Curso, EAD e gratuito, para cuidadores de idosos de ILPIS inaugura o novo site do Portal

Curso, EAD e gratuito, para cuidadores de idosos de ILPIS inaugura o novo site do Portal

O Portal do Envelhecimento inaugura sua nova página com o curso online EAD e gratuito de Capacitação de cuidadores de idosos das Instituições de Longa Permanência


O curso de , totalmente online e gratuito, tem como principal objetivo contribuir para a qualificação de cuidadores das ILPIs, bem como promover o desenvolvimento de uma política voltada de prestação do cuidado com maestria, maior conhecimento dos direitos humanos e fundamentais da pessoa idosa, dos aspectos relativos ao envelhecimento, proporcionando, assim, uma melhor prestação de serviços e compreensão acerca dessa faixa etária. Tem carga horária de 30 horas, com certificado. O curso é uma realização do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos/ Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) e Portal do Envelhecimento e Longeviver.

As Instituições de Longa Permanência para Idosos, mais conhecidas como casas de repouso, lares, residenciais geriátricos, etc., são classificadas de forma geral pela Anvisa(1) como instituições governamentais e não governamentais de caráter residencial determinada ao domicílio coletivo de pessoas, com idade igual ou superior a 60 anos ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania. 

O Portal do Envelhecimento foi um dos primeiros do Brasil a dar reconhecimento à relevância teórico e social à questão do envelhecimento; o que, desde o início, se traduziu no compromisso de abordá-lo numa perspectiva interdisciplinar centrada no sujeito. É nesse contexto que situamos nossa contribuição neste curso, que foca o idoso como residente nesses espaços, e não “paciente”, e o cuidado centrado na perspectiva do ser que envelhece e não unicamente que adoece. Perspectiva que certamente reforçará a visão a respeito do papel e funções de cuidadoras e cuidadores de idosos, em uma reflexão profunda sobre os processos de envelhecimento e velhices no contexto das ILPIs brasileiras.

O curso foi idealizado e promovido com muito carinho e com grande esperança nos cuidadores e cuidadoras do Brasil, a maioria mulheres, que convivem diariamente com a rotina de residências coletivas para pessoas idosas. O nosso esforço está voltado ao autocuidado, da cuidadora e da pessoa idosa, para que a oferta e a demanda de cuidados de ambas sejam acolhidas na rede protetiva e de suporte social. Trata-se de um convite à reflexão sobre a vida, sobre quem cuida ou cuidará de nós. O curso, embora tenha sido pensado para melhorar a qualificação de cuidadores das ILPIs, pode ser realizado por qualquer cuidador ou pessoa interessada em cuidados à pessoa idosa.

No decorrer das aulas, cuidadoras e cuidadores de pessoas idosas aprenderão a se desenvolver no processo de cuidar, que envolve o próprio envelhecer, a cada minuto, a cada instante. O curso contém diversas informações, vivências e conteúdos técnicos que evoluíram e se atualizaram nos últimos tempos. Afinal, importa viver bem, continuar desejando e sonhando com um mundo cada vez melhor. Importa que a ILPI seja espaço de residência coletiva em que a pessoa sonhe e continue escrevendo a história que sempre quis e desejou viver.

Esperamos que a formação oferecida capacite os profissionais que atuam no cuidado a questionar a fragmentação do sujeito, habilitando-os para enfrentar as complexidades do processo do cuidar e as inerentes aos contextos situacionais que demandam sua atuação. Esperamos, ainda, que uma das contribuições seja a de atentar para o fato de que a vida humana não é indiferente às condições (contexto social) nas quais ela se desenrola, exigindo o reconhecimento de sua relação intrínseca com os processos político-institucionais e as práticas sociais pertinentes às diferentes culturas nos quais estão inseridos, pois entende-se que o processo educativo parte da valorização da realidade dos cuidadores de idosos (situações de vida e de trabalho nas ILPIs).

O curso sustenta-se na metodologia da problematização, cujo propósito principal é a preparação do aluno/cuidador/cidadão para a tomada de consciência acerca de seu trabalho nas ILPIs para transformá-lo em cuidado para a vida. Todas as ações e estratégias de aplicação do curso afirmam a geração de programas que garantam ações para a prevenção e enfrentamento da violência e a humanização das práticas de cuidado, atrelando-se ao rol de trabalhos e intervenções que promovem o cuidado e a dignidade do idoso, assegurando seus direitos fundamentais.

Nesta perspectiva metodológica, a educação permanente crítica e interdisciplinar instiga o cuidador a revisitar as escolhas feitas e a sua prática. São muitas as questões na área, impostas pela crescente imposição da profissionalização para o mercado, cenário no qual o ensino prático reflexivo é elemento-chave e ponte entre o mundo acadêmico e a prática profissional.

Conteúdo do curso

A seguir, apresentamos um quadro contendo os três Módulos que compõem o curso online e gratuito, bem como as temáticas trabalhadas dentro de cada Módulo, e a respectiva carga horária.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

