A história do Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa no DF
Com imensa alegria e profundo carinho, o Grupo de Trabalho Envelhecimento Saudável e Participativo da Universidade de Brasília (GTESP-DAC-DASU-UnB) tem a honra de compartilhar esta obra com você. O livro Memórias de Protagonismo e Resistência: A história do Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa no DF é uma vibrante celebração da ação pública, do protagonismo e das vozes de pessoas idosas que, com coragem, lutam e resistem para assegurar o direito de envelhecer com plenitude de cidadania, dignidade e liberdade.
Em 2023, celebramos duas datas fundamentais: o Estatuto da Pessoa Idosa completa 20 anos, e a Constituição Federal brasileira atinge a marca de 35 anos. Este momento é mais do que oportuno para registrar algumas das muitas conquistas do movimento social “Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa de Direitos da Pessoa Idosa” em relação à agenda política do envelhecimento no Distrito Federal. Essas datas representam pilares sólidos do nosso Estado Democrático de Direitos.
CONFIRA TAMBÉM:
Este livro digital descreve de forma inspiradora atuações colaborativas de diversos atores que se unem em coletivos, redes e organizações da nossa cidade. O objetivo desse registro é inspirar as atuais e futuras gerações, preenchendo uma lacuna de material biográfico inspirador de pessoas que desempenham um papel fundamental na promoção da cidadania participativa em nossa comunidade.
Nas páginas desta obra, você encontrará relatos que ressaltam a riqueza da escuta e do diálogo com pessoas idosas engajadas e visionárias.
O livro está dividido em cinco partes: No primeiro capítulo, Vicente e Jairo nos conduzem por uma cativante viagem aos primórdios do grupo. Em seguida, os membros do Fórum se apresentam e compartilham suas inspiradoras trajetórias de vida. O terceiro capítulo aborda os documentos resultants das conferências de controle e exercício de participação social organizadas pelo Fórum desde 2019. No capítulo quatro, registramos as cartas enviadas aos gestores públicos do Distrito Federal, expressando as vozes daqueles que tanto contribuem para a nossa sociedade. Por fim, no capítulo cinco, você encontrará depoimentos emocionantes que destacam o profundo impacto da atuação do Fórum.
O material é mais do que um convite; é um apelo para compreender e valorizar o envelhecimento participativo e cidadão, repleto de histórias inspiradoras que não apenas atuam na nossa cidade, mas também delineiam o rumo e esperançam um futuro de equidade e garantia de acesso a direitos.
Desejamos a você uma leitura transformadora,
Organizadores
Acesse o e-book a seguir

Serviço
Memórias de Protagonismo e Resistência: A história do Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa no DF
Coordenação de produção editorial: Leides B. A. Moura e Ester Porto Dias Costa
Organizadores: Leides Barroso Azevedo Moura Grasiele Silveira Tavares Marisete Peralva Safons Dine Layne Ferreira Santos Ester Porto Dias Costa Bruna Martins Ferraz Conison Cateji Sugiyama
Equipe do “Grupo de Trabalho Envelhecimento Saudável e Participativo” – GTESP-UnB
Universidade de Brasília (UnB)
