Abertas as inscrições para o Edital Itaú Viver Mais 2023!

Abertas as inscrições para o Edital Itaú Viver Mais 2023!

Até o dia 24/06 as organizações da sociedade civil com projetos aprovados via Fundo do Idoso podem se inscrever no Edital Itaú Viver Mais 2023.


O Edital Itaú Viver Mais 2023 está, a partir das 10 horas de hoje, com as inscrições abertas até o dia 24 de junho, às 23h59. O objetivo do edital é selecionar projetos sociais que serão financiados por meio do repasse de recursos aos Fundos do Idoso, podendo ser de qualquer valor. O Itaú terá a prerrogativa de decidir quanto será repassado a cada projeto, levando em consideração a avaliação e classificação de cada proposta nas etapas de seleção, bem como a disponibilidade de recursos. Serão escolhidos projetos sociais aprovados em Fundos Municipais, Estaduais ou Nacional do Idoso de qualquer região do Brasil, visando fortalecer a rede de proteção dos direitos das pessoas idosas.

Atenção para os Eixos

No processo de seleção, serão priorizadas as propostas que promovam um dos cinco eixos do Edital Itaú Viver Mais 2023, que são:

1) Fortalecimento da rede de proteção e garantia de direitos da pessoa idosa: promoção da construção de conhecimento socioterritorial por meio de Diagnósticos, Formação de Conselheiros, Planejamento e Gestão da Rede e dos atores locais/organizações que trabalham com a atenção à pessoa idosa, entre outras atividades afins;

2) Fortalecimento e Letramento sobre Empreendedorismo e novas formas de geração de renda: promoção do protagonismo e da autonomia financeira das pessoas idosas, com foco na inserção e reinserção produtiva;

3) Letramento financeiro: promoção de iniciativas que incentivem a reflexão e a adoção de boas práticas em relação ao dinheiro para apoiar na manutenção de uma boa Saúde Financeira, com temas como controle do endividamento, prevenção à violência patrimonial, gestão de reservas financeiras e combate à fraude;

4) Letramento e inclusão digital: promoção de iniciativas que integrem as pessoas idosas ao âmbito digital e ampliem sua presença e conexão com a sociedade;

5) Esporte e Cultura: promoção de iniciativas que por meio do esporte e da cultura ampliem a qualidade de vida e bem-estar de pessoas idosas, além do fortalecimento de vínculos comunitários.

Serão priorizadas no processo de seleção as propostas que articulem transversalmente aos eixos os seguintes temas em suas atividades:

– Diversidades: promoção e valorização da diversidade, prioritariamente em relação a mulheres, população negra, povos indígenas, pessoas com deficiência e comunidade LGBT+;

– Meio ambiente: promoção de ações que envolvam consciência ambiental e adoção de práticas sustentáveis, a fim de cultivar o cuidado com o equilíbrio ecológico;

– Intergeracionalidade: promoção de interações sociais entre indivíduos de idades distintas e troca de experiências de vida, valores e princípios, e fortalecimento de laços familiares e comunitários;

– Cidadania: promoção, valorização e implementação de práticas que oportunizem o desenvolvimento pessoal, as potencialidades do envelhecimento, e a participação dos idosos na vida econômica, política e social do país;

Receba as últimas notícias!

Não perca nossas principais notícias e notícias que você precisa saber todos os dias em sua sua caiza de entrada.

– Território: projetos realizados no Norte e Nordeste do Brasil.

Preparação para o Edital

Uma das novidades do Edital Itaú Viver Mais 2023 foi o curso, ofertado em EAD, chamado “Projetos Sociais: elaboração e captação de recursos”, com 10 horas de duração e gratuito, promovido pelo Itaú Viver Mais e produzido pelo Portal do Envelhecimento e Longeviver, com o objetivo de auxiliar profissionais das Organizações da Sociedade Civil na elaboração de bons projetos direcionados ao Fundo de Direitos da Pessoa Idosa. O curso aborda os temas:
– Como ler editais do Fundo de Direitos da Pessoa Idosa?
– Como elaborar projetos sociais?
– Como captar recursos via Fundo de Direitos da Pessoa idosa?
– O que é o MROSC?
– Qual a documentação necessária para o Edital Itaú de Seleção de Projetos via Fundo de Direitos da Pessoa Idosa?

Como parte do curso foi ofertado ainda quatro oficinas online e ao vivo com orientações na prática para elaboração de projetos, momento em que os participantes puderam colocar a mão na massa, com a supervisão de professores, e elaborar seus projetos.

Instituições que podem participar

Podem participar do edital as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de direito privado, sem fins lucrativos, devidamente regularizadas, desde que tenham práticas de atuação em conformidade com a lei e não tenham recebido penalidades ou condenação definitiva relacionadas ao objeto do apoio. Além disso, as organizações devem existir há pelo menos dois anos e serem capazes de comprovar sua regularidade cadastral.

O Edital Itaú Viver Mais 2023 permite a participação de projetos que possuam aprovação e autorização para captação de recursos através do Fundo do Idoso. No ato da inscrição, não é obrigatório enviar o documento comprovatório, mas os projetos selecionados terão até o dia 21 de julho, impreterivelmente, para enviar o comprovante de aprovação do projeto pelo Fundo (cópia da publicação no D.O. do respectivo município/estado/união) ou a carta de autorização para captação de recursos cujo período compreenda integralmente os meses de novembro e dezembro de 2023.

A inscrição dos projetos só pode ser realizada online, através da plataforma Longeviver, a partir do dia 06 de junho até o dia 24 de junho, às 23h59. É importante que os responsáveis pelas organizações leiam atentamente o edital para providenciar a documentação exigida no momento da submissão da proposta.

Serviço
Edital Itaú Viver Mais 2023
Inscrições: de 06 de junho até o dia 24 de junho, às 23h59.
Onde: Somente através da plataforma Longeviver por meio do link: https://plataforma.longeviver.com/conecta/edital-itau-2023.
Quem pode participar: Organizações da Sociedade Civil (OSCs), sem fins lucrativos, de direito privado, devidamente regularizadas, que existam há pelo menos 2 (dois) anos, e que tenham projetos aprovados pelo Conselho do Idoso do seu município ou estado.
Mais informações: enviar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato via WhatsApp (011) 93225-3060.

Saiba mais sobre Oscs e Fundos em: https://www.youtube.com/@itauvivermaisivm3195/streams

Assista a live e tire suas dúvidas

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4189 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo