SUS amplia vacinação contra dengue em 2026, mas idosos ficam de fora da campanha

SUS amplia vacinação contra dengue em 2026, mas idosos ficam de fora da campanha

As pessoas idosas não poderão tomar a vacina porque ainda não foram realizadas todas as fases de testes.


A partir do ano que vem, o Sistema Único de Saúde, o SUS, vai disponibilizar uma vacina contra a dengue em dose única, 100% nacional, para a faixa etária de 2 a 59 anos, faixa recomendada pela Anvisa para a dengue, um fato único no mundo até agora, pois o Brasil é um dos poucos países em que vacinas são aplicadas gratuitamente.  Hoje, uma vacina japonesa de duas doses só atende o público de 10 a 14 anos no SUS.

As pessoas idosas, infelizmente, não poderão tomar a vacina porque ainda não foram realizadas todas as fases de testes clínicos de imunizantes. Por ora, as pessoas idosas deverão manter medidas de prevenção, como eliminar focos de água parada e passar repelente.

Vacina 100% nacional

Segundo o governo federal, a partir de uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, a produção em larga escala da vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue se dará por meio do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local do Ministério da Saúde, já aprovado e em fase final de desenvolvimento tecnológico.

Sob a coordenação do ministério da Saúde, por meio do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, o projeto contou com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no financiamento da pesquisa clínica.

O investimento é de R$ 1,26 bilhão. Também estão previstos R$ 68 milhões em estudos clínicos para ampliar a faixa etária a ser imunizada e incluir idosos, além de avaliar a coadministração da dose contra a dengue com a vacina contra o Chikungunya, também desenvolvida pelo Instituto Butantan.

Curso online ao vivo Envelhecimento com Deficiência

Prevenção

Ainda de acordo com o governo federal, a vacina segue como prioridade no enfrentamento à dengue no país. Entretanto, até que a vacinação em massa aconteça, a orientação é manter o reforço de ações de prevenção, vigilância e preparação da rede de assistência, visando evitar mortes.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses indicam que, em 2025, o Brasil registra 401.408 casos prováveis de dengue e 160 óbitos confirmados pela doença, além de 387 em investigação. O coeficiente de incidência, neste momento, é de 188,8 casos para cada 100 mil habitantes.

Rede privada

Na rede privada a vacina da dengue está disponível em todo o Brasil para pessoas entre 4 e 60 anos, independentemente de terem sido infectadas com a doença. E para pessoas acima de 60 anos, mas apenas com receita médica. São duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A eficácia é de cerca de 80% para a doença, com proteção de um ano. O preço varia de acordo com o laboratório, a farmácia ou clínica que oferece o produto. 

Essas vacinas são contraindicadas para grávidas, mulheres que amamentam, pessoas com imunodeficiência, pessoas que fazem tratamento imunossupressor.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil


banner anunciando curso de memorias ludicas
Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4365 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

-->

Conecte-se com a gente

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS