O casal chega a ir ao encontro dos filhos, mas eles não têm tempo para sentar e tomar café com os pais, estão ocupados com seus projetos de vida. É o Preço da Família”!
Em Preço da Família tudo gira em torno do Natal. O casal Anna (Angela Finocchiaro) e Carlo (Christian De Sica) não se adaptam ao ninho vazio, mas desde que Alessandra (Dharma Mangia Woods) e Emilio (Claudio Colica) se mudaram para a capital, que não dão as caras. O casal chega a ir ao encontro dos filhos, em Roma, mas eles não têm tempo para sentar e tomar café com os pais, estão ocupados com seus projetos de vida.
Anna cansa de correr atrás, de ligar, de preparar almoços, de implorar e esperar em vão pelos filhos, mas está longe de desistir deles. Quando mais um Natal se aproxima, temendo não contar com os filhos na ceia, bola um plano infalível. Para isso, conta com a cumplicidade do marido e da mãe. É a avó quem conta para os netos que os pais foram contemplados com uma boa herança. Movidos pela cobiça, os dois surgem repentinamente diante da porta dos pais, doceis, amáveis, em busca do seu quinhão. Vegana, Alessandra aceita experimentar a torta de carne feita pela mãe. Emilio compra um vinho premiado para presentear o pai. O objetivo é descobrir o valor da herança: seis milhões de euros. O dinheiro, no entanto, é para a caridade, pois este é o desejo da falecida tia, uma pessoa muito generosa.
CONFIRA TAMBÉM:
Os filhos deixam a casa dos pais prometendo passar o Natal juntos, e passam a ligar e mandar mensagens amorosas. Alessandra promete parar de fumar e suspender a pílula para dar um neto a Anna. Carlo chama a atenção da mulher: estão fazendo isso por dinheiro e quando descobrirem que estamos mentindo vão nos odiar. Mas Anna não se importa, está feliz com a possibilidade de passarem a ceia juntos.
– Depois do Natal contamos a verdade.
Enquanto isso, os filhos festejam, fazem as contas de quanto irão abocanhar: um ou dois milhões cada. Emilio, desprezado pelo chefe, é surpreendido com uma proposta de sociedade. Alessandra planeja montar uma casa de chá com livraria e comprar um apartamentinho.


Para manter a farsa (até o Natal), o casal gasta sua poupança comprando roupas de grife, joias, adereços e aluga uma Ferrari para parecer milionário. Enquanto Carlo joga golfe com o chefe de Emilio, Anna leva a filha para conhecer um apartamento luxuoso em uma cobertura com piscina. Alessandra pensa que o apartamento é para ela, mas a mãe revela que vai usar o espaço como moradia para idosos carentes: você não imagina quantos idosos são abandonados por filhos canalhas. Alessandra, laconicamente, concorda: muito triste.
O casal percebe que está indo longe demais – o dinheiro, para bancar a farsa, está acabando – mas não consegue parar. A essa altura, na cidadezinha onde vive, especialmente entre os parentes, só se fala da herança. No aniversário da avó, familiares se revoltam com a história e quebram o pau: por que a tia deixou dinheiro para uma sobrinha distante e nada para parentes próximos?
O Natal se aproxima, casa decorada, árvore montada, família unida, mas a pressão dos filhos por parte da herança aumenta e só resta ao casal contar a verdade, raspar a conta bancária e dividir o saldo com os filhos na esperança de ser perdoado. Acontece que o filho conta com alguns milhares de euros para se tornar sócio do escritório; e a filha para montar seu próprio negócio.
Não há dinheiro, mas, no lugar da verdade, mais uma mentira: Carlo está com uma doença rara e todo o dinheiro será usado em busca da cura. E já há consulta marcada com especialistas nos Estados Unidos, França, Japão e China. A mentira ganha proporção insustentável, mas o importante é que acabam passando o Natal juntos, em família, caçando tesouros como faziam antigamente.
Serviço
Direção: Giovanni Bognetti|
Roteiro Giovanni Bognetti
Elenco: Christian De Sica, Iaia Forte
Filme disponível na Netflix/1h30
