As inscrições, gratuitas, para o Edital Itaú Viver Mais 2025 começam dia 14 de maio. Tire suas dúvidas na live de lançamento.
Na próxima quarta-feira, dia 14 de maio, às 11 horas, haverá live de lançamento sobre a nova edição do Edital Itaú Viver Mais de seleção de projetos via Fundo de Direitos da Pessoa Idosa. Não perca e aproveite para tirar dúvidas sobre o edital.
O Portal do Envelhecimento tem divulgado extensamente este Edital nos últimos anos, promovendo inclusive cursos e oficinas gratuitamente para elaboração de projetos com o patrocínio do Itaú Viver Mais. No entanto, contrasta com esse esforço o fato de que muitas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que trabalham com o envelhecimento ainda desconhecem essa oportunidade.
O Edital Itaú Viver Mais é uma importante ferramenta que seleciona projetos sociais, aprovados nos Fundos Municipais, Estaduais ou Nacional de Direitos da Pessoa Idosa, para serem apoiados financeiramente pelo Itaú com recursos do Imposto de Renda (Pessoa Jurídica e Pessoa Física).
CONFIRA TAMBÉM:
Como tanto o Fundo quanto este Edital ainda são pouco conhecidos por muitas organizações, convidamos OSCs, conselheiros(as) e demais interessados no tema a participar da live de lançamento do Edital, onde poderão tirar suas dúvidas ao vivo.
Veja quais têm sido os aprendizados do Edital ao longo destes últimos anos neste vídeo:
O período de inscrição dos projetos do Edital Itaú Viver Mais, por meio do Fundo de Direitos da Pessoa Idosa, inicia-se no dia 14 de maio de 2025 e encerra-se às 18h00 do dia 12 de junho de 2025.
O objetivo é estimular a execução de projetos que fortaleçam a rede de proteção dos direitos da pessoa idosa, bem como o ciclo de políticas públicas orientadas ao envelhecimento populacional. O Edital apoia projetos que promovem e garantem os direitos da população 60+, conforme determina o Estatuto da Pessoa Idosa.
Eixos do Edital 2025
Serão priorizadas no processo de seleção as propostas que promovam os seguintes eixos:
Apoio à infraestrutura: construção, reforma, ampliação, compra e aquisição de bens com foco na garantia dos direitos da pessoa idosa.
Promoção e garantia de direitos: produção de conhecimento socioterritorial por meio de diagnósticos, formação de conselheiros, planejamento e gestão da rede e dos atores locais/organizações que trabalham com a pessoa idosa, entre outras atividades afins.
Fortalecimento e Letramento sobre Empreendedorismo e novas formas de geração de renda: promoção do protagonismo e da autonomia financeira das pessoas idosas, com foco na inserção e reinserção produtiva.
Letramento financeiro: promoção de iniciativas que garantam a acessibilidade, reflexão e a adoção de boas práticas em relação ao dinheiro com temas como, por exemplo, controle do endividamento, prevenção à violência patrimonial, gestão de reservas financeiras, combate à fraude e educação financeira.
Letramento e inclusão digital: promoção de iniciativas que integrem as pessoas idosas ao âmbito digital e sua acessibilidade, ampliando sua presença e conexão com a sociedade.
Cultura: promoção de iniciativas que por meio de práticas culturais ampliem a qualidade de vida e bem-estar de pessoas idosas, além do fortalecimento de vínculos comunitários.
Esporte: apoio a programas socioeducativos que, através da prática esportiva, melhorem a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas idosas, contribuindo também para o fortalecimento dos laços comunitários.

Live de lançamento
Data: 14/05
Horário: 11h
Onde: Canal do YouTube do Itaú Viver Mais: https://www.youtube.com/@ItauViverMais_IVM
