão sobre o idadismo. A segunda seção propõe uma série de atividades e vivências a serem desenvolvidas entre avós, netos, bisnetos e outros componentes da família, numa perspectiva de cultivo de vários valores, princípios, ações e afetividades. Por fim, a terceira parte apresenta um espaço destinado ao registro de algumas das atividades desenvolvidas durante as vivências propostas.
Sobre o programa de extensão na Uneal
A Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, através da Pró-reitora de Extensão e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos, Idosos e Campesinos – NUPEEJAIC localizado no Campus III, Palmeira dos Índios, no ano de 2018, implantou um projeto de extensão denominado Terceira Idade na Universidade, objetivando a inserção da Uneal na promoção de ações diversas promovidas pelos vários cursos de licenciaturas, junto aos sujeitos constituídos pela faixa etária dos 60 anos em diante, sem exigência de nível de escolaridade. No momento o projeto está em processo de transformação em programa, tendo como possibilidade a ampliação de sua área de abrangência para mais dois municípios (Arapiraca e Maceió), assim como tornando-se em Universidade Aberta à Pessoa Idosa.
O objetivo geral do Programa consiste em promover ações junto aos sujeitos constituídos pela faixa etária a partir dos 60 anos, viabilizando mudanças sociais que permitam à pessoa idosa o direito de se integrar na Universidade, participando ativamente das atividades acadêmicas de acordo com seu ritmo de vida e interesses pessoais e sociais.
Mesmo com a pandemia, a Universidade manteve o Programa ativo no formato virtual e com o desenvolvimento da ação extensionista “a Uneal em minha casa” com a entrega de cadernos pedagógicos voltados para as pessoas idosas. Até o momento foram elaborados cinco cadernos pedagógicos voltados diretamente para o público idoso.
Sobre o Movimento Vidas Idosas Importam
O Movimento nasceu no dia 10 de dezembro de 2020, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Conta com mais de 12 mil pessoas envolvidas na causa das pessoas idosas a partir das mobilizações, debates, lives e materiais produzidos. Surgiu para mostrar à sociedade o rosto, a vez e a voz da diversidade das pessoas idosas e dos ativistas da causa da longevidade. A espinha dorsal do Movimento é justamente os milhares de ativistas dos direitos humanos da pessoa idosa espalhados por todo o Brasil, pessoas idosas e profissionais de diversas áreas, tanto do setor público quanto privado. O foco é acolher e respeitar cada vida idosa. O movimento atua em comunidades, instituições públicas e privadas, municípios e estados.
Serviço
Caderno Pedagógico 5 Avosidade em Ação
Link: https://editoraperformance.com.br/avosidade-em-acao-copy
(*) Sara Jane Cerqueira – Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos, Idosos e Campesinos – NUPEEJAIC no Campus III da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Crismédio Neto – Coordenador do Movimento Nacional Vidas Idosas Importam.
Imagem de destaque: Ilustração extraída do Caderno Pedagógico 5 – Avosidade em Ação