APP Fortaleza60+ aproxima a sociedade para a questão da pessoa idosa e tem como objetivo utilizar as tecnologias digitais, adotando modelo de comunicação intergeracional.
Como a cidade de Fortaleza pode integrar a “Pessoa Idosa” ao seu universo social e à atenção básica, adotando um modelo intergeracional de comunicação? Tudo começou com quatro participantes da formação em Educação Política da camada de Multiplicadores Politize!. Juntos eles criaram a proposta de um aplicativo com notícias institucionais e sociais voltado à pessoa idosa, que surgiu como desafio de reconhecer um problema público do município de Fortaleza (Ceará) e propor soluções reais para ele. É o APP Fortaleza60+. Aproxima a sociedade para a questão da pessoa idosa.
O objetivo do aplicativo é utilizar as tecnologias digitais, adotando modelo de comunicação intergeracional, enquanto conecta as relações interpessoais com o público da cidade e amplia o empoderamento da pessoa idosa. A Politize! é uma Organização da Sociedade Civil (com sede em Florianópolis) que leva educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar de forma fácil e gratuita, com respeito pela pluralidade de ideias.
Inicialmente foi realizado o diagnóstico municipal de Fortaleza, que embasou uma ampla pesquisa acerca da realidade do município acerca da “Pessoa Idosa”, nos campos político, humano e econômico. O resultado retratou uma cidade envelhecendo e as necessidades dessa população. Considerando o censo de 2000 e 2010 o envelhecimento triplicou, porém o número de médicos geriatras não acompanhou esse crescimento; em 2010 quase 63,30% apresentava algum tipo de deficiência. Em 2016 se contabilizavam 17 instituições de atendimento, entre públicas e privadas reconhecidas e identificadas; porém as estimativas era que haviam mais, embora, sem o devido registro.
CONFIRA TAMBÉM:
Esses são alguns dos fatos que se configuram como uma realidade no cuidado e no relacionamento com o envelhecimento populacional, não sendo um retrato específico de Fortaleza mas um desafio mundial, que consta da Agenda 2030 da ONU, e envolve 17 objetivos que agregam o que se consideram os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.
A forma como se lida com o envelhecimento precisa ser reinventada. A maturidade não agrega o conceito de inutilidade. Em culturas de muitos povos indígenas, as pessoas idosas são os guardiões de sua história, que sobrevive de geração a geração. O que define a longevidade são as condições físicas de uma pessoa.
E nesta concepção de quebra de preconceitos, integração intergeracional, compreensão da utilidade da pessoa idosa das necessidades maiores trazidas pelo envelhecimento nasceu um instrumento que vem conectar pessoas, ideias, sociedade e instituições, envolvendo todas as faixas etárias; porque é importante quebrar a crença de que a pessoa idosa é incapaz de lidar com a tecnologia.
A prova desse fato é que, segundo matéria veiculada no site do SEBRAE “…mecanismos de busca do Google apontam que aumentaram, por exemplo, as pesquisas sobre atividades físicas para seniores, maiôs para senhoras com mais de 60 anos, eletrônicos e acesso ao YouTube – sem falar que muitos idosos hoje são influenciadores digitais…” , e vale acrescentar que se consagram no mercado como referencial de consumidor consciente, ou seja, com índices expressivos de consumo, portanto importantes para a economia.
O APP Fortaleza60+ e a PI 1391/2021 de 06/10/2021
Mais um desafio a ser vencido, pois o APP Fortaleza60+ é uma proposta de política pública, que já foi validada e se transformou em um Projeto de Indicação de Lei, o que significa que “autoriza o poder Executivo a criar o aplicativo”.
A PI 1391/2021 de 06/10/2021, que tramita na Câmara Municipal de Fortaleza apresenta as características do APP como elo de informações sociais, culturais e de saúde. Pode, entre outras coisas, oferecer programações culturais, 2ª via de receitas e prontuários médicos,
O APP Fortaleza60+ se consagra como um instrumento tecnológico de utilidade social, instrumentalizando a pessoa idosa e reconhecendo seu direito humano de acesso as informações, fomentando ações de empoderamento e quebra de preconceitos; importante que a sociedade de Fortaleza conheça e defenda esse projeto.
Convidamos todos que tem interesse no tema e podem contribuir, a ajudarem e se envolverem neste movimento de sensibilização e mudança, sobre como se pensa e se convive com o envelhecimento, começando por Fortaleza, no Ceará.
Referências
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/mercado-da-moda-para-a-terceira-idade-oportunidade-para empreender,4408a81234761810VgnVCM100000d701210aRCRD
http://www.drpaulobrambilla.com.br/o-envelhecimento-nao-e-sinal-de-inutilidade/
Guia global: cidade amiga do idoso. Genebra, 2008. OMS – Organização Mundial da Saúde.
Diagnóstico Municipal/ Politize – Magda Santos/2021
Canvas de Políticas Públicas/ Politize – Tema: Pessoa Idosa/ Consciência Social Francisco José Sampaio/ Magda Maria Pereira dos Santos/ Sâmmia Rodrigues de Souza/ Vítor César Gadelha Gênova Ferreira – 2021
Fonte: Magda Santos, da ONG @idososcoletivo
Foto Destaque de Tima Miroshnichenko/Pexels