A promoção de saúde é um pilar de extrema importância para um bom envelhecer
CONFIRA TAMBÉM:
Inicio este texto desejando a todos um feliz 2024! E aproveito este início de ano para trazer um texto sobre promoção de saúde, a partir de hábitos de vida, iniciando pelo consumo de bebidas alcóolicas. Trata-se de mais um dos pilares da promoção de saúde que tenho abordado nos textos, representados por: Rastreamento de doenças, hábitos de vida, vacinação e atividade física. Pilares de extrema importância para um bom envelhecer. De forma didática, dividiremos os hábitos de saúde em duas partes, a primeira sobre etilismo, e a segunda sobre cigarro e hábitos alimentares (que abordaremos em outro texto).
Quando falamos sobre o tema de ingestão de bebida alcóolica imediatamente me vem à cabeça uma frase que escuto muito dos pacientes: “Doutor, comecei a beber vinho tinto porque faz bem para o coração”. Pergunto: devemos começar a beber vinho tinto para proteger o coração? A resposta é não. Quando falamos sobre ingesta de bebida alcóolica, do ponto de vista da saúde do corpo humano, quanto menos ingerir melhor.
Então, de onde vem esta história do vinho tinto? O vinho, do tipo tinto, tem substâncias chamadas de flavonoides, que têm ação antioxidante e podem ajudar a prevenir algumas doenças do coração. Porém, estas mesmas substâncias estão presentes no morango, na framboesa, no mirtilo e outras frutas vermelhas, com a vantagem de não apresentarem o prejuízo de ingerir o álcool. A mensagem é que se for beber, o vinho tinto tem essas substâncias que podem pelo menos amenizar o estrago.
Outro mito que escuto bastante de pacientes é que alguns acham que não há problema algum se o consumo se der apenas no final de semana, tomando grandes quantidades. O raciocínio que fazem é que ao ter este comportamento a bebida alcóolica não afetaria suas tarefas. Do ponto de vista social até pode ser verdade, porém quanto a saúde não, pois o que importa é a dose acumulada que você toma em um determinado intervalo de tempo. Muitos estudos mostram que este comportamento de ingerir de forma concentrada pode até ser pior para o corpo.
Até este momento falamos exclusivamente do ponto de vista da saúde da parte física. Mas qualidade de vida também envolve saúde mental e os hábitos que nos geram prazer. A mensagem é para não exagerar na bebida e manter o consumo no que consideramos no limite moderado, caso decida continuar com este hábito.
Uma porção de álcool é definida como aproximadamente 10 a 15 gramas de etanol, que pode ser encontrada em:
– uma lata de cerveja de 330 mL
– cerca de 150 mL de vinho
– uma dose de cerca de 50 mL de destilado
Se você é mulher ou tem mais de 65 anos, não deve consumir mais do que uma porção de bebida por dia. Se você é homem e tem 65 anos ou menos, não deve consumir mais do que duas porções de bebidas por dia.
Foto: shutterstock
Para saber mais:
1) Mukamal KJ. A safe level of alcohol consumption: the right answer demands the right question. J Intern Med 2020; 288:550.
2) Kloner RA, Rezkalla SH. To drink or not to drink? That is the question. Circulation 2007; 116:1306.
3) Gepner Y, Golan R, Harman-Boehm I, et al. Effects of Initiating Moderate Alcohol Intake on Cardiometabolic Risk in Adults With Type 2 Diabetes: A 2-Year Randomized, Controlled Trial. Ann Intern Med 2015; 163:569.
4) Goulden R. Moderate Alcohol Consumption Is Not Associated with Reduced All-cause Mortality. Am J Med 2016; 129:180.