MóduloUnidadeCarga Horária
I – O envelhecimento humano e o cuidado  1 – Definições, técnicas e orientações do cuidado para o cuidador  10h 
1.1. O processo de envelhecimento e suas características biológicas, psicológicas, sociais, econômicas, educacionais.
1.2. Definição de cuidado, autonomia e independência da pessoa idosa
1.3. O que é cuidar da pessoa idosa; Definição de cuidador e responsabilidades; O Cuidador familiar da pessoa idosa e o Cuidador da Instituição de Longa Permanência
1.4. O que o cuidador de idosos deve saber sobre Tecnologia assistiva; Cuidados com a alimentação da pessoa idosa e técnicas para a prevenção de engasgos
1.5. Higiene pessoal, vestimenta e conforto da pessoa idosa; Mecanismos corporais, mobilização e transferência
1.6. Administração de medicamentos; Noções de primeiros socorros 
1.7. Sono e repouso; Incontinência urinária 
1.8. Como lidar com a depressão e inatividade na pessoa idosa com dependência; Comunicação com a pessoa idosa com demência; Como auxiliar a pessoa idosa com limitações cognitivas 
1.9. Orientações práticas de como proceder em casos de interdição e óbito; Cuidados paliativos 
1.10. Cuidando de quem cuida
II – Instituição de Longa Permanência para idosos – ILPIs  2 – Legislação, o papel do cuidador, rede de assistência e prevenção de quedas10 h
2.1. Definição de Instituição de Longa Permanência para Idosos 
2.2. O papel do cuidador de idosos nas ILPIs e atividades habituais  2.3. Assistência à saúde do idoso institucionalizado 
2.4. Prevenção de quedas em ILPIs 
2.5. A pandemia da COVID-19 nas Instituições de Longa Permanência e a população idosa como grupo de risco no Brasil; Portaria 73/2001 – MPAS/SEAS – Norma de Funcionamento de Serviços de Atenção ao Idoso no Brasil, Resolução Anvisa RDC 63/2000, Resolução Anvisa RDC 216/2004, Regulamento RDC n.º 283, de 26 de setembro de 2005. 
III – Sistema de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, direitos da pessoa idosa na legislação brasileira e rede de suporte social

3. Estratégias e formas para garantia de direitos
10h
3.1. Rede de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa: Delegacias especializadas, Defensorias Públicas, Polícia Militar, Ministério Público, CREAS, Conselhos de Direitos das Pessoas Idosas, entre outros atores, canais de denúncia.
3.2. Estatuto da Pessoa Idosa; Política Nacional do Idoso
3.3. Conceito de violência contra a pessoa idosa e fatores desencadeadores.
3.4. Formas de manifestação de violência contra a pessoa idosa: violência estrutural, violência interpessoal, violência intrafamiliar, violência institucional e tipos de violência contra a pessoa idosa: violência física, violência psicológica, violência sexual, abandono, negligência e autonegligência, violência financeira, ageísmo.
3.5. Perfil do agressor e da vítima
3.6. Estratégias de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa e como denunciar;
3.7. A pandemia da COVID-19 e o aumento de registros de violência contra a pessoa idosa.
3.8. Abandono Afetivo da pessoa idosa residente em Instituições de Longa Permanência.
3.9. A importância do suporte social para a pessoa idosa 3.10. Redes sociais de suporte à pessoa idosa: formais (serviços de assistência social, hospitais, programas governamentais, profissionais, entre outros) e informais (grupos sociais, associações, pessoas da comunidade, família, entre outros)

São 30 horas de gravação, em que as docentes dialogam entre si, fazem questionamentos e convocam a muitas reflexões. Além dos vídeos gerais de cada módulo, o curso apresenta vídeos pílulas e textos com linguagem simples e direta aos cuidadores de idosos. O curso apresenta ainda glossário ao final de cada módulo, além de referências, dicas para o cuidador saber mais e quiz. Para a obtenção do certificado o aluno(a) deverá completar todos os itens e dar ok antes de avançar.

Nova página de cursos do Portal

Este curso, online e gratuito, inaugura também o novo site de cursos do Portal do Envelhecimento e Longeviver, melhorando a acessibilidade e navegabilidade, além de mudanças estéticas. Como estamos em fase de implantação, possíveis problemas tecnológicos poderão surgir, por isso pedimos desculpas antecipadamente por quaisquer transtornos e que nos comuniquem, pois nossa intenção é de melhorar a experiência de nossos leitores e alunos com os conteúdos que disponibilizamos.

Desejamos a todas e todos um excelente curso!

ATENÇÃO: O site é novo então mesmo que você já tenha um cadastro no site antigo deverá realizar novo cadastro neste site!

Nota
(1) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em seu Regulamento Técnico, define normas de funcionamento para as Instituições de Longa Permanência para Idosos. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 283, 2005 set 26.


Beltrina Côrte

Jornalista, Especialização e Mestrado em Planejamento e Administração do Desenvolvimento Regional, Doutorado e Pós.doc em Ciências da Comunicação pela USP. Estudiosa do Envelhecimento e Longevidade desde 2000. É docente da PUC-SP. Coordena o grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação, e é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE), ambos da PUC-SP. CEO do Portal do Envelhecimento, Portal Edições e Espaço Longeviver. Integrou o banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Basis/Inep/MEC até 2018. Integra a Rede Latinoamericana de Psicogerontologia (REDIP). E-mail: [email protected]

Compartilhe:

Avatar do Autor

Beltrina Côrte

Jornalista, Especialização e Mestrado em Planejamento e Administração do Desenvolvimento Regional, Doutorado e Pós.doc em Ciências da Comunicação pela USP. Estudiosa do Envelhecimento e Longevidade desde 2000. É docente da PUC-SP. Coordena o grupo de pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Comunicação, e é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE), ambos da PUC-SP. CEO do Portal do Envelhecimento, Portal Edições e Espaço Longeviver. Integrou o banco de avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Basis/Inep/MEC até 2018. Integra a Rede Latinoamericana de Psicogerontologia (REDIP). E-mail: [email protected]

Beltrina Côrte escreveu 120 posts

Veja todos os posts de Beltrina Côrte
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

-->

Conecte-se com a gente

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS