Livro contribui para a formação de gestores (operacionais e estratégicos) das organizações de saúde.
Por Flávio Morgado (*)
Esta coletânea, intitulada “Tópicos em Gestão de Organizações de Saúde”, disponível gratuitamente na Portal Edições, tem por objetivo contribuir para a formação de gestores para os níveis operacionais e estratégicos das organizações de saúde – Hospitais, Clínicas, UBS (Unidades Básicas de Saúde), UPA (Unidades de Pronto Atendimento), AME (Ambulatórios Médicos de Especialidades), Laboratórios, Planos de Saúde etc. -, nas principais dimensões da gestão (estratégia, organização, processos, pessoas e tecnologia), balizadas por valores e práticas da humanização da saúde. A coletânea cobre, também, a administração de operações em hospitais e clínicas apoiadas pelas tecnologias da informação e da comunicação (ERP-HIS, BI, CRM, Lean Health etc.).
CONFIRA TAMBÉM:
O livro foi elaborado por uma equipe de pesquisadores, principalmente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e contou com o apoio do Plano de Incentivo a Pesquisa (PIPEq) da PUC-SP na sua produção.
Sobre gestão
A gestão de organizações, incluindo as de saúde, compreende, segundo Galbraith (2012), cinco dimensões interdependentes, cada uma associada a uma palavra-chave: Estratégia (direções); Estrutura (poder), Processos (fluxos); Pessoas (competências) e Remuneração (motivação).
Em um nível mais específico, encontra-se a definição de administração de Henri Fayol, uma “atividade ou processo de planejar, organizar, executar, liderar e controlar”; e uma das funções distintas das principais funções da empresa: “técnica; comercial; financeira; segurança e contabilidade” (Maximiano, 2017, p. 83), embora a administração esteja presente em cada uma dessas funções.
Outra visão integradora é dada pelo Balanced ScoreCard (BSC): uma das ferramentas de gestão mais utilizadas e bem avaliadas por executivos de todo o mundo (Bain & Company, 2018), que avançou na forma de avaliar indicadores, indo além da perspectiva financeira (ROI, lucratividade etc.) para incluir a perspectiva do cliente (satisfação, participação de mercado, fidelidade etc.), a perspectiva interna do negócio (tempo de ciclo, desempenho, retrabalhos etc.), e a perspectiva da inovação e aprendizado (porcentagem de receita oriunda de novos serviços, quantidade de sugestões dos funcionários, receita por funcionário etc.), tendo a estratégia como centro (Kaplan e Norton, 2018).
O e-book contém nos seus capítulos algumas visões e conceitos integradores:
1) Gerenciamento de Projetos no Setor da Saúde – Estudo de Processos da gestão de projetos (Início, Planejamento, Execução, Controle, Encerramento) e de suas áreas de conhecimento (Integração, Escopo, Cronograma, Custos, Qualidade, Recursos, Comunicação, Riscos, Aquisições, Partes interessadas), segundo o Project Management Body of Knowledge – PMBoK, do PMI (Project Management Institute).
2) Lean Healthcare em um Ambulatório Público Infantil na Cidade de São Paulo – Estudo de melhoria de processos organizacionais utilizando as ferramentas Lean Healthcare.
3) Custo-efetividade da intervenção clínico-educativa em pacientes com retinopatia diabética – Análise do custo-efetividade da intervenção clínico-educativa oportuna e intensiva, em pacientes da atenção básica com retinopatia diabética, comparado à prática atual dependente do reencaminhamento à atenção primária.
4) Gestão da Longevidade: Aspectos a serem levados em conta no gerenciamento de um processo ao longo da vida – O que é e como pensar a gestão do longeviver. Políticas públicas para o envelhecimento. Direitos humanos. Gestão dos cuidados, desde os básicos aos paliativos. Avanços tecnológicos como facilitadores e promotores de vida autônoma e informada. Mercado de trabalho.
5) Gestão de profissionais com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – Programas de prevenção, promoção e gestão da saúde. Redução de custos com a saúde, sustentabilidade e qualidade de vida.
6) Análise da satisfação dos fisioterapeutas atuantes em hospitais da cidade de São Paulo – Aplicação do formulário do IHI, utilizado pela Mayo Clinic, para trazer uma visão da relação do fisioterapeuta com seu gestor. Diagnóstico das características da liderança e do sistema organizacional, servindo como apoio para a construção de um plano de capacitação e para o planejamento estratégico organizacional.
Referências
Bain & Company. Management Tools & Trends. Disponível em: Top Management Tools & Trends for 2023 [Survey Results] | Bain & Company Acesso em 16/05/2023.
Galbraith, Jay R. The evolution of Enterprise Organizational Designs. Journal of Organization Design (JOD), 1(2): 1-13 (2012). DOI: 10.7146/jod.1.2.6342. Disponível em: http://www.jaygalbraith.com/component/rsfiles/download?path=whitepapers%252FEvolEnterpriseOrgDesign.pdf.
Kaplan, Robert S.; Norton, David P. O balanced scorecard em ação. In: Christensen et al. Desafios da gestão: uma introdução às mais influentes ideias da Harvard Business Review. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
Maximiano, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2017.
(*) Flávio Morgado é Bacharel em Matemática, Mestre em Administração de Empresas e Doutor em Comunicação e Semiótica. Professor e pesquisador da PUC São Paulo.
Experiência em Sistemas de Informação. Pesquisa envelhecimento, inteligência artificial, gestão em saúde e impactos sociais da Tecnologia da Informação. É membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento da PUC-SP.