Oficinas de Escrita: Memórias Lúdicas em viagem!

Oficinas de Escrita: Memórias Lúdicas em viagem!

O tema das próximas oficinas, que começam dia 24/05 e seguem, semanalmente, sempre às quartas-feiras, até 26/07, das 15h às 17h, é um tema que todos amam: Viagem.


As oficinas comandadas pela professora Cremilda Medina, da Escola de Comunicações e Artes da USP, são absolutamente únicas. Na altura dos seus 81 anos, a professora não passa apenas dicas de como desenvolver uma escrita clara, atraente e contextualizada histórica e culturalmente, compartilha uma história de vida riquíssima, traz causos deliciosos e, por meio de textos provocativos produzidos por ela semanalmente, a experiência fantástica do mundo do trabalho e da academia.

O tema das próximas oficinas, que começam dia 24 de maio e seguem, semanalmente, sempre às quartas-feiras, até 26 de julho, das 15h às 17h, é um tema que todos amam: Viagem. Para estimular o grupo, a professora já enviou um texto narrando sua viagem de Portugal para o Brasil (veja abaixo), quando tinha dez anos de idade. Que tal se inspirar nele e escrever sobre uma viagem marcante, especial, e ter seu texto publicado? Sim, no final das oficinas os textos produzidos serão editados e resultarão em mais um livro da Série LongeViver, organizado pela professora Cremilda Medina.

Quem já passou por esta experiência confessa o privilégio inigualável que são essas horas de curso vividas ao seu lado. A artista carioca Ana Carneiro é uma dessas entusiastas:

De uns anos para cá, sinto vontade e mesmo necessidade de expressar um pouco, por palavras, o momento que vivo, as transformações provocadas pelo movimento da vida ou, ainda, o desejo de deixar escritas as memórias que me são caras, por algum motivo. O que tem se tornado cada dia mais prazeroso a partir da descoberta de novas possibilidades de escrita, trazidas principalmente pelas provocações apontadas pela professora Cremilda Medina e pelas trocas proporcionadas nos coletivos das oficinas, que muito tem contribuído para o desabrochar dessa potencialidade que se revela mais fortemente agora, nos caminhos de minha completude.

Aurora Yasuda, vinda do mundo corporativo, lógico-analítico, tinha receio de não conseguir acompanhar o grupo, mas a vontade de resgatar suas memórias e vê-las impressas nos livros organizados com os textos produzidos ao longo dos encontros a fez encarar o desafio:

Num ritmo de pré-aposentadoria, encontro as Oficinas de Narrativas da professora Cremilda Medina. Com insegurança, começo a entregar meus textos tentando usar os recursos de estilo inspirados nos textos da professora. Confesso que estava pronta para receber críticas e anotações do que poderia melhorar. Mas Cremilda tem um método para fazer você se soltar, se lançar e, principalmente, se motivar a continuar escrevendo. As oficinas são um processo de desconstrução. Um convite para reaprender e ressignificar a relação, trazendo narrativas puxadas pela memória com muito afeto. Agradeço imensamente ter conseguido entrar nesse barco e navegar rumo a essa trajetória. 

Maria Eliza acredita no poder terapêutico da escrita e quando soube das Oficinas de Narrativas oferecidas pelo Espaço Longeviver com o objetivo de resgatar memórias, não pensou duas vezes:

As Oficinas de Narrativas, com mentoria de Cremilda Medina, nos permitem povoar linhas com memórias lúdicas, recentes ou remotas, o que é um grande privilégio. A professora colabora como um ourives experiente e amoroso na lapidação final das pedras preciosas das memórias dos participantes, aumentando mil vezes seu poder de refletir à luz da vida revivida. Agradeço à Cremilda pela disponibilidade e dedicação por ter a humanidade de ler com atenção e cuidado cada texto, perceber sutilezas e falar sobre elas com tamanha elegância. A experiência de ser audiência no palco onde são encenados momentos marcantes da minha vida, é inominável. Revisitar episódios pessoais e compartilhá-los desavergonhadamente é libertador para uma mulher que já passa dos 60. Agradeço eternamente.

Sônia Fuentes acompanha as Oficinas de Narrativas, comandadas pela professora Cremilda Medina, desde os tempos presenciais, quando eram oferecidas na tradicional unidade da USP localizada na Rua Maria Antônia. Com a pandemia, a professora passa a oferecer o curso por meio do Espaço Longeviver, ligado ao Portal do Envelhecimento, dando oportunidade para pessoas de todo o Brasil participar. Sônia, apesar de ter uma agenda bastante concorrida, reserva as quartas-feiras para esses encontros estimulantes, lúdicos, um brincar com memórias:

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

As oficinas nos dão a possibilidade de se libertar da escrita acadêmica, rígida e engessada. Cremilda Medina prioriza uma escrita livre e as narrativas ganham movimento e vida. Com ela, aprendo a Presentificar – voltar a viver as lembranças e ser agraciada por elas; a deslocar o narrador – mudar de perspectiva; brincar com novos referenciais; me divertir pela segunda vez com fatos passados. Trazer outros comunicadores para dentro do texto – novos olhares, novos observadores -, para dialogar com minhas histórias é um momento raro. Trabalhar ludicamente as memórias de uma vida é reviver o que vale a pena, é brincar de viver novamente.

Francine Forte se deixou contagiar pelas Oficinas de Narrativas da Contemporaneidade e, sempre que pode, procura envolver outras pessoas com seu entusiasmo:

Nas oficinas, sou levada a relembrar de tantas fases da vida. Vêm memórias, vêm histórias, percepções me cercam e reacendem a vontade de escrever sobre novos eventos ou reorganizar o que já tenho escrito em cadernos espalhados pela casa. Isso vem da professora Cremilda e seu jeito de administrar esse laboratório: a liberdade de expressão e estímulo para nos sentirmos envolvidas e donas das nossas escritas. São tantos aprendizados num encontro, quer seja por leituras, pelo conhecimento transmitido pela Mestra ou pelas experiências compartilhadas, que que histórias já esquecidas acabam vindo à tona. Aprendo a me despir de preconceitos na escrita, enxergar o cotidiano nas suas várias formas e a olhar o outro na relação sujeito/sujeito.

Não deixe escapar esta chance, faça já sua matrícula. Caso não possa acompanhar no dia e horário, lembramos que as aulas serão gravadas e você poderá assistir ao longo da semana.

Leia o texto inicial do curso elaborado pela professora Cremilda Medina:


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/novo/courses/narrativas-cremilda/
Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

Compartilhe:

Avatar do Autor

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

Mário Lucena escreveu 99 posts

Veja todos os posts de Mário Lucena
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

-->

Conecte-se com a gente

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS