Idosos de NCI encenam Luiz Gonzaga, rei do baião

Idosos de NCI encenam Luiz Gonzaga, rei do baião

Peça com aprendizes do Núcleo de Convivência de Idosos Coração Materno, de São Paulo, conta a história de um dos mais importantes músicos brasileiros, Luiz Gonzaga.

 

O Núcleo de Convivência de Idosos (NCI) Coração Materno é um projeto conveniado com a Prefeitura de São Paulo que atende 200 idosos no Jd. Princesa, bairro localizado na periferia da zona norte de São Paulo, com abrangência territorial Distrito Freguesia/Brasilândia, oferecendo diversas atividades, entre elas teatro e musicalidade, com apoio da Poiesis.

O resultado dessa atividade, o espetáculo Gonzaga – Rei do baião, será apresentado no dia 26 de novembro, domingo, às 15h00. Além da peça, na qual os participantes contam a história do artista, haverá uma exposição de pinturas feitas pelos aprendizes a partir do trabalho de Gonzaga.

Acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, Luiz Gonzaga fez história e foi consagrado Rei do Baião e um dos mais importantes artistas da música popular brasileira. Compositor de canções como Asa Branca, Baião e Baião de dois, levou o baião, o xote e o xaxado ao Brasil inteiro e foi referência para músicos como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros.

Núcleo de Convivência de Idosos

Trata-se de um Serviço de Proteção Social Básica, dirigido ao segmento idoso com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal. Tem por foco o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, a fim de fortalecer os vínculos familiares, comunitário e prevenir as situações de risco social. O trabalho social prevê o acolhimento dos idosos e seus familiares, por meio da escuta, registro das necessidades pessoais e sociais, orientação e encaminhamentos para a rede local.

É um serviço conveniado e caracterizado com base na Tipificação Nacional de Serviços Sócio Assistenciais, conforme Conselho Nacional de Assistência Social- CNAS. Como Serviço de Proteção Básica é devidamente registrado no Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) e a fiscalização é de responsabilidade do da Secretaria Municipal de Assistência de Desenvolvimento Social (SMADS) através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O Núcleo de Convivência de Idosos está em permanente articulação com o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, objetivando a resolutividade das necessidades apresentadas pelos usuários e suas respectivas famílias.

Fábrica de Cultura Brasilândia

A Fábrica de Cultura Brasilândia faz parte das Fábricas de Cultura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade encontram-se: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Sobre a Poiesis

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A Poiesis trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Serviço

Espetáculo Gonzaga – o rei do baião

26/11, domingo, das 15h00 às 18h00

Recomendação etária: livre

Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508

Telefone: (11) 3859-2300

www.fabricasdecultura.org.br | Acessibilidade no local

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4370 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

-->

Conecte-se com a gente

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS