Privilegiar o consumo de frutas e verduras na preparação de pratos em nosso dia a dia, assim como lutar por políticas de combate à fome e erradicação da pobreza.
“Os padrões alimentares salvam vidas” foi tema do Dia Mundial da Alimentação celebrado no dia 16 de outubro. Como educadora alimentar e com vários projetos em diferentes frentes, principalmente voluntárias e socioeducativas, tenho clareza sobre o quanto esta data representa na esfera mundial. O Dia Mundial da Alimentação faz parte do Programa Brasil, da FAO/ONU, que trabalha no combate à fome e à pobreza, promove o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a busca da segurança alimentar e o acesso de todas as pessoas, em todos os momentos, aos alimentos necessários para uma vida saudável e digna.
A ação envolve 150 países de todo o mundo e faz parte do calendário das Nações Unidas. Centenas de eventos e atividades de sensibilização reúnem governos, empresas, organizações da sociedade civil, meios de comunicação social e o público.
Três memorandos de entendimento e uma carta de intenções com o governo brasileiro para fortalecer trabalhos em políticas de combate à fome e erradicação da pobreza foram assinados em cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty pelo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), Qu Dongyu, durante sua passagem pelo Brasil.
A expectativa é que seja possível fortalecer as políticas e ações de combate à fome e erradicação da pobreza não só no país, mas também na América Latina e no Caribe.
Ação que venho fazendo há alguns anos, pois como Empresa Solidária temos uma parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), interligando diretamente ao Grupo Assistencial Boréia-SBC, entidade que atua com famílias assistidas em vários segmentos como maternidade, crianças e adolescentes, objetivando a inclusão e o exercício da cidadania. A entidade contribui, assim, para qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social, dando amparo, fortalecendo, capacitando e proporcionando possibilidades para o resgate de sua dignidade.
Na condição de entidade parceira, há anos desenvolvemos um trabalho educacional com a missão de educar com alimentos, abrangendo crianças, adolescente e alguns pais. Com eles passamos valores de consciência alimentar, vínculos afetivos, nutrição e saúde, construídos pelo ato de cozinhar. Esse processo educativo abrange a memória, amor, resgate das histórias e cultura familiar, compromisso com o que está sendo preparado em cada refeição. O alimento é um instrumento que nos possibilita tudo isso com prazer e alegria.
Outra ação que fazemos é em parceria com Atrium Shopping, na cidade de Santo André (Grande São Paulo), em que celebramos o Dia Mundial da Alimentação, em formato mais enxuto, mas com a proposta na mão do nosso Guia Alimentar para a População Brasileira, privilegiar o consumo de frutas e verduras nas mais diferentes oportunidades de nos alimentarmos na preparação de pratos em nosso dia a dia, encontros e celebrações especiais.
Lembrando as informações básicas nesse sentido: para uma vida saudável é importante manter horários regulares e comer devagar, mastigar bem os alimentos, fazer um café da manhã saudável, incluindo frutas, intercalar as principais refeições com pequenos lanches e frutas, evitar preparações muito condimentadas e frituras, e tomar 2 litros de água ao dia. Essas regras já são muito conhecidas por todos nós, desde que tenhamos alimentos para serem colocados em nossa mesa!
CONFIRA TAMBÉM:
Nosso olhar em 2023 focou nas entradas, nos petiscos que acabam sendo grandes vilões, prejudicando nossa saúde e que podem ter uma pegada “chique e internacional desafiando nossos sentidos”. Apresentei sugestões saborosas e desafiantes para você provocar seus sentidos: visão, paladar, olfato, audição e tato com entradinhas e frutas, queijos e temperos frescos.
Petiscos saudáveis
Seguem algumas receitas de petiscos ou entradinhas, chamados pelos espanhóis de pinchos; pelos italianos de brusquetas; nachos e tacos pelos mexicanos; e de finger food pelos americanos. É claro que não podíamos deixar de trazer outras receitas com a nossa querida e deliciosa mandioca
Os mexicanos (tacos/nachos) – Creme de abacate:Abacate amassado, com tomate, sal, pimenta, azeite, alho, cebola, pimenta dedo de moça
Os italianos (brusquetas) – Esta é uma entrada fácil e que deve ser servida em pequenas porções com 4 fatias. O recheio pode ser variado, mas o tradicional conta com tomates temperados, manjericão e mussarela, servidos quentes e frios. E em muitas outras versões com frutas, vegetais e queijos.
Os espanhóis (pinchos) – Com pães em formato de torradas usam o tomate, pimentão assado, o queijo e as geleias picantes e muitas variedades.
Os brasileiros (entradas) – O melado ou mel com queijo de coalho douradinho, as geleias com as frutas da terra dos diferentes biomas brasileiros.
Os americanos (finger food) – Na fusão disso, a torrada com banana, queijos cheese e mussarela, com toque de canela. Os minis-hambúrguer em diferentes versões.
Receitas
Guacamole (pasta de abacate mexicano)
Ingredientes:
2 abacates maduros
¼ cebola media
1 pimenta dedo de moça
2 tomates médio maduro
suco de 1 limão
1/2 xícara de coentro
1 dente alho bem picadinho
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de salsa
Sal e pimenta do reino moída na hora (a gosto)
Modo de Preparo:
– Lave e seque os abacates, o tomate e o coentro. Com a faca, corte o abacate ao meio, no sentido do comprimento, e descarte o caroço. Descasque, corte cada metade em cubos ou amasse com garfo e transfira para uma tigela.
– Regue o abacate com o suco de limão e amasse com um garfo até formar um purê rústico.
– Corte o tomate ao meio, descarte as sementes, e corte as metades em cubos pequenos. Pique grosseiramente as folhas de coentro, a cebola, alho, pimenta. Junte ao abacate amassado, tempere com o azeite, sal e pimenta a gosto. Misture bem e sirva imediatamente.
– Sirva com torradas ou nachos
Brusquetas (Itália)
Ingredientes: (para 10 brusquetas)
10 fatias de pão tipo Italiano
5 tomates tipo italiano
5 dentes de alho (ou a gosto)
50 ml de Azeite (regar bem)
Manjericão, sal e pimenta (a gosto) – orégano
300g de mussarela
Modo de preparo:
– Corte os tomates, o alho e o manjericão, picados, coloque em um bowl ou travessa e misture bem com o azeite e os temperos. Reserve.
– Rale a mussarela grossa. Reserve.
– Pegue as fatias de pão, uma a uma, e esfregue os dois lados com dente de alho para pegar bem o cheiro. Coloque as fatias de pão espalhadas uma a uma em uma travessa de alumínio e deixe no forno até começar a dourar.
– Retire a travessa dos pães do forno, e comece a montar as brusquetas fatia por fatia, colocando com uma colher o tomate temperado formando uma camada homogênea sobre a fatia e em toda a superfície do pão. Repita com todas as fatias. Coloque todo o tomate preparado. Em seguida, o tomate de forma mais concentrada, pois ao derreter ele se espalha.
– Regue mais um pouco de azeite sobre cada fatia.
– Retorne a travessa ao forno a 180º e deixe até dourar. Cuide para não queimar o pão. Mas via de regra aproximadamente 10 min, quando o forno estiver quente. Sirva quente!
Dadinhos com tapioca com geleia de cambuci – Brasil
Ingredientes:
1 litro de leite de coco (1 coco fresco grande) 800 ml de água
500 g de tapioca granulada
1 pitada de sal
1 ½ xícara de chá de coco ralado
Açúcar ou adoçante a gosto
Modo e preparo:
– Quebre o coco e tire a polpa (para sair mais fácil aqueça a casca seca)
– Bater a polpa do coco, no liquidificador ou mix, com água filtrada.
– Bater por 3 a 4 minutos
– Coar em peneira bem fina ou pano
– Em um bowl, misture com as mãos a tapioca, o coco moído.
– Leve o leite de coco para ferver em uma panela média, com uma pitada de sal e açúcar a gosto.
– Quando o leite ferver, desligue o fogo e misture na tapioca granulada com o coco, mexa bem. Assim que estiver homogêneo, disponha o conteúdo em uma assadeira forrada com plástico ou papel filme.
– Leve á geladeira por cerca de quatro horas, para firmar bem a massa.
– Corte em quadradinhos. Coloque em uma assadeira antiaderente e leve ao forno 180º C, até dourar, de 30 a 40 minutos.
– Outra opção: pode fritar os dadinhos, em imersão com óleo, até ficarem douradinhos. Ficaram mais crocantes (porém mais calóricos).
– Sirva com geleia de cambuci.
Geleia de Cambuci
Ingredientes:
7 cambucis sem casca
250 ml de água
Suco de limão
250g de açúcar demerara orgânico
Modo e preparo:
– Coloque os cambucis (descascados), o suco de limão e a água no liquidificador e bata bem.
– Despeje em uma panela e leve ao fogo.
– Acrescente o açúcar e deixe apurar em fogo médio por 30 minutos.
Manjar de tapioca e cambuci
Ingredientes:
1 litro de leite
1 vidro de leite de coco
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 pacote de 50g de coco ralado
1 xícara (chá) de tapioca granulada
1 pitada de sal
Modo de preparo:
– Coloque em uma panela grande o leite, o açúcar, o sal e a tapioca, mexa até engrossar. Coloque o leite de coco e o coco ralado e continue mexendo por mais 3 minutos.
– Coloque em forma de anel (com buraco central), untada com óleo. Leve para gelar.
Ingredientes para geleia de Cambuci:
400 g de polpa ou fruto Cambuci
150g de açúcar
Modo de preparo:
– Tire a pele do Cambuci, corte em pedaços pequenos. Coloque em uma panela com o açúcar e o suco de limão. Mexa até ficar bem grosso, aparecendo o fundo da panela. A cor mudará para avermelhado. Esfrie e sirva com o manjar.
Bombom secreto de mandioca
Ingredientes:
500g de mandioca macia cozida
1 ½ colher de sopa manteiga
Sal a gosto
Recheio:
50 uvas lavadas e higienizada cortadas do cabinho
Para empanar: farofa de mandioca temperada ou queijo ralado
Forminhas de papel e papel tipo tapetinho para montagem do bombom na forminha.
Modo de Preparo:
– Cozinhe a mandioca, com água e sal até ficar bem macia. Coar
– Junte a manteiga, prove o sal, deixe esfriar para modelar os bombons.
– Com auxilio de uma colher pegar aproximadamente 10 a 15g de mandioca na palma da mão, abrir e colocar a uva dentro, envolvê-la com a massa da mandioca em formato de bolinha.
– Passe na farofa temperada ou queijo ralado.
– Sirva em forminhas de papel.
Foto destaque de Shameel mukkath/pexels.