A Longevidade Expo Fórum reúne mercado, sociedade, governo e comunidade longeva.
Foi lançada a 6a edição da Longevidade Expo e do Fórum São Paulo da Longevidade na sede da prefeitura da Cidade de São Paulo, eventos que se transformaram no maior encontro da comunidade longeva e do mercado de serviços, inovação e produtos para o público 50+ de São Paulo e do Brasil. São Paulo conta com 4 milhões de pessoas com mais de 50 anos, sendo 2 milhões com mais de 60 anos.
O Fórum e a Expo serão realizados de 29 de setembro a 1o de outubro no Distrito Anhembi/SP, que reabre como o mais moderno centro de feiras e congressos do país.
Com mais de 200 presenças – instituições apoiadoras, parceiros e curadores, secretários municipais, empresários e expositores – a cerimônia de lançamento destacou o compromisso de consolidar São Paulo como Cidade Anfitriã e Capital Nacional da Longevidade, iniciativas que estão envolvendo 15 secretarias municipais na ampliação e aprimoramento das políticas públicas voltadas aos longevos.
CONFIRA TAMBÉM:
Promoção de saúde, o mito do vinho tinto
- 19/01/2024
Tempo… de viver
- 22/12/2023
Ao abrir a cerimônia, o presidente da Longevidade Expo Fórum e do Fórum São Paulo, Walter Feldman, destacou a Prefeitura de São Paulo como grande apoiadora. Segundo ele, “São Paulo é a capital da economia prateada, aquela que vai se espalhar pelo Brasil, levando as experiências aqui acumuladas, reconhecendo as iniciativas que tantos municípios pelo Brasil vêm realizando. Sabemos como as secretarias de desenvolvimento social, de saúde e tantas outras ligadas à temática da longevidade têm se esforçado nos últimos anos para que essa questão não seja apenas uma constatação da realidade, mas o reconhecimento da inversão da pirâmide etária na população brasileira”.
Transição de modelo
A mudança no modelo da pirâmide demográfica dá uma nova cara ao Brasil e aos brasileiros. Durante a sua fala, Feldman comentou que hoje se vive uma transição de modelo. “A Longevidade é a constatação de um novo protagonismo de uma população que não para de crescer e passa a ser maior do que a população de 0 a 13 anos; alcança níveis percentuais de forma acelerada do ponto de vista da composição social do Brasil e do mundo e começa a criar a perspectiva de atingir em 2030 a 2035, 40% da população em geral. Essa população hoje impacta enormemente os mercados de trabalho e de consumo e a economia. E sabemos por intermédio da história, que só há reconhecimento de determinado segmento da população, quando este impacta a economia. É aí que esse segmento passa a ser fundamental. É muito provável que a longevidade passe a ser a nova e consistente janela demográfica que vai nos ajudar no sistema de aposentadoria, com um novo papel, abrindo o mercado de trabalho”.
A presidente do Conselho da Longevidade Expo e da Feira Hospitalar, Dra. Waleska Santos, disse aos presentes que o momento é emblemático. Assinalou que “São Paulo sempre se pautou por ser referência no Brasil, na América Latina, em vários assuntos e não poderia deixar de ser com a longevidade. Nosso papel como promotores de eventos é o de agregar, de reconhecer, identificar e arregimentar esses especialistas, concentrando na Longevidade Expo as preocupações, os dados, as experiências e as expectativas. Nosso papel como empreendedores é dar visibilidade àqueles esforços e trabalhos que já existem e com o endosso público porque, como bem disse Feldman, a longevidade impacta não só a economia, mas a saúde pública”.
Já o presidente da São Paulo Feiras, Francisco Santos, destacou a importância da parceria com a prefeitura e com os parceiros de conteúdo que atuam de forma estratégica na composição da programação do Fórum São Paulo da Longevidade. “Muitos aqui nessa sala estiveram conosco há seis anos, quando lançamos o projeto de fazer no Brasil um empreendimento como esse, dando visibilidade e trazendo para o palco da economia e da sociedade aqueles que hoje realmente são estratégicos no cotidiano das nossas casas, das nossas famílias, das nossas cidades, que são os longevos”.
Santos agradeceu o grupo de curadores (entre eles está o Portal do Envelhecimento) e apoiadores pelo apoio e pela força que têm dado para fazer do Fórum a grande atração em todas as suas edições.
Longevos no foco das políticas públicas
O progressivo aumento dos 60+ na composição da demografia paulistana exige políticas cada vez mais eficazes. Segundo o censo de 2022, 17% da população da cidade de São Paulo é idosa; em 2030 serão 20%; e em 2050, 30%, praticamente 1/3 da população.
Ricardo Nunes, prefeito da Cidade de São Paulo, comentou que tem procurado reforçar “que é preciso ter a conscientização de que a longevidade é um tema focal. A partir dos dados do Censo 2022 e de iniciativas como a Longevidade Expo Fórum passamos a escutar os vários especialistas e participar das atividades para desenvolver uma estratégia de atuação de políticas públicas da prefeitura para a população idosa”.
Nunes elencou diversas iniciativas, como a distribuição gratuita de mais de 6 milhões de fraldas geriátricas por mês; recuperação e criação de parques e áreas de lazer com o incentivo às práticas esportivas, a regulamentação do fundo municipal do idoso, que no ano passado movimentou R$ 18,9 milhões, a ampliação das Unidades de Referência à Saúde do Idoso e o Programa de Atenção ao Idoso (PAI). Segundo ele,
“O PAI é um programa do qual sou fã. As nossas 25 equipes do PAI que atendem em média 120 idosos cada equipe na residência da pessoa. Além disso, todas as 470 UBS da cidade de São Paulo adotaram a programação de atendimento específico para a população idosa. Em 2023 foram realizados mais de 1 milhão de atendimentos. Temos muito a fazer e estou muito feliz de podermos participar da Longevidade Expo e do Fórum de São Paulo da Longevidade”.
A programação completa e a grade de palestras e atividades estarão disponíveis no site do evento a partir do dia 2 de maio.
Serviço
6a edição da Longevidade Expo e do Fórum São Paulo da Longevidade
De 29 de setembro a 1 de outubro
Local: Distrito Anhembi/SP
Inscrições a partir do dia 2 de maio
Fonte: texto e fotos/Longevidade Expo Fórum
Atualizado dia 18/04 às 9h11