O envelhecimento e sua transição demográfica e epidemiológica no Brasil é fato incontestável e precisamos levar em conta urgentemente essa condição que afeta todos nós.
Já está no ar o Boletim Temático (v. 2 – n. 10 – out/2022) da Biblioteca do Ministério da Saúde que, mensalmente, publica uma edição. Nesta edição, os temas são dedicados ao segmento populacional acima dos 60 anos, como Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso; A Transição Demográfica e Epidemiológica no Brasil; Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa como Ferramenta para a Avaliação Multidimensional; Envelhecimento Saudável; Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas; Mantenha-se Atento à sua Saúde; Atividade Física para Idosos; além de outras informações e principais publicações. A elaboração desta edição foi de Helen Ferreira Cristalino Pereira e Marina Vaz Santos Valadares.
E por que a temática do envelhecimento?
CONFIRA TAMBÉM:
Confusão armada
- 28/05/2022
Memórias Lúdicas chega à quarta edição
- 01/09/2022
A arte da vida
- 15/08/2022
Porque a transição demográfica e epidemiológica no Brasil é fato incontestável e precisamos levar em conta urgentemente essa condição que afeta todos nós. Já publicamos no Portal como o Brasil está passando por um rápido processo de envelhecimento de sua população. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento populacional que mais aumenta na população brasileira é o de pessoas idosas, com taxas de crescimento de mais de 4% ao ano para a década de 2012 a 2022, representando, no mesmo período, um incremento médio de mais de 1 milhão de pessoas idosas por ano.
Em torno de 30 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais, o que equivale a 14% da população total do Brasil em 2020. As projeções apontam que, em 2030, o número de pessoas idosas superará o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos em aproximadamente 2,28 milhões. Em 2050, a população idosa representará cerca de 30% da população brasileira; enquanto as crianças e os adolescentes, 14%.
A transição demográfica é acompanhada pela transição epidemiológica, caracterizada pelo aumento progressivo da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), sendo a população idosa a mais exposta a essas condições. Tal como em outros países, no Brasil as doenças crônicas não transmissíveis também se constituem como o problema de saúde de maior magnitude, sendo responsáveis por 72% das causas de mortes, com destaque para doenças do aparelho circulatório, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. Atingem indivíduos de todas as camadas socioeconômicas e, de forma mais intensa, aqueles pertencentes a grupos vulneráveis, como as pessoas idosas e os de baixa escolaridade e renda.
O processo de envelhecimento é heterogêneo, variando conforme o sexo, as relações de gênero, as relações étnico-raciais, a orientação sexual, os aspectos socioeconômicos e culturais e o local de moradia, sendo caracterizado por importantes desigualdades sociais e regionais em nosso país.
Boletim Temático
O Boletim Temático é uma ferramenta que oferece aos seus leitores informações importantes sobre as temáticas de saúde, disseminando publicações do Ministério da Saúde (MS) e serviços oferecidos pela Biblioteca para a população brasileira como um todo. Por meio deste produto, a Biblioteca procura de ser ponte das informações produzidas pelas áreas técnicas do MS com a população, divulgando informações atualizadas e de qualidade, alinhadas com o Ministério.
A coleção institucional do Ministério da Saúde pode ser acessada, na íntegra, na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: bvsms.saude.gov.br. O volume 2 – n. 10 – outubro/2022 – versão eletrônica, pode ser lida na íntegra abaixo.
Publicações
Entre as publicações indicadas neste Boletim Temático, com acesso na íntegra a todas elas, estão:
– Guia de atenção à reabilitação da pessoa idosa
– Guia alimentar para a população brasileira na orientação alimentar da população idosa
– Situação alimentar e nutricional da população idosa na atenção primária à saúde no Brasil
– Ações de cuidado à saúde das pessoas idosas no contexto da pandemia da covid-19
– Caderneta de saúde da pessoa idosa
– Boas práticas na gestão de saúde da pessoa idosa
– Nota técnica para organização da rede de atenção à saúde com foco na atenção primária à saúde e na atenção ambulatorial especializada – saúde da pessoa idosa
– Orientações técnicas para a implementação de linha de cuidado para atenção integral à saúde da pessoa idosa no Sistema Único de Saúde – SUS
– A saúde do jovem, do adulto e do idoso indígena
– Inquérito luso-brasileiro de nutrição oncológica do idoso: um estudo multicêntrico
Não perca esta importante ferramenta e boa leitura!