Totalmente gratuito, o curso EAD visa auxiliar profissionais das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) na elaboração de bons projetos.
Beltrina Côrte
Como ler editais do Fundo de Direitos da Pessoa Idosa? Como elaborar projetos sociais? Como captar recursos via Fundo de Direitos da Pessoa idosa? O que é o MROSC? e Qual a documentação necessária para o Edital Itaú de Seleção de Projetos via Fundo de Direitos da Pessoa Idosa? Essas questões fazem parte do conteúdo do Curso EAD: Projetos Sociais – elaboração e captação de recursos, totalmente gratuito, promovido pelo Itaú Viver Mais e produzido pelo Portal do Envelhecimento/Espaço Longeviver. O curso ficará no ar até dia 26 de abril!
CONFIRA TAMBÉM:
Travessia
- 08/02/2023
“O amor nos tempos do cólera”
- 01/03/2023
Pesquisadores do Pará lançam app Dica60+
- 19/10/2022
O curso tem como objetivo auxiliar profissionais das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), antigas organizações não governamentais (ONGs), na elaboração de bons projetos direcionados ao Fundo de Direitos da Pessoa Idosa, tanto municipais quanto estaduais. Isso porque ao longo dos dois últimos anos temos observado que muitos dos projetos que chegam para a chamada Edital Itaú de seleção de projetos via Fundo do Idoso apresentam muitas lacunas. Seja de contexto, justificativa, clareza de objetivos, orçamento, definição de beneficiários, impacto social, enfim, as lacunas têm sido frequentes. No ano passado produzimos um curso gravado a respeito.
Sabemos também da dificuldade da maioria das organizações existentes no país em ter um profissional preparado para exercer esta função, até porque nas organizações pequenas e de médio porte, a equipe acaba fazendo os projetos. Só que normalmente a equipe é bem enxuta e é “devorada” pelo cotidiano da própria organização que, tampouco, coloca como prioridade a elaboração de bons projetos como forma de captação de recursos.
Assim, o que olhar com mais carinho em editais lançados pelos Conselhos de Idosos? Editais que fazem parte de políticas públicas e que têm certas especificidades? Como prestar atenção aos detalhes mais importantes? Quais são os interesses existentes na organização que dialogam com o interesse de quem está elaborando os editais, como os Conselhos, o Fundo? O projeto a ser elaborado está apto a fazer parte da política do município em que a organização atua?
São muitas questões que envolvem a elaboração de um bom projeto. Por isso, no desenvolvimento do curso se pretende compartilhar dicas, técnicas, ideias, com objetivo de auxiliar uma boa leitura para que se faça bons projetos e que, de fato, a organização consiga executar os recursos e consiga parcerias.
O curso
O curso possui 10 horas de duração e é 100% online, EAD (Educação a Distância) e autoinstrucional. Ou seja, os conteúdos são disponibilizados por meio de videoaulas gravadas para serem assistidas sem o acompanhamento de um tutor. Dessa maneira, as pessoas matriculadas acessam os materiais e conteúdos disponíveis de acordo com seu ritmo de aprendizagem e sua disponibilidade de tempo e lugar. O curso possui certificado.
O curso, gratuito, é dirigido especialmente a trabalhadores que atuam em organizações da sociedade civil, especialmente pequenas e de médio porte, a fim de uma maior compreensão quanto a Editais de chamamento público focados na pessoa idosa; dicas de como elaborar projetos sociais, assim como captar recursos via os Fundos da Pessoa Idosa; conhecer o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – MROSC; além de saber qual documentação é necessária e prepará-la com antecedência.
O curso foi preparado por profissionais super qualificados e está dividido em 5 módulos, a saber:
Módulo I – como ler editais do fundo de direitos da pessoa idosa?
Módulo II – como elaborar projetos sociais?
Módulo III – como captar recursos via fundo de direitos da pessoa idosa?
Módulo IV – o que é o Mrosc?
Módulo V – qual a documentação necessária para o edital itaú de seleção de projetos via fundo de direitos da pessoa idosa?
Cada módulo é acompanhado por diversos vídeos, todos essenciais para a compreensão do conteúdo. Sugerimos que assistam os vídeos introdutórios de cada aula por completo. São vídeos curtos. Ao final do curso as pessoas matriculadas receberão certificado.
Oficinas online (vagas limitadas)
As oficinas online terão vagas limitadas, e só poderão se inscrever as pessoas matriculadas que completaram a trilha online e que atuam em organizações da sociedade civil do país. Nas oficinas as pessoas colocarão “a mão na massa”, ou seja, elaborarão seus projetos. As oficinas online e ao vivo acontecerão em abril, nos dias 05/04, 12/04, 19/04 e 26/04. Serão duas turmas no período da manhã (9h às 11h30) e duas turmas no período da tarde (15h às 17h30). As inscrições para as oficinas ainda não estão liberadas.
Bom curso a todos e todas!