Este ano compartilho com vocês uma receita de bolo de Santo Antônio, feita com milho orgânico.
No Brasil, os meses de junho e julho ganham novas roupagens com as Festas que são celebrações religiosas e homenageiam os santos do mês de junho com Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Se estendem até o mês seguinte…Tem características bastantes típicas, desde o uso de bandeirinhas coloridas e roupas xadrez. Muita música com danças tradicionais envolvendo quadrilhas e alegrias entre famílias e amigos. O consumo de alimentos à base de milho, amendoim, mandioca e diferentes bebidas quentes como quentão, vinho quente, leite quente com amendoim e outros diferenciados de acordo com a região do Brasil que moram.
Recordo que, como professora do Estado de São Paulo, no dia 13 de junho fazíamos uma grande festa para iniciarmos as festividades culturais. Nesse dia celebrávamos o Dia de Santo Antônio com Bolo Gigante do Santo. A Associação de Pais e Professores vendiam o bolo em pedaços e arrecadavam fundos para a escola. O bom mesmo era ver o Bolo Gigante coberto de creme e coco ralado e em cima, nas bordas, bandeirinhas coloridas. Esse bolo tinha história, cada ano era de uma forma, em alguns anos as mães dos alunos enviavam os bolos simples e as professoras e merendeiras cortavam e recheavam; em outros, os bolos eram feitos na escola com antecedência.
Era uma delícia! quanta festa e bênção… Algumas alunas de séries mais avançadas vinham ajudar. Só sei contar que para todos foram momentos inesquecíveis!
Como tradição, eu, Ana Tomazoni, há mais de 30 anos, celebro com muito respeito e tradição o Dia de Santo Antônio, preparando mini pães, embalando-os em sacos de papel personalizados com imagem do Santo e no dia 13 de junho de cada ano os levo à missa das 7h, nunca menos de 500 unidades. Houve ano que chegou a um total de 3 mil. Deixei os pães na igreja para os presentes na missa logo após o benzimento, assim como distribuí em diversos lugares, principalmente na minha escola Sabor e Saber Gastronomia, onde, tradicionalmente, as pessoas já esperam, e vêm buscar. O pão de Santo Antônio carrega consigo a fé dos cristãos que o veem como padroeiro dos pobres. Além disso, carrega o significado de fartura diante da representação que o ‘pão da vida’ tem entre os devotos do catolicismo.
Algumas pessoas colocam o pão bento de Santo Antônio na cozinha, junto ou próximo à farinha, açúcar ou arroz começando no dia 13 de junho, a fim de que lhes garanta fartura durante o ano todo.
O registro dessas aventuras foram eternizadas em 2023 em um capítulo numa coletânea internacional intitulada Laços Portugueses – Histórias Lusófonas de Hereditariedade e Amor, coordenada por Dyandreia Portugal e organizada por Carlos Cardoso (Letras Graciosas Editora, Lisboa/Portugal).
Este ano compartilho com vocês uma receita muito especial da roça com milho “orgânico”. Encontrei uma quantidade grande dentro de um hipermercado em São Bernardo do Campo/SP, e fiquei muito feliz. Congelei o fubá no freezer, embalagem original, por até 4 meses!
Segue, então, uma das receitas especiais que ao longo desses anos tornou-se a preferida e cheia de significados. Aí é só colocar as fitas coloridas, e em uma delas colocar o anel. Orar, vibrar, dançar, comer e agradecer a vida por ter fé e positivismo.
Bolo de Fubá e Coco – Bolo Casamenteiro!
Ingredientes 4 ovos (200g) 1 xícara de chá de açúcar refinado ou cristal (175g) 1 xícara de chá de farinha de trigo (140g) 1 xícara de chá de fubá mimoso orgânico (140g) 1 colher de sopa de fermento em pó (8g) 1 e 1 quarto de xícara de chá de Leite integral quente (250g) 1 xícara de chá de óleo vegetal (175g) ½ xícara de chá de coco ralado médio ou grosso (50g) Erva-doce (opcional e a gosto) Manteiga Açúcar Canela a gosto para untar
Modo de Preparo 1 – Bata os ovos inteiros por 2 minutos e junte o açúcar até triplicarem de volume. 2 – Peneire todos os ingredientes secos. 3 – Aqueça o leite com as sementes de erva doce, para aromatizá-lo, deixe ferver, desligue e tampe. Reserve por alguns minutos e coe. 4 – Quando os ovos e o açúcar estiverem bem fofos, alterne a adição dos ingredientes secos com o leite quente. Finalize com o óleo vegetal, misturando delicadamente. Leve ao forno preaquecido a 180 graus em uma assadeira (20×30 cm) ou redonda de 24 cm untada com manteiga e polvilhada com fubá por cerca de 50 minutos.
Dicas preciosas – Para potencializar o sabor da erva doce (sementes desidratadas), misture-a ao leite quente, deixe ferver por 2 minutos, desligue e tampe. Depois coe, pois algumas pessoas não gostam das sementes, como acontece na minha família.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.