MPCE realiza seminário para a garantia de direitos das pessoas em ILPIs de Juazeiro do Norte

No dia 09/09, em Juazeiro do Norte, terá início o Seminário, onde será apresentado o projeto “Envelhecer com dignidade na terra do Padim Ciço”.


Depois de Fortaleza (13/06 a 29/07) e Caucaia (08/8 a 06/9), o “1º Seminário para a Garantia de Direitos das pessoas idosas residentes nas ILPIs” será realizado em Juazeiro do Norte, de 09/9 a 07/10, dirigido aos gestores de ILPIs e atores envolvidos com a política dos direitos humanos das pessoas idosas. O evento contará com a apresentação do projeto “Envelhecer com dignidade na terra do Padim Ciço” e a exposição fotográfica do projeto “Memórias de Permanência”. Aliás, Juazeiro do Norte se torna a terceira cidade a receber a exposição.

O 1º Seminário para a Garantia de Direitos das pessoas idosas residentes nas ILPIs de Juazeiro do Norte” é promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em parceria com a Associação Cearense Pró-Idosos (ACEPI). Na edição de Juazeiro do Norte a exposição contará ainda com o apoio da CIDOSO (Câmara dos Deputados, SESC, Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDI) e Frente Nacional de Fortalecimento das ILPIs e OAB-Ce.

O evento tem como finalidade promover o diálogo sobre a resolução RDC Nº502 de 23 de maio de 2021 e demais legislações que norteiam as inspeções anuais nas ILPIs. Ademais, o encontro, que tem carga horária de 8 horas, é ainda uma forma de prevenir a violência institucional, reafirmar a cidadania das pessoas idosas residentes e de promover a socialização de experiências exitosas entre as ILPIs, na execução das atividades cotidianas.

A realização do Seminário é importante e mais do que necessário, dado a crescente demanda para acolhimento de pessoas idosas e, consequentemente, surgimento cada vez maior de ILPIs no estado do Ceará. Nesse sentido, o contexto requer constante interação do Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores, visando garantir a excelência da qualidade dos serviços ofertados, da sistematização dos processos de institucionalização, e das diretrizes de boas práticas relacionadas às ILPIs. Além disso, há uma necessidade de identificar os principais problemas, especificidades, necessidades e as potencialidades desses equipamentos.

Serviço

Inscrições:
https://cursos.mpce.mp.br/enrol/index.php?id=334

Receba as últimas notícias!

Não perca nossas principais notícias e notícias que você precisa saber todos os dias em sua sua caiza de entrada.

Foto destaque: Estátua do Padre Cícero na Colina do Horto/Reprodução do portal da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Atualizado às 13h33


AMPID

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID tem atuação em âmbito nacional desde o ano de 2004 e contribui para o diálogo social e a promoção dos interesses dos idosos e pessoas com deficiência. Site: http://www.ampid.org.br/

Compartilhe:

Avatar do Autor

AMPID

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – AMPID tem atuação em âmbito nacional desde o ano de 2004 e contribui para o diálogo social e a promoção dos interesses dos idosos e pessoas com deficiência. Site: http://www.ampid.org.br/

AMPID escreveu 53 posts

Veja todos os posts de AMPID
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo