Evento integra a campanha do Dia Mundial da Doença de Alzheimer e palco do lançamento da Cartilha Educativa: EnvelheCiência e Turma da Mônica na Prevenção das Demências.
Todos nós estamos envelhecendo. Isso é um fato. Mas você já parou para pensar em como seus hábitos, desde a infância até a vida adulta, podem influenciar diretamente a saúde do seu cérebro? A cada 3 segundos uma pessoa é diagnosticada com demência no mundo, e a doença de Alzheimer representa 60 a 70% dos casos.
Estima-se que, até 2050, mais de 150 milhões de pessoas viverão com algum tipo de demência. A boa notícia é que até 40% dos casos podem ser prevenidos com mudanças no estilo de vida e atenção aos fatores de risco modificáveis.
É justamente sobre isso que trata a 7ª edição do evento “Despertando a sociedade para a saúde do cérebro”, que acontecerá no dia 13 de setembro (próximo sábado), das 8h30 às 13h, no Teatro Gazeta, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Organizado pela Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) e pelo Supera, com apoio do Grupo de Estudos em Treino Cognitivo da USP (GETCUSP) e do Laboratório de Biologia do Envelhecimento (LABEN/UFSCar), o evento integra a campanha Setembro Lilás, que marca o Dia Mundial da Doença de Alzheimer (21/09), data de conscientização sobre diagnóstico oportuno, apoio às pessoas que vivem com demência e seus cuidadores, e incentivo a pesquisas e tratamentos eficazes.
“O ‘Despertando’ tem como objetivo sensibilizar a sociedade para cuidados preventivos com a saúde do cérebro e trazer reflexões acerca de políticas públicas na área de demências e ações que possam ser replicadas na temática do suporte ao cuidador. O Plano Nacional de ações em Demência é uma prioridade, assim como temas de prevenção e de suporte para cuidadores de pessoas com demência”, comenta Thaís Bento Lima, Gerontóloga, docente da USP e vice-diretora científica da ABG, além de curadora científica do evento.
CONFIRA TAMBÉM:

Destaques da programação
Abertura com Beth Goulart, atriz, embaixadora e aluna Supera desde 2019, em uma apresentação repleta de sensibilidade.
Lançamento da Cartilha Educativa “EnvelheCiência e Turma da Mônica na Prevenção das Demências”, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, a fim de trazer sensibilização de diferentes públicos sobre a importância da prevenção desde a infância.
“A inclusão do lançamento da cartilha nesta edição será um marco na disseminação do conhecimento e na sensibilização de diferentes públicos sobre a importância da prevenção de demências desde a infância”, comenta a professora Márcia Cominetti, coordenadora do projeto EnvelheCiência.
Esse projeto, desenvolvido na UFSCar, tem como objetivo formar professores para trabalhar o tema do envelhecimento com crianças, estimulando atitudes respeitosas em relação às pessoas idosas e usando a educação como ferramenta de transformação do senso comum. O objetivo final é contribuir para uma política nacional de educação para o envelhecimento.
Além disso, médicos, pesquisadores, cientistas e professores apresentarão conteúdos científicos e orientações sobre demências, fatores de risco, prevenção e políticas públicas. O evento será finalizado com uma caminhada pela Avenida Paulista, chamando a atenção da sociedade para o impacto das demências e a importância da saúde cerebral.
“Todos vamos envelhecer e queremos que isso aconteça com saúde e qualidade de vida”, afirma Luiz Moraes, relações públicas do Supera e mediador do evento.
Confira a programação
8h30 – Abertura e acolhimento com Beth Goulart (atriz)
8h50 – Painel 1
Diagnóstico precoce da doença de Alzheimer: por que é fundamental?
Dra. Jerusa Smid (Hospital Emílio Ribas e Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – GNCC HC-FMUSP)
Avanços e tratamentos na Doença de Alzheimer: o que diz a ciência?
Profa. Dra. Sonia Maria Dozzi Brucki (Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – GNCC HC-FMUSP)
Fatores de risco modificáveis para Doença de Alzheimer
Profa. Dra. Claúdia Suemoto (Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
10h – Painel 2
Plano Nacional de Demências
Dr. Leandro Minozzo (Coalizão Nacional pelas Demências CONADE)
Humanização e promoção da qualidade de vida nos residenciais sênior
Dr. Felipe Vecchi, Diretor Médico dos Residenciais Cora e Vivace
Direitos jurídicos da pessoa com demência
Dra. Alexsandra Manoel Garcia
11h15 – Painel 3
A importância da convivência entre gerações para pessoas com Doença de Alzheimer
Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva (GNCC HC-FMUSP e Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP)
Cartilha Educativa: EnvelheCiência e Turma da Mônica na Prevenção das Demências
Profa. Dra. Márcia Cominetti (Universidade Federal de São Carlos)
Serviço
Despertando a sociedade para a saúde do cérebro (7ª edição)
Dia: 13 de setembro (próximo sábado)
Horário: das 8h30 às 13h
Local: Teatro Gazeta, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Evento gratuito e aberto ao público, presencial e online.
Para participar, basta realizar inscrição antecipada pelo site: https://bit.ly/despertando-2025
