Junho Violeta contra a violência à pessoa idosa

Junho Violeta é um mês inteiro dedicado à proteção da pessoa idosa. Tem a finalidade de repudiar todo ato de violência e denunciar os casos.

COMID(*)


Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, no próximo dia 15, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Conselho Municipal do Idoso de Vitória (Comid), lançou a campanha “Janela pela Vida das Pessoas Idosas”. A ação também tem a parceria do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), além do Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH), dentro do mês “Junho Violeta”.

“O mês Junho Violeta é um mês inteiro dedicado à proteção das pessoas idosas. Destaco que o dia 15 de junho deve ser lembrado com a finalidade de repudiar todo ato de violência cometido em desfavor da pessoa idosa e que a sociedade em geral deve estar atenta às diversas formas de violência contra a pessoa idosa. Bem como a importância de denunciar os casos, que, em grande parte, ocorrem dentro do próprio ambiente familiar”, disse a presidente do Comid, Germania Maria Freire de Menezes.

Lives

A coordenadora dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, Penha Norbim, afirmou que “neste mês de junho, nas lives dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Idosos, constituídos pelos CCTIs, Nispis e grupos, nossos educadores sociais estão usando máscaras e laços roxos alusivos à temática e mencionando sobre o dia 15 de junho. Nesse dia, pedimos que todas as pessoas coloquem um pano roxo ou branco em suas janelas como simbologia contra toda e qualquer forma de violação de direitos. Também faremos dois vídeos alusivos à data”.

Proteção

A secretaria de Assistência Social em exercício, Brunella Tiburtino Aloquio Teixeira, explicounque a “Semas, através dos Creas, faz o acompanhamento de pessoas idosas que são vítimas de violência física, psicológica, sexual, econômica, afastamento do convívio familiar, abandono, negligência e autonegligência. Não devemos nos calar. Temos sim que denunciar, não é só um ato de amor e cuidado, como também de proteção aos direitos desses idosos”.

Prevenção

O presidente do CMDH, Fabiano Augusto Ferreira Soares, afirmou que o Conselho Municipal de Direitos Humanos (CMDH) “deliberou por articular uma parte das atividades da programação com os equipamentos da juventude, considerando que o grande índice de violência contra a pessoa idosa acontece dentro do ambiente familiar, provocada por jovens. O CMDH quer prevenir a violação contra a pessoa idosa, uma vez que ela é a maior violadora desse público”.

Dados de Vitória

No período de 1º de janeiro a 29 de maio de 2020, foram registrados 338 casos. As principais violações presentes entre os idosos acompanhados registradas pelo Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar (Sead) de Vitória são:

  • Negligência ou abandono por familiares ou pelos responsáveis: 100 casos
  • Violência patrimonial/financeira: 68 casos
  • Agressão verbal e ameaça: 54 casos
  • Ambiente familiar violento/Conflito familiar: 47 casos
  • Recusa de auxílio, refúgio ou orientação: 25 casos
  • Espancamento/agressão física: 12 casos
  • Omissão no cuidado com alimentação e higiene: 12 casos
  • Agressão à autoestima: 10 casos
  • Convívio com dependentes de substâncias entorpecentes: 10 casos

Importante destacar que um mesmo idoso pode ter sofrido mais de uma violação.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Canais de denúncia
Fala Vitória 156
Direitos Humanos (Disque 100)

Programação do dia 15 do Junho Violeta

Segunda (15)
8h – Campanha Janela pela Vida das Pessoas Idosas: Coloque um pano roxo ou branco na janela contra a violência (Divulgação site da Prefeitura de Vitória e grupos de Whatsapp)

8h30 – Vídeo institucional do Comid alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (em link a ser publicado no site da Prefeitura de Vitória)

13h – Vídeo “Mesmo de máscara, não se cale” – Produção SCFV (Canal do Instagram @idoso.vitoria)

15h – Vídeo “Violência contra a pessoa idosa é crime. Não se cale!” – Produção SEAD/CREAS (Divulgação grupos de Whatsapp)

17h – Casa da Juventude
Live “Violência contra a Pessoa Idosa: É preciso se importar – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”
Convidada: Fabíola Calazans – Coordenadora Geral dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS
Mediadora: Elionice Fagundes (Instagram @odomodevitoria)

18h – Núcleo Afro Odomodê
Live “Violência contra a Pessoa Idosa: É preciso se importar”
Convidado: Representante da OAB-ES
Mediador: Ludovico Muniz (Instagram @odomodevitoria).

(*) COMID – Conselho Municipal do Idoso de Vitória, por Paula M. Bourguignon ([email protected]) | Com edição de Matheus Thebaldi


mediação familiar

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4231 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS