As infiltrações têm o potencial de alcançar melhor o controle da dor.
Em nossos textos abordamos sobre a artrose (conhecida pelas pessoas como a articulação que está gasta), seus impactos na saúde e na sociedade. Neste texto quero colocar em foco um tipo de tratamento que é uma poderosa arma para combater dores, como no caso das artroses, mas que muitas pessoas desconhecem tal tratamento e, portanto, perdem a oportunidade de se beneficiar desta terapia.
CONFIRA TAMBÉM:
Estou me referindo às infiltrações guiadas por ultrassonografia, que basicamente é utilizar o ultrassom para guiar uma injeção de medicação no lugar que a pessoa tem alguma dor. As medicações injetadas podem ter várias funções, como tirar inflamação ou anestesiar a região.
Esta técnica avançou muito em conjunto com a medicina, pois antes tais injeções eram realizadas sem o ultrassom. Eram utilizados parâmetros do corpo para injetar as substâncias. Com a expansão do uso do aparelho de ultrassom é possível garantir com muito mais eficiência que tais medicações vão ser aplicados no local que vai otimizar os efeitos das medicações.
A vantagem deste procedimento é o potencial de alcançar melhor controle da dor, pois é diferente da maioria dos remédios para dor, que vão causar um efeito no corpo todo e não atingem especificamente o local da dor. Mesmo os remédios que são aplicados sobre a pele, que vão afetar uma região do corpo, não apresentam o potencial de agir exatamente no local de origem da dor dentro do corpo, como é possível através das infiltrações. A outra vantagem é diminuir os efeitos colaterais em outros locais do corpo, uma vez que a medicação é injetada especificamente no ponto que gera a dor.
Na imagem abaixo temos uma figura que mostra com clareza como funciona tal procedimento que, na grande maioria dos casos, pode ser realizado em consultório médico, fora do hospital. Temos na imagem uma pessoa que está realizando a infiltração de medicação em um joelho com artrose; o profissional de saúde com o aparelho sobre a região que vai ser colocado a medicação, enquanto usa o ultrassom para ver exatamente onde a agulha está caminhando dentro do corpo, e que guia a ponta da agulha para o ponto correto para injetar a medicação.

As infiltrações não são utilizadas apenas para o desgaste de articulações, mas em muitos cenários de dor. É um procedimento mais complexo que não substitui os outros tratamentos para dor, mas uma arma mais complexa para combater as dores com dificuldade de tratamento.
Para os profissionais de saúde é importante conhecer a existência deste tipo de terapia, para referenciar seus pacientes nos casos de dor de difícil controle, ou nos casos que as medicações utilizadas estão resultando em efeitos colaterais em outras partes do corpo. Para as pessoas, caso estejam sentindo dor, procurem seu médico para saber se é candidato a este tipo de tratamento.
Referências
– Koski JM. Ultrasound guided injections in rheumatology. J Rheumatol 2000; 27:2131.
– d’Agostino MA, Ayral X, Baron G, et al. Impact of ultrasound imaging on local corticosteroid injections of symptomatic ankle, hind-, and mid-foot in chronic inflammatory diseases. Arthritis Rheum 2005; 53:284.
– Hall S, Buchbinder R. Do imaging methods that guide needle placement improve outcome? Ann Rheum Dis 2004; 63:1007.
– Cunnington J, Marshall N, Hide G, et al. A randomized, double-blind, controlled study of ultrasound-guided corticosteroid injection into the joint of patients with inflammatory arthritis. Arthritis Rheum 2010; 62:1862.
– Daniels EW, Cole D, Jacobs B, Phillips SF. Existing Evidence on Ultrasound-Guided Injections in Sports Medicine. Orthop J Sports Med 2018; 6:2325967118756576.
Imagem de destaque: divulgação
