Aula em família “Educar com Alimentos”, em Lisboa

Aula em família “Educar com Alimentos”, em Lisboa

Fazer essa atividade em família, especialmente com os netos, permitiu um belíssimo e delicioso convívio intergeracional.


Aproveitando o gancho das datas comemorativas para o mês de outubro: dia nacional e internacional do idoso, dia das crianças, dia mundial da alimentação, dia do professor e dia de Nossa Senhora Aparecida, escrevo sobre uma experiência incrível e única que tive quando da minha participação como escritora e educadora alimentar na aula Showcooking na 92° Feira do Livro de Lisboa, a convite da @Rede sem Fronteiras, por Dyandreia Portugal no mês de setembro de 2022. A maior satisfação foi, como mestre em gerontologia social, praticar um tema que gosto muito de estudar, a intergeracionalidade. 

Algo diferenciado e especial que gostaria de compartilhar com os leitores, foi contar com a presença dos três netos australianos que vivem em Perth (Austrália) e que viajaram para Lisboa para se encontrarem com a vovó educadora e escritora, após um longo período de pandemia mundial.

A pauta para a apresentação em Portugal foi um resgate de receita portuguesa, ao país anfitrião, mas utilizando os ingredientes da nossa rainha do Brasil, “a mandioca”, e frutos nativos como o Cambuci.

Minha performance como chef Ana Tomazoni foi um showcooking com receitas onde transformei o alimento em instrumento de educação, baseando-me no livro “Educar com Alimentos”, no dia 07 de setembro, dia marcante de comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil.

A presidente da @Rede sem Fronteiras, Dyandreia Portugal, foi quem me apresentou. A obra de culinária foi editada pela Oficina do Livro, na qual era também parceira do evento. Como educadora e culinarista preparei também uma receita de Geleia de Cambuci, mas antes fiz uma oficina dos sentidos com aromas e tato com algumas voluntárias vendadas, desafiando-as a identificar certos alimentos pelo ruído e pelo olfato.

A plateia, auxiliada pelos três netos, participou atenta a cada ação desde o preparo para degustações do fruto fresco à forma em geleia. O público se deliciou com a degustação, testemunhando e dando opinião sobre a iguaria.

Todos os presentes provaram e aprovaram!

Fazer essa atividade junto com os netos permitiu um belíssimo convívio intergeracional. Atualmente há novas percepções e entendimentos sobre as relações intergeracionais, principalmente envolvendo avós, voltados à aprendizagem de convivência e ao desenvolvimento. Os benefícios, para nós como avós, e para eles, foi de grande aprendizagem de convivência entre nós. Aprendizagens afetivas que são marcantes e certamente perpassarão gerações. Esse reencontro fez emergir o amor de avós e a empatia um pelo outro. Fantástico! 

Que nesta semana que se comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida, dia das crianças e o dia dos professores, mas que também é o mês em que se comemora a pessoa idosa, possamos fortalecer as relações entre as mais diversas gerações, seja na escola, na família, nos condomínios onde vivemos, no bairro, nas igrejas, enfim, fortalecer a solidariedade intergeracional, que é fundamental para se combater o ageísmo bem como criar um ambiente propício às velhices de hoje e de amanhã!

E nada melhor que cozinhar junto e depois saborear estas deliciosas receitas apresentadas em Lisboa.

Bombocado lusófono

Ingredientes
– 1 kg (1000g) de mandioca crua ralada grossa
– 2 xícaras de chá (350g) de açúcar
– 5 ovos
– 1 coco inteiro ralado grosso ou 100g coco flocado
– 4 colheres de sopa (80g) de manteiga derretida
– 1 xícara de chá (200g) de leite de coco
– 1 colher de sopa (18g) de fermento em pó

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Modo de Preparo da Massa
– Bata os ovos (manualmente) e reserve
– Junte a manteiga, o leite e o fermento
– Em forma untada com manteiga, polvilhe farinha e coloque a massa do bolo
– Leve para assar em forno médio, 180oC por 60 minutos
– Ao retirar o bolo quente cubra com uma calda

Calda
– 1 ½ xícaras de açúcar -1 ½ xícara de água
– 1 pau de canela ou outra especiaria
– Misture tudo e leve para ferver por 5 min, coloque no bolo ainda quente, leve no forno para dourar

Geleia de cambuci

Ingredientes
– 8 cambucis sem casca (600g)
– 250 ml (240g) de água
– Suco de 1 limão (50ml)
– 1 ½ xícara de chá (300g) de açúcar

Modo de Preparo
– Coloque os cambucis picados, o suco de limão e a água no liquidificador e bata bem. Despeje em uma panela e leve ao fogo.
– Acrescente o açúcar e deixe apurar, em fogo médio, por 30 minutos, ou na consistência desejada.
Obs: Se quiser pode deixar o fruto cambuci com casca

Fotos: arquivo pessoal


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/roda-de-conversa-com-rosana-leal-alzheimer-com-leveza-17-anos-de-historia/

Ana Maria Ruiz Tomazoni

Ana Maria Ruiz Tomazoni - Doutora em Educação (PUC-SP), Mestre em Gerontologia Social (PUC-SP) e Pós-Graduada em Hotelaria e Eventos pelo Senac SP. É fundadora e Diretora Pedagógica da Escola de Gastronomia Sabor & Saber. Atua como docente, educadora alimentar, pesquisadora, escritora e palestrante. É avó de 7 netos e uma eterna aprendiz. E-mail: [email protected]. Site: www.saboresabergastronomia.com.br. Facebook Sabor & Saber Gastronomia. Instagram: saboresabergastronomia

Compartilhe:

Avatar do Autor

Ana Maria Ruiz Tomazoni

Ana Maria Ruiz Tomazoni - Doutora em Educação (PUC-SP), Mestre em Gerontologia Social (PUC-SP) e Pós-Graduada em Hotelaria e Eventos pelo Senac SP. É fundadora e Diretora Pedagógica da Escola de Gastronomia Sabor & Saber. Atua como docente, educadora alimentar, pesquisadora, escritora e palestrante. É avó de 7 netos e uma eterna aprendiz. E-mail: [email protected]. Site: www.saboresabergastronomia.com.br. Facebook Sabor & Saber Gastronomia. Instagram: saboresabergastronomia

Ana Maria Ruiz Tomazoni escreveu 45 posts

Veja todos os posts de Ana Maria Ruiz Tomazoni
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS