Caderno “Meus, Seus, Nossos Direitos”

Caderno “Meus, Seus, Nossos Direitos”

Cada capítulo do Caderno Pedagógico 1 versa sobre um direito e uma atividade pedagógica relacionada a este. Conhecer os direitos com certeza ajudará na luta por sua efetivação na prática.

Sara Jane Cerqueira Bezerra, Rosa de Lima Medeiros Neta, Jhonatan David Santos das Neves, Júlia Sara Accioly Quirino (*)


O Caderno Pedagógico “Meus, Seus, Nossos Direitos”, consiste num material didático produzido por um grupo de extensionistas da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e contém informações e atividades sobre os direitos fundamentais da Pessoa Idosa extraído de dez artigos do Estatuto do Idoso, Lei nº 10741/2003, a saber: Direito à Vida, à Liberdade, à Dignidade e ao Respeito, à Alimentação, à Saúde, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, à Educação, à Previdência, à Assistência Social, à Habitação e ao Transporte.

Cada capítulo versa sobre um direito e uma atividade pedagógica relacionada a este. São exercícios de leitura, escrita, comunicação oral, desenho, pintura, entre outras estratégias didáticas, sendo todas bem dinâmicas e desafiadoras.

Conhecer os direitos com certeza ajudará na luta por sua efetivação na prática. Assim, espera-se que os textos reflexivos sobre os artigos e as atividades realizadas possam contribuir para a fixação do seu aprendizado.

Nesse sentido, há a compreensão de que, nesse formato, haverá aprendizado e a possibilidade de reduzir a violação de direitos do grupo envolvido.

Sobre o programa na UNEAL

O envelhecimento demográfico é uma realidade mundial e o Brasil em especial, além de apresentar um grande contingente de idosos, também registra um crescimento acelerado desta faixa etária. Diante desta realidade, as demandas têm crescido e, portanto, requerem políticas públicas para esta faixa etária que contemplem as necessidades básicas e, principalmente, que implementem as leis já existentes, que, em muitas situações permanecem sem efetivação na prática. 

Recentemente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96 sofreu uma importante alteração através da Lei nº 13.632/2018, com o acréscimo de um inciso a mais no artigo 37, trazendo a garantia da educação ao longo da vida, no cotidiano social e em diferentes espaços educacionais. 

Nesta perspectiva de desenvolvimento de ação educativa para a população idosa, no ano de 2018, a Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, através do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens, Adultos, Idosos e Campesinos – NUPEEJAIC localizado no Campus III, Palmeira dos Índios, implantou um projeto de extensão denominado Terceira Idade na Universidade objetivando a inserção da UNEAL na promoção de ações diversas promovidas pelos vários cursos de licenciaturas, junto aos sujeitos constituídos pela faixa etária dos 60 anos em diante, sem exigência de nível de escolaridade.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

No momento este projeto está em processo de transformação em programa, tendo sua área de abrangência ampliada para mais dois municípios (Arapiraca e Maceió) assim como tornando-se em Universidade Aberta à Pessoa Idosa.

O objetivo geral do Programa consiste em promover ações junto aos sujeitos constituídos pela faixa etária a partir dos 60 anos, viabilizando mudanças sociais que permitam ao idoso o direito de se integrar na Universidade, participando ativamente das atividades acadêmicas de acordo com seu ritmo de vida e interesses pessoais e sociais.

Ressalta-se que, mesmo com a pandemia, a Universidade manteve o Programa ativo no formato virtual e com o desenvolvimento da ação extensionista a Uneal em minha casa com a entrega de cadernos pedagógicos voltados para as pessoas idosas. Já estamos com dois cadernos publicados sobre direitos e resgate da história dos idosos. Agora, no final de fevereiro, estaremos lançando mais uma publicação, desta vez com o olhar voltado para a temática da violência contra a pessoa idosa, problema que tem se agravado, assustadoramente, durante esse período pandêmico. Até o final do mês de maio, também estaremos lançando um 4º caderno que tem o intuito que promover ações intergeracionais, cada curso de graduação da UNEAL buscou articular uma temática de sua matriz curricular vinculada à vida dos (as)  idosos(as) que pudessem contribuir no processo de envelhecimento ativo.

Serviço
Caderno pedagógico 1 – Meus, Seus, Nossos Direitos
ISBN Digital: 978-658956328-0 
ISBN Versão Impressa:978-65-89563-26-6
Link para acesso:
https://drive.google.com/file/d/1vMzOtSOA9sQtBgOvGxrAj59MU9nB4NlP/view

(*) Sara Jane Cerqueira Bezerra, Rosa de Lima Medeiros Neta, Jhonatan David Santos das Neves e Júlia Sara Accioly Quirino são organizadores do Caderno Pedagógico 1 “Meus, Seus, Nossos Direitos”.


http://Cada capítulo do Caderno Pedagógico 1 versa sobre um direito e uma atividade pedagógica relacionada a este. Conhecer os direitos com certeza ajudará na luta por sua efetivação na prática.

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4232 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS