II Curso Envelhecimento e Reabilitação: cuidado interdisciplinar em saúde

II Curso Envelhecimento e Reabilitação: cuidado interdisciplinar em saúde

Porque estamos envelhecendo, isso já é fato. Mas como se envelhece hoje no Brasil?

Sabemos que “a” pessoa idosa não existe, pois cada pessoa envelhecerá à sua maneira, a partir de uma combinação de fatores pessoais e coletivos. O envelhecimento é um processo multifatorial e dinâmico, que envolve dimensões biológicas, psicológicas, sociais, culturais, políticas, econômicas, religiosas, entre outras. Portanto, os contextos e recursos de vida interferem na qualidade desse processo.

A velhice compreendida sob o viés da vida, é uma fase repleta de desafios, experiências, devires. Envelhecer com algum grau de dependência, apesar de ser um dos maiores temores, é uma possibilidade e uma realidade.

Segundo dados do IBGE de 2022, com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária.

As necessidades das pessoas com deficiência também variam de acordo com o tipo de deficiência, os contextos e os recursos de vida. Cada vez mais se faz necessário olharmos e cuidarmos desse cenário, compreendendo as demandas particulares dessa população.

Ao longo dos anos, o avanço da tecnologia, o maior acesso à saúde, saneamento básico e aumento da expectativa de vida, entre outros fatores, fizeram com que as pessoas que nasceram com alguma deficiência ou que adquiriram alguma deficiência na infância ou adolescência conseguissem viver por mais tempo. Nesse panorama, podemos considerar pessoas com diagnóstico de paralisia cerebral, mielomeningocele, más formações congênitas, doenças neuromusculares, sobreviventes da Poliomielite, entre outros.

Ao mesmo tempo, adultos e idosos podem também adquirir alguma deficiência ao longo dessas fases de vida, advinda de complicações, comorbidades clínicas ou acidentes que podem ocasionar quadros como lesão medular, amputações, lesões encefálicas como acidente vascular encefálico (AVE), traumatismo cranioencefálico (TCE), entre outros. 

Como estão envelhecendo as pessoas com deficiência em nosso país? Como estão as políticas públicas e a garantia de direitos dessas pessoas? Quais os desafios e demandas que essas pessoas vivenciam em suas rotinas?

Afinal, não basta viver mais, mas viver mais com qualidade e dignidade, “adicionando vida aos anos” (OMS), respeitando a diversidade e a multiplicidade do existir. Compreendemos que, enquanto sociedade, precisamos nos implicar na construção de uma comunidade que acolha melhor a velhice em suas múltiplas experimentações; do ponto de vista macro e micropolítico, nas transformações necessárias frente aos inúmeros preconceitos e barreiras que ainda vivenciamos, sejam eles culturais, ambientais, econômicos, políticos.

Curso

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Levando em consideração esse cenário e a importância de desenvolvermos ações e capacitações para o cuidado das pessoas com deficiência que envelhecem, propomos o “II Curso de Envelhecimento e Reabilitação: Cuidado Interdisciplinar em Saúde”, organizado pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). A AACD é uma organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico-terapêutica de excelência em Ortopedia e Reabilitação. A instituição atende pessoas de todas as idades, recebendo pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e particular.

O objetivo do curso é proporcionar, com olhar interdisciplinar e humanizado, um espaço de troca de conhecimentos, reflexões e debates na área da Gerontologia, em sua interface com a Saúde e a Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física, tendo em vista o processo multifatorial do envelhecimento populacional e as particularidades das demandas da população idosa.

Esse ano o curso será 100% online pela plataforma Zoom, nos dias 25/11/23 (sábado) das 8:00 às 18:30 e 26/11/23 (domingo) das 8:00 às 12:30. Para os alunos inscritos, o curso ficará disponível para acesso por 30 dias.

O curso contará com profissionais especializados e referências na área da Gerontologia, sendo organizado com palestras e mesas redondas, visando maior participação dos alunos para debates. As temáticas desse ano serão: Políticas Públicas em Gerontologia; Reflexões jurídicas sobre o envelhecimento: curatela, testamento vital e assuntos correlatos; Institucionalização; Iatrogenia nos cuidados com a pessoa idosa; Velhice e Autismo; Intervenções práticas em transtornos neurocognitivos no envelhecimento; Sexualidade da pessoa com deficiência que envelhece; Envelhecendo com Arte.

Serviço
II Curso de Envelhecimento e Reabilitação: Cuidado Interdisciplinar em Saúde
Organização: Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)
Formato: 100% online pela plataforma Zoom
Dias: 25/11/23 (das 8h às 18h30) e 26/11/23 (das 8h às 12h30)
Inscrições: clique aqui
Turmas e vagas: Ilimitadas
Obs.: Para os alunos inscritos, o curso ficará disponível para acesso por 30 dias. As inscrições estão abertas.
Maiores informações e inscrições: https://ensinopesquisa.aacd.org.br/curso/ii-curso-envelhecimento-e-reabilitacao-cuidado-interdisciplinar-em-saude

Referências
AACD. Centro de Reabilitação. Disponível em: < https://aacd.org.br/centro-de-reabilitacao >. Acesso em: 07 nov. 2023.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo 2022: número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos. Disponível em: <https://censo2022.ibge.gov.br/noticias-por-estado/38186-censo-2022-numero-de-pessoas-com-65-anos-ou-mais-de-idade-cresceu-57-4-em-12-anos >. Acesso em: 07 nov. 2023.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37317-pessoas-com-deficiencia-tem-menor-acesso-a-educacao-ao-trabalho-e-a-renda >. Acesso em: 07 nov. 2023. Organização Mundial da Saúde (OMS). Década do Envelhecimento Saudável nas Américas (2021-2030). Disponível em: <https://www.paho.org/pt/decada-do-envelhecimento-saudavel-nas-americas-2021-2030 >. Acesso em: 07 nov. 2023

(*) Isadora Di Natale Nobre – Psicóloga, mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP (2019). Formação em Acompanhamento Terapêutico (AT) e Aprimoramento em Reabilitação na Deficiência Física: Enfoque Multidisciplinar pela Associação de Assistência à Criança Deficiente –AACD (2014). Psicóloga clínica e da saúde, trabalha no setor de Psicologia Adulto da AACD desde 2014. Autora do livro “Corpo e Velhice: tecendo novos arranjos” pela editora Portal Edições (2021).

Ilana Lafayette da Silva Bezerra – Bacharelado em Fisioterapia pela Universidade da Amazônia (UNAMA)- 2015. Aperfeiçoamento em Fisioterapia na Reabilitação em Deficiência Física na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)- 2016. Especialização de Fisioterapia em Gerontologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC FMUSP) – 2017. Capacitação em Estimulação Cognitiva Intergeracional pelo Programa Vigilantes da Memória (2020).


Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4231 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS