“Amigos da Demência” chega ao Brasil para reduzir o estigma e promover a inclusão

“Amigos da Demência” chega ao Brasil para reduzir o estigma e promover a inclusão

Chega ao Brasil a iniciativa global Amigos da Demência para dar voz, visibilidade e reconhecer as potencialidades, buscando tornar os espaços públicos acessíveis e inclusivos.


Emanuela Bezerra Torres Mattos e Rosana Gomes (*)

A demência é uma síndrome clínica de declínio nas funções cognitivas e comportamentais como memória, raciocínio e linguagem, a um nível que interfere nas atividades da vida diária. No mundo, em 2015, havia 46.8 milhões de pessoas vivendo com demência. Em 2030, este número será de 74,7 milhões e em 2050, 131.5 milhões. O percentual de pessoas com demência em países em desenvolvimento, como o Brasil, é de 68% (World Health Organization, 2021). Recentemente um consenso de especialistas realizado em 2023, estimou que havia 2,71 milhões de brasileiros vivendo com demência no país (RENADE, 2023).

Esta condição é responsável por acarretar dependência gradual de cuidados que é atribuído em 80% dos casos às famílias, sendo prestado principalmente pelas mulheres (Alzheimer’s Disease Association, 2019, 2024).

O estigma associado a esta condição é experimentado pelas pessoas acometidas e por suas famílias, se constituindo como barreiras para a busca e acesso ao diagnóstico, tratamento e suporte, além de excluir, discriminar e negar o direito à autonomia e dignidade (ADI, 2019, 2024).

A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento da demência. Estimativas apontam para o percentual aproximado de 5% de casos na população de 60 a 65 anos. Este percentual dobra aos 65 anos e alcança um platô de 30% na faixa etária aos 80 anos. Esses dados são alarmantes e implicam na urgência para o desenvolvimento de políticas públicas e ações que possam beneficiar e garantir direito e cidadania a todos acometidos, bem como suas famílias e cuidadores. 

A Organização Mundial de Saúde recomenda aos países que adotem 7 áreas de ação prioritárias para atender à esta demanda de saúde pública. As sete áreas são:

1. Política e Legislação,

2. Conscientização e Iniciativas Amigas da Demência,

3. Redução dos Riscos,

4. Diagnóstico, Tratamento e Cuidado,

5. Suporte ao Cuidador,

6. Sistema de Informação e

7. Pesquisa e Inovação (World Health Organization, 2021).

A iniciativa global Amigos da Demência atende a uma dessas sete áreas prioritárias. Liderado pela Alzheimer’s Society no Reino Unido, o Dementia Friends já tem a adesão de mais de 18 milhões de Amigos da Demência em diversos países do mundo como estratégia potente para dar voz e visibilidade a as pessoas com demência, além de reconhecer suas potencialidades (Alzheimer’s Society, 2022).

O grande objetivo do Amigos da Demência é tornar os espaços públicos acessíveis e inclusivos a partir da conscientização da população em geral. O público alvo é constituído por pessoas da comunidade, com idade superior a 18 anos e profissionais dos diversos setores (indústria, comércio, turismo, lazer, arte, cultura e saúde), sem distinção étnico-racial, de gênero ou condição socioeconômica.

Não perca nenhuma notícia!

Receba cada matéria diretamente no seu e-mail assinando a newsletter diária!

Dados da projeção populacional divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, a cidade de Santos (SP) é a 1ª do ranking com mais pessoas idosas dentre os habitantes locais, o que representa 25,33% de sua população (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2022).

A cidade de Santos é pioneira na implementação da tecnologia social Amigos da Demência, por meio da celebração de  um Termo de Fomento entre o Município, com a interveniência da Secretaria Municipal da Mulher, da Cidadania, da Diversidade e dos Direitos Humanos/Prefeitura Municipal de Santos, e a OSC  União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas (UACEP/ Projeto Minha Comunidade) tendo aporte financeiro do Fundo Municipal do Idoso (FMI) do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Santos (CMDPI).

O Amigos da Demência beneficia diretamente as pessoas com demência e suas famílias, e ao longo de sua execução alcançará toda a sociedade civil santista. O grande objetivo é tornar os espaços da cidade acessíveis e inclusivos a partir da  informação e conscientização, enfrentamento de estigmas, preconceitos  e  discriminação. É operacionalizado através da entrega de Sessões Informativas com duração de 60 minutos e transmissão das cinco mensagens principais:

1) A demência não é uma parte normal do envelhecimento

2) Demência é causada por doenças do cérebro

3) Demência não é somente perda de memória

4) É possível ter uma boa qualidade de vida mesmo com demência

5) A pessoa é muito mais do que a demência

A iniciativa iniciou em Santos no dia 14 de agosto de 2025 e segue em execução, contemplando aos ODS 3 Saúde e bem-estar, 5. Igualdade de gênero, 10. Redução das desigualdades e 17. Parcerias e meios de implementação.

(*) Emanuela Bezerra Torres MattosProfessora da Universidade Federal de São Paulo/ Campus Baixada Santista/ Consultora técnica do projeto.
Rosana Gomes – Psicóloga e Assistente de supervisão Amigos da Demência.

Serviço
Amigos da Demência
Contato: amigosdademencia@gmail.com
Instagram: @amigosdademencia

Fotos e imagens: arquivo Amigos da Demência


banner anunciando curso de centro dia
Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4480 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

LinkedIn
Share
WhatsApp
Follow by Email
RSS