“Alzheimer: Conhecer para Cuidar” é mais que um livro, é um sonho realizado

“Alzheimer: Conhecer para Cuidar” é mais que um livro, é um sonho realizado

Livro reúne profissionais, com conhecimento científico e prático, disseminando conteúdos relevantes e dicas para o cuidado de pessoas com Alzheimer.


Não é uma obra definitiva, pois as pesquisas nesse campo seguem e temos a esperança de ler e ouvir a respeito de novas descobertas sobre a Doença de Alzheimer e outras demências. No entanto, podemos dizer que ninguém foi tão longe quanto as organizadoras do livro Alzheimer: Conhecer para Cuidar, Fabiana Satiro e Vera Caovilla, no propósito de oferecer aos profissionais que atuam na área e familiares de pessoas com sinais de demência ou mesmo com ela identificada/diagnosticada, um produto o mais completo possível.

O livro conta com 31 artigos em mais de 700 páginas, abarcando todas as áreas do conhecimento sobre o assunto, dando ao leitor o máximo de informação/orientação que resultará em conhecimento/conforto no seu dia a dia, seja como profissional, seja na lida com um familiar.

Para alcançar a todos os interessados, as organizadoras tiveram o cuidado de pedir aos profissionais que trocassem a linguagem acadêmica por uma mais acessível, com afeto, carinho e o cuidado de quem escreve para uma pessoa próxima que tem sob seus cuidados um pai, uma mãe, avô ou avó, tia ou tio, irmã ou irmão. O resultado emocionou a todos e certamente emocionará você.

O sonho de ter uma espécie de manual/guia sobre demências nasceu na década de 1980 do século passado, quando Vera Caovilla começou a cuidar do pai com o diagnóstico de Demência de Alzheimer e pouco ou nada encontrou (livro/cartilha) com dicas sobre o que fazer, sobre o que esperar da doença. Precisou correr atrás de profissionais, pedir ajuda a quem encontrasse pelo caminho. Quando conheceu Fabiana Satiro, com quase 20 anos de atendimento domiciliar à essa população em particular, além de ter acompanhado sua avó também com a Doença de Alzheimer, avaliaram que ainda faltava no mercado um livro que abarcasse todas as facetas da Doença em um tom fácil e agradável de ler, e que focasse nas informações básicas para os cuidados de alguém com uma síndrome demencial, especialmente o Alzheimer.

Ainda hoje, com o acesso à internet por meio de buscadores tão eficazes, quem se depara ou precisa cuidar de uma pessoa com Alzheimer se sente insegura, fica em dúvida sobre como atuar, se sente pressionada pelo excesso de opiniões e a falta de dicas práticas que partam de quem entende que a realidade do cuidador é pesada e que o afeto que envolve esses cuidados limita sua atuação, ou seja, a falta de informação precisa acaba trazendo uma enorme sobrecarga e estresse para cuidadores familiares e profissionais. Surge, assim, este livro que reúne profissionais de excelência, com enorme conhecimento científico e prático, com conteúdos relevantes e dicas para o cuidado, sem sobrecarregar ainda mais o cotidiano de quem trabalha cuidando ou orientando pessoas com algum tipo de demência.

O livro pode ser lido em qualquer ordem, mas recomendamos começar pelo primeiro artigo, porque nele você sentirá o acolhimento dos demais e compreenderá o seu fardo, seja como profissional ou como cuidador familiar. Quanto aos demais, leia de acordo com a sua necessidade e vontade, cada um deles traz orientações e informações específicas em uma área do conhecimento que talvez seja a que você busca para já.

Recebe as últimas notícias!

Não perca nenhuma notícia, receba cada matéria diretamente no seu e-mail!

Neste livro, todas as vezes que você se deparar com o termo Doença de Alzheimer, estamos nos referindo à demência da Doença de Alzheimer, ou seja, a fase sintomática da doença. Comumente os familiares se queixam do termo demência, por ser uma palavra forte e bastante estigmatizada, usada até como xingamento, mas ela se refere não a uma doença específica e, sim, a um grupo de sintomas cognitivas e sociais que interferem na funcionalidade do indivíduo, e é caracterizada pela disfunção de pelo menos duas funções cognitivas.

Portanto, demência não é loucura. Para saber mais, muito mais mesmo, adquira esta obra e leia uma, duas, três vezes cada artigo, anote, rabisque e se torne, você também, especialista no assunto.

Atualizado no dia 01/10 às 22h37


Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4192 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Email

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